Duvida - Solo/Harmonia

    Autor Mensagem
    cristal26
    Veterano
    # ago/12


    Estava dando uma olhada nesta aula aqui do cifraclub
    http://www.cifraclub.com.br/ricky-furlani/between-the-line
    e bateu uma dúvida...
    é dito que não tem um tom especifico, porém, começa em G maior e vai mudando.. quando ele está no tom de G maior ele utiliza F7M(11+), que não faz parte do campo harmônico de G (desculpa se eu estiver errado, sou leigo),ou ele já está em outro campo harmônico nessa parte, pois ele utiliza a escala de Fá lidio o que seria, campo harmônico de C, creio eu, assim como um Lá mixolidio, já campo harmônico de D, já deve ter trocado nestas partes...

    mas uma duvida principal, é como todas essas escalas se juntaram em um solo, formando um som bonito, levando em conta que são escalas de diferentes campos harmônicos, sem causar um choque entre essas trocas de tom, parece até que é uma escala só (aos meus ouvidos).

    peço que alguem explique como isso ocorre, as similaridades entre elas pra ocasionar tal sonoridade.

    desculpa se é dúvida besta/burra, ou se perguntei mal, só fiquei curioso, e tenho pouco conhecimento
    valeu.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    cristal26

    Tem muitos caminhos que a melodia pode seguir. Notas em comum nos acordes, aproximações entre as tensões. Depende do contexto harmônico.

    Com relação ao tom é importante que fique claro a diferença entre tom e tonalidade. Por exemplo, o tom da música ou do trecho musical é Sol. Nesse caso o tom está se referindo a altura da nota. A tonalidade pode ser maior ou menor, o que é diferente de tom. Veja que a tonalidade funciona como um adjetivo, uma qualidade. O fato da música estar em Sol e aparece um acorde F7M(#11) - acorde lídio - deixa claro que, embora o tom seja Sol, a sua tonalidade é maior, e sendo mais específico, mixolídio. O modo mixolídio dá uma característica específica ao Sol (tom).

    cristal26
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroP
    "embora o tom seja Sol, a sua tonalidade é maior, e sendo mais específico, mixolídio."

    estou com conceito fraco de tom/tonalidade, to lendo tudo por aí mas não consigo entender... eu achava que se a música está num tom, no caso G, o trecho teria que seguir os acordes do campo harmônico do mesmo (tirando alguns casos), e achava que se ele utilizasse a escala do modo lidio, imaginava C lídio, e como acorde C7M... e tonalidade já não consegui entender muito bem.. pode me explicar um pouco mais, por favor? tenho pouco conhecimento nisto.

    corrija-me sobre tom, caso errado.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    cristal26

    Tom é simplesmente a altura. A música está em Dó, Ré, Mi, Fá, etc. Com a altura você ainda não pode determinar se é maior ou menor, porque por enquanto você só tem o tom, a altura. Quando você diz que é maior ou menor, aí você tem uma tonalidade. É como se falássemos sobre uma cor. Se eu pedir pra pensar na cor azul, você não poderia dizer que eu pedi azul claro ou escuro porque eu só disse a cor (entenda como sendo o tom). O claro ou escuro é a tonalidade desse azul. Entendeu?!

    Da mesma forma que você inverte uma escala maior e obtém os modos, você também pode inverter os acordes do campo harmônico. Isso quer dizer que aquele acorde mixolídio que está no Vº grau, pode ser o primeiro, com isso alternando toda a ordem dos acordes harmonizados. Ou seja, o G mixolídio (por exemplo) em vez de ser o Vº grau da tônica, ele será a própria tônica, e o que era a tônica passará a ser o IV° grau. Seus modos se mantem, mas como a tônica muda, todo o resto soa diferente.

    Os 7 graus do "campo harmônico de Dó maior" (em tétrades):

    C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

    O Iº grau é a tônica. O IIIº e o VIº graus também são tônicas. Já o Vº grau (G7) é o dominante. No entanto, ao invertermos a ordem, temos algo diferente:

    G7 - Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em7 - F7M

    Agora se você tocar, por exemplo, um "V, IV, I" nessa inversão, você teria Dm7 - C - G7, vai perceber que está utilizando os acordes do campo harmônico de Dó (as mesmas notas/acordes), mas o tom será o G porque ele é a tônica, só que com um sabor mixolídio.

    Fique ligado também nas "cadências" (tem um tópico sobre isso).

    clebergf
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroP

    Suas explicações são sempre interessantes.

    cristal26
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: cristal26
    · votar


    LeandroP
    Ah sim, entendi sobre tom/tonalidade.
    E esta inversão posso fazer apenas com o dominante?

    E ao inverter, no exemplo colocado por você, o G7 seria ainda como mixolidio ou como jônio?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    cristal26
    E esta inversão posso fazer apenas com o dominante?

    Não! Você pode fazer com qualquer grau. A tonalidade terá o sabor do modo escolhido.

    E ao inverter, no exemplo colocado por você, o G7 seria ainda como mixolidio ou como jônio?

    O mixolídio sempre será mixolídio, independente da posição (grau) que ele esteja ocupando. O modo mixolídio é caracterizado por ser uma escala maior com a sétima menor e o mojo jônio tem a 7a maior, portanto o G7 nunca será jônio, a não ser que você eleve a 7a menor em um semitom, então ela passará pra 7a maior e naturalmente seu acorde será G7M e não mais um G7.

    cristal26
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroP
    Beleza então, valeu ai pelas respostas e pela paciência!!

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    clebergf
    Valeu!!!

    cristal26
    Estou a disposição ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida - Solo/Harmonia