Autor |
Mensagem |
joatan_guitar Veterano |
# ago/12
Bom dia!!
Li por aí que o corpo de uma Les Paul é feito essencialmente de duas "peças" (vou assim chamá-las): o corpo propriamente dito de mogno, e o tampo do corpo de maple.
Minhas dúvidas são: 1 - Qual a influência que esse tampo de madeira diferente traz ao som da guitarra? 2 - Nós brasileiros chamamos maple por outro nome ou posso chegar na madeireira da esquina e pedir 2 metros de maple? 3 - Esse tampo de maple é dispensável ou é extremamente vital?
|
DevilLub Veterano |
# ago/12
· votar
joatan_guitar
1- Nao entendo 2- Nao entendo 3- Nao entendo
Mas acho que voce deveria postar essas perguntas nesse topico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p236
Boa sorte.
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# ago/12
· votar
joatan_guitar
Até onde eu sei, o maple é uma madeira com características sonoras mais agudas. Eu mesmo tenho uma guitarra com corpo e braço de maple e ela tem um som bem estaladinho.
Acredito que o uso do tampo de maple em algumas Les Paul é pra balancear o instrumento, adicionar um pouco mais de agudos aos graves do mogno.
Se esse tampo é indispensável, bom, aí é contigo. A minha vai ter porque eu acho que deve ficar com um som mais balanceado. Mas guitarra nesse estilo por aí que é só o corpo de mogno e soa bem também.
Algumas informações aqui:
http://portaldamadeira.blogspot.com.br/2010/05/especies-de-madeira-map le.html
|
Mensonstratosx Veterano |
# ago/12
· votar
No Brasil é maple mesmo, e o q o GuitarristaDoNickEstranho falou procede, antigamente lia muito sobre madeira, inclusive aqui no forum, ideia louca de guitarra de luthie kkkk
|
maspn Veterano |
# ago/12
· votar
joatan_guitar
Tudo é variável, amigo. uma boa madeira para Les Paul, geralmente é mogno e/ou cedro. O tampo pode ser dispensável, Afinal, uma Gibson Studio é uma excelente guitarra e não tem tampo, é apenas um corpo em mogno com pintura sólida. mas há aquelas que tem o tampo em maple, ex: gibson studio tribute 60, dizem que dá uma sonoridade mais caracteristica vintage, lembrando o som daquelas primeiras les paul... ai é contigo.
vai construir uma?
|
joatan_guitar Veterano |
# ago/12
· votar
maspn,
Por enquanto, só pesquisando...
|
Fábio Santiago Veterano |
# ago/12
· votar
joatan_guitar maple é uma madeira de alta densidade, que tem os poros bem fechados, e um acor clara q prioriza o timbre agudo,
no caso do tampo da LP, como os companheiros disseram acima, ele balanceia, as frequenccias, pq o mogno por si proprio não consegue chegar sozinho em agudos, q uma guitarra de mogno com tampo de maple tem,
ex: explorer, flying v, sg, Les paul JR, todas estas tem os agudos um pouco abafados, se comparadas com um Gibson Les paul standard, que por sua vez possue o tampo de maple
guitarras baratas como epiphone, condor, strimberg, stagg, entre outras, vem um acabemanto com tampo de madeira clara, ou com uma fina camada de maple pra dar o visual, mas não tem a espessuar correta pra chegar, ao timbre de um Gibson Les Paul, ou seja tem uma diferença de timbre.
os fabricantes hoje em dia, usam o termo nos catalogos ex: benson sg, corpo de mogno,
serio não acredito q seja mogno de verdade, acho q ops fabricantes estão usando nato, que é uma madeira de cor marrom q se assemelha com o cedro pra dizer que é mogno.
mogno tem um timbre bem grave com bastante sustain com poucos agudos e medios
cedro tem o timbre com menos grave que o mogno, mas com mais medios, e poucos agudos
nato timbre bem semelhante ao cedro, com um pouco menos grave q o cedro.
maple timbre com bastante medio agudo e agudo, com pouco grave, ou quase nenhum.
|