Duvida - Solo/Harmonia

    Autor Mensagem
    cristal26
    Veterano
    # ago/12


    Estava dando uma olhada nesta aula aqui do cifraclub
    http://www.cifraclub.com.br/ricky-furlani/between-the-line
    e bateu uma dúvida...
    é dito que não tem um tom especifico, porém, começa em G maior e vai mudando.. quando ele está no tom de G maior ele utiliza F7M(11+), que não faz parte do campo harmônico de G (desculpa se eu estiver errado, sou leigo),ou ele já está em outro campo harmônico nessa parte, pois ele utiliza a escala de Fá lidio o que seria, campo harmônico de C, creio eu, assim como um Lá mixolidio, já campo harmônico de D, já deve ter trocado nestas partes...

    mas uma duvida principal, é como todas essas escalas se juntaram em um solo, formando um som bonito, levando em conta que são escalas de diferentes campos harmônicos, sem causar um choque entre essas trocas de tom, parece até que é uma escala só (aos meus ouvidos).

    peço que alguem explique como isso ocorre, as similaridades entre elas pra ocasionar tal sonoridade.

    desculpa se é dúvida besta/burra, ou se perguntei mal, só fiquei curioso, e tenho pouco conhecimento
    valeu.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    cristal26

    Tem muitos caminhos que a melodia pode seguir. Notas em comum nos acordes, aproximações entre as tensões. Depende do contexto harmônico.

    Com relação ao tom é importante que fique claro a diferença entre tom e tonalidade. Por exemplo, o tom da música ou do trecho musical é Sol. Nesse caso o tom está se referindo a altura da nota. A tonalidade pode ser maior ou menor, o que é diferente de tom. Veja que a tonalidade funciona como um adjetivo, uma qualidade. O fato da música estar em Sol e aparece um acorde F7M(#11) - acorde lídio - deixa claro que, embora o tom seja Sol, a sua tonalidade é maior, e sendo mais específico, mixolídio. O modo mixolídio dá uma característica específica ao Sol (tom).

    cristal26
    Veterano
    # ago/12