que notas acertar na pentatonica menor pra dar conotação alegre?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12


    duvida bem simples q nunca ficou muito clara na minha cabeça , percebo q tenho dificuldade de improvisar coisas mais alegres (mesmo sem sabe) , afinal improvisar bem não é só saber fazer a guitarra chorar , é fazer ela rir tambem , qual o segredo?

    condor guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    geralmente as escalas maiores tem uma sonoridade mais alegre.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    A penta m6 soa mais alegre do que a penta natural. Você pode tentar uma m6/7.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroP
    m 6 é menor com sexta?

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    A Penta M7 tbm cai bem.

    De Ros
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: De Ros
    · votar


    rhoadsvsvai

    Para o meu gosto, a penta maior.
    Mas tem que analisar a harmonia, obviamente...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    gente tenham paciencia comigo eu num sei o que esses codigos significam ... eu sou ignorante ainda no assunto.
    eu sei que eu preciso estudar isso e vou estudar , mas por agora eu queria uma explicação com resultado mais pratico exemplificando melhor minha pergunta

    pentatonica de am por exemplo

    notas :A C D E G
    se eu paro no la parece triste , mas se eu paro no dó parece alegre , que outras notas eu paro pra parecer alegre?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    pentatonica de am por exemplo

    notas :A C D E G
    se eu paro no la parece triste , mas se eu paro no dó parece alegre , que outras notas eu paro pra parecer alegre?


    A penta de Lá menor é relativa da penta de Dó maior. Ambas têm as mesmas notas.

    Então veja as notas das duas tríades:

    Lá menor: A, C e E

    Dó maior: C, E e G

    Além das notas A e C que você mencionou, tem a nota G que não pertence a tríade de Am, e está mais pro Dó maior do que pro Lá menor.

    A harmonia precisa dar um suporte também.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    LeandroP
    vlws cara , era justamente isso , só concluindo , pra dar conotação feliz (maior) basta dar enfase nas notas da triade de um acorde maior,certo?

    Jube
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Coloca uma blue note ai e adiciona um semiton entre o V e o VI grau, no caso de C seria um G#. Mas só usa como passagem, da um ar blues e alegre.

    phillsms
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O uso dos links e os fraseados sempre cai bem uma improvisação.

    alv2707
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tenta tocar as notas seguindo os acordes da harmonia ao invés de focar em escalas. Vai te ajudar a enxergar melhor a música e te ajuda mais no desenvolvimento musical.

    DioDisciple
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    tenta arriscar umas notas de passagens. Por exemplo, quando improviso em Am, um D# de passagem pro D sempre cai bem. Não se prende muito à escala em si, pq as vezes aquela nota "fora" vai te dar justamente o que você precisa pra soar "alegre" dentro de uma harmonia qualquer.

    E outra dica legal é usar a Penta M6, apesar de eu quase nunca usá-la ehauehuhe

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    rhoadsvsvai
    da uma olhada q esse video q fiz a um tempo atras e justamente sobre isso, pra mim essa sonoridade mais alegre q vc falou vem da resoluçao das frases saindo da terça menor pra terça maior e tonica de cada acorde,abraço

    davidevh
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    usar roupas coloridas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a que notas acertar na pentatonica menor pra dar conotação alegre?