Corpo de guitarra les paul

    Autor Mensagem
    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/12


    Bom dia!!

    Li por aí que o corpo de uma Les Paul é feito essencialmente de duas "peças" (vou assim chamá-las): o corpo propriamente dito de mogno, e o tampo do corpo de maple.

    Minhas dúvidas são:
    1 - Qual a influência que esse tampo de madeira diferente traz ao som da guitarra?
    2 - Nós brasileiros chamamos maple por outro nome ou posso chegar na madeireira da esquina e pedir 2 metros de maple?
    3 - Esse tampo de maple é dispensável ou é extremamente vital?

    DevilLub
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    joatan_guitar

    1- Nao entendo
    2- Nao entendo
    3- Nao entendo

    Mas acho que voce deveria postar essas perguntas nesse topico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p236

    Boa sorte.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    joatan_guitar

    Até onde eu sei, o maple é uma madeira com características sonoras mais agudas. Eu mesmo tenho uma guitarra com corpo e braço de maple e ela tem um som bem estaladinho.

    Acredito que o uso do tampo de maple em algumas Les Paul é pra balancear o instrumento, adicionar um pouco mais de agudos aos graves do mogno.

    Se esse tampo é indispensável, bom, aí é contigo. A minha vai ter porque eu acho que deve ficar com um som mais balanceado. Mas guitarra nesse estilo por aí que é só o corpo de mogno e soa bem também.


    Algumas informações aqui:

    http://portaldamadeira.blogspot.com.br/2010/05/especies-de-madeira-map le.html

    Mensonstratosx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    No Brasil é maple mesmo, e o q o GuitarristaDoNickEstranho falou procede, antigamente lia muito sobre madeira, inclusive aqui no forum, ideia louca de guitarra de luthie kkkk

    maspn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    joatan_guitar

    Tudo é variável, amigo.
    uma boa madeira para Les Paul, geralmente é mogno e/ou cedro.
    O tampo pode ser dispensável, Afinal, uma Gibson Studio é uma excelente guitarra e não tem tampo, é apenas um corpo em mogno com pintura sólida.
    mas há aquelas que tem o tampo em maple, ex: gibson studio tribute 60, dizem que dá uma sonoridade mais caracteristica vintage, lembrando o som daquelas primeiras les paul...
    ai é contigo.

    vai construir uma?

    joatan_guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    maspn,

    Por enquanto, só pesquisando...

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    joatan_guitar
    maple é uma madeira de alta densidade, que tem os poros bem fechados, e um acor clara q prioriza o timbre agudo,

    no caso do tampo da LP, como os companheiros disseram acima, ele balanceia, as frequenccias, pq o mogno por si proprio não consegue chegar sozinho em agudos, q uma guitarra de mogno com tampo de maple tem,

    ex: explorer, flying v, sg, Les paul JR, todas estas tem os agudos um pouco abafados, se comparadas com um Gibson Les paul standard, que por sua vez possue o tampo de maple

    guitarras baratas como epiphone, condor, strimberg, stagg, entre outras, vem um acabemanto com tampo de madeira clara, ou com uma fina camada de maple pra dar o visual, mas não tem a espessuar correta pra chegar, ao timbre de um Gibson Les Paul, ou seja tem uma diferença de timbre.

    os fabricantes hoje em dia, usam o termo nos catalogos ex: benson sg, corpo de mogno,

    serio não acredito q seja mogno de verdade, acho q ops fabricantes estão usando nato, que é uma madeira de cor marrom q se assemelha com o cedro pra dizer que é mogno.

    mogno tem um timbre bem grave com bastante sustain com poucos agudos e medios

    cedro tem o timbre com menos grave que o mogno, mas com mais medios, e poucos agudos

    nato timbre bem semelhante ao cedro, com um pouco menos grave q o cedro.

    maple timbre com bastante medio agudo e agudo, com pouco grave, ou quase nenhum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corpo de guitarra les paul