Etapas para estudo, o que vale a pena?

    Autor Mensagem
    Mall
    Veterano
    # ago/12


    Hoje mais a queima roupa rsrsrs, o que vale mais a pena?

    Sou novato e tenho tentado estudar um pouco de cada coisa, escalas, teoria, riffs.

    Toco por hobby, a minha duvida é, devo me focar mais nas escalas, devo aprender musicas COMPLETAS, ou devo aprender um maior número de riffs, como no post do Iron Man http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/292322/ ?

    Na opinião de voces o que seria mais produtivo.

    Eu tenho treinado a pentatonica menor, porém ando meio enjoado da tal escala.

    Dudurlz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Treine escala maior e menor, campo harmônico, cadências harmônicas, tríades,arpejos, procura ao menos entender os modos gregos.
    Treine sua percepção musical, tire musicas de ouvido.
    Treine também sua técnica, palhetada alternada, sweep e etc.
    Acho que isso é o básico mesmo.
    Vê uma coisa por vez, quando meio que estiver dominando uma, passe pra outra.
    Use a busca para maiores informações, tem muita coisa boa lá.a
    Mais uma vez, acho que o moderador vai fechar esse tópico.
    Já respondi uns 3 ou 4 assim só hoje.
    Abç e boa sorte nos estudos.

    derek_70
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu divido meus estudo em três campos:

    1) domínio das escalas (pentatonica maior e menor e escala blues).
    2) acordes e progressão.
    3) licks.

    Mas toco por absoluto hobby e prazer pessoal.
    Dependendo de suas aspirações como música sua organização de estudo deve ser diferente.

    Mall
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Dudurlz
    Bah, me clareou bem brother. Vou me organizar aqui.

    derek_70
    Cm que freqüência você aprende uma nova música? Pega uma TAB e tira todinha????

    Eu tenho treinado um pouco todos os dias, mas fico meio perdido se devo continuar nas penas e demais exercícios, ou se já devo ir tirando outras musicas, sendo que ainda não tenho capacidade para os solos que pelo pouco que aprendi, dependem exclusivamente das escalas.

    derek_70
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: derek_70
    · votar


    Cara, acho que é melhor vc saber 3 músicas fáceis inteiras do que uma dúzia de músicas difíceis pela metade.

    Então acho que vc dever pegar músicas fáceis e treina-las a exaustão para ganhar confiança.

    Eu dou a mesma importância pros três tópicos que postei: acordes, escalas e licks(músicas).

    Não menospreze as escalas. Vc nunca vai tocar escala nota por nota num solo, mas elas são essenciais pro domínio do braço da guitarra.

    Pense nas escala como seu alfabeto e os licks como as palavras. Se você não souber o alfabeto não vai conseguir formar palavras muito menos frases.

    Mall
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    derek_70
    Eu até então não sabia o que era um lick e um acorde, na teoria.

    Agora acho que sei o que é um lick, que seriam partes das musicas, como o riff de introdução de iron man (essa música eu peguei toda, menos o solo).

    Escala, até gosto de praticar, não tenho nada contra essas mossas ^^

    Acorde descobri que são as posições Pré definidas, essas sim eu odeio, kkkkkkkk, na verdade trauma de infância de aula de violão.

    Mas vou tentar agora de novo.

    Agora que entendi o que é cada coisa, a dica ficou ainda mais proveitosa, tentarei me pautar por este esquema de estudos.

    Por favor me corrija se eu estiver errado no meu entendimento.

    derek_70
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara, se vc odeia acorde e escalas talvez seja melhor começar a tocar bateria. kkkkk

    Embora eu saiba a diferença, acho difícil definir lick e riff.
    Um riff é algo mais marcante e que se repete ao longo da música.
    O lick, usando a analogia das escalas como alfabeto, é como se fosse uma palavra e o solo a frase completa.
    Dê uma olhada neste vídeo da Justin, pule direto pros 2:45 onde ele ensina 5 likcs de blues. São "palavras" que todos guitarrista de blues usa com algumas variações e estilo próprio.

    Mall
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    derek_70
    Eu não disse que odeio escalas, eu disse que gosto delas. Não gosto é dos acordes mesmo. Sempre esbarro os dedos ^^

    derek_70
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mall te interpretei mal, desculpe.
    Siga o ditado "agua mole em pedra dura ..."
    Não tem jeito, se fosse fácil todo mundo era guitarrista.

    Mall
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    derek_70
    Blz Derek, suas dicas foram muito importantes. Seguirei esse caminho mesmo.

    Valew pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Etapas para estudo, o que vale a pena?