Sobre tirar timbres legais, seja onde e com o que for!

    Autor Mensagem
    The Red Special
    Veterano
    # ago/12




    Pois é, esse cara ai, ta passando no vídeo dele uma realidade que eu vivo desde que meu valvulado queimou!
    Mudei radicalmente pro meu setup, e voltei para os VST's + controlador que já usei por um bom tempo. Ando tendo muito no que mexer e regular, mas cheguei numa verdade: sabendo escolher teu equipamento, sabendo das tuas prioridades, o que importa é saber regular e tocar! Eu mesmo achei que não ficaria satisfeito porque alguns aqui viviam falando que tinha que ser valvulado + falante de 12", isso e aquilo, mas po! Consegui um timbre legal que me agradou muito com VSTs + meu Pathfinderzinho da Vox! Até minha caixa 1x12 não to mais usando porque to achando o som do Vox Bulldog de 8 polegadas mais agradável e mais balanceado!

    E ai? É a lição que eu aprendi, estes rótulos bobos de "valvulado e pedais de boutique, captação bare knucle, isso e aquilo". Na moral? No fim das contas, não vai diferenciar quase nada. Faça um teste cego, bote isso no meio de uma mix, de uma banda, pese na balança se vale a pena, você, provavelmente amador ou semi-profissional, gastar tanto dinheiro e ter uma obsessão tão louca nestes pequenos detalhes.

    Na moral, já tive um equipamento muito mais caro que hoje em dia. Fenders, todas as guitarras com captação de marca, já tive dois valvulados, uma repleta gama de bons pedais, e vejo que na simplicidade eu consigo musicalmente chegar aonde eu quero. Timbres que me agradam, ter um som maneiro quando toco com minha banda, nos barzinhos e cia. E não venham me falar de durabilidade, porque com o notebook, já toquei em bares sem problema algum. E este note já está comigo à 4 anos! Mas com o valvulado, dentro de 1 ano e meio, o bicho pifou 4 vezes, o meu valvulado anterior quebrou o tanque de reverb, enfim. Um era de marca e o outro handmade.

    Mas a moral da história - As vezes será que a gente precisa seguir esse caminho que todo mundo toma como certo e quer impor aos outros? Eu consegui o som que eu quero com meus VSTs e um controlador. Em algumas ocasiões, por mero luxo, uso um TS808, um Wah, as vezes um Fuzz em forma de pedal físico. Mas não foge muito disso!

    Este setup ai, ligado num amp simples como o Vox Pathfinder, e eu estou feliz. Minhas guitarras, não tão caras quanto as anteriores, mas muito bem cuidadas, com peças modestas mas honestas, bem tratadas, porém sem exageros. Descobri que sou feliz nesta simplicidade. Já tem um bom tempo que eu venho desenvolvendo este desapego à respeito de pagar caro por diferenças tão pequenas quanto eu vejo que existem, e focando em me divertir, explorar as possibilidades que eu tenho, sem gastar rios de dinheiro.

    É como eu vi uma vez num vídeo do youtube que o cara comparava uma réplica de uma Les Paul com uma Gibson Standard - "Is the difference worth $1400 USD?". Ando pensando assim! Pois é, apenas quis compartilhar aqui com vocês um pensamento que anda sendo bom pra mim, pois me vejo mais focado em música desta forma.

    Abçs!

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Vai dormir Red!!....kkkk

    De boa, esta discussão solid state/valvulado, analógico/digital é quase infantil, chega a soar amadora.

    Uma possível superioridade de um para outro, só existe se desconsiderarmos as necessidades e aplicações de cada músico em particular e o quanto ele busca seu próprio som e não "imitar" timbre dos guitar heros.

    Primeiro, que comparação só existe entre equipamentos de mesma faixa de valor, comparar um Solid State de 300 reais com um valvulado de 1.200 é surreal. Assim como comparar um sustain de 100 conto com um Pigtronix de 700 reais.

    Segundo que se X fosse melhor que Y, tendo o mesmo preço, porque fabricariam Y?

    Ou seja, se o cara, é um compositor/arranjador por exemplo, mora em apartamento, utiliza efeitos "sutis" principalmente para harmonização, precisa de uma conexão Ampli/PC via USB e etc, um solid state como o Fender Mustang irá atender a necessidade do cara muito melhor que qualquer valvulado na mesma faixa de preço.

    NÃO estou dizendo que solid state é MELHOR, estou dizendo que neste caso É!

    Ou seja, o que é melhor Valvulado ou Solid State?

    Depende: o que você precisa/espera de um ampli?

    Os caras pagam pau para os "timbres vintage" de guitarrista anos 70 (minha geração) e mal sabem as puta porcaria que guitarristas profissionais usavam porque não tinha opção. Mal sabem que caras como Jimi Page, Ritchie Blackmore e etc, abriam eles próprios seus pedais e instrumentos prá "tuchar" papel aluminio, mudar válvulas, trocar fiação, colocar revestimento acústico, mudar capacitor e etc... E isso fez os caras aprenderem muito mais sobre seus equipamentos.

    Neguinho vem falar merda sobre "drive" de amplis e etc. sabe como Blackmore conseguia seus "drives maravilhosos" nos anos 70?

    Alimentando Marshalls com "Variacs" e metendo até 140 Volts neles, quase torrando as válvulas e destruindo um apli por show. Procure vídeos antigos do Deep Purple e você vai cansar de ver Marshall pegando fogo no meio do show.

    (Vixe, fui falar nisso, agora a molecada vai comprar Marshall e ligar com Variac...kkkkk)

    O resto, é bobagem de moleque que se acha expert em áudio com conceitos "made in Internet"

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig
    huahauhauhuahua
    É bem por ai cara. Mas meu intuito não foi criticar um ou outro. Eu percebi apenas que nos dois mundos que eu vivi, o meu som no fim das contas era o mesmo! Sabe? Aquele teu som que tu conhece que tu ouve, ta ali! Seja no valvulado, ou no VST. E eu gostei demais disso, de não me limitar ao caro, chique, graúdo, e saber que mesmo se eu tiver com um equipo fora destes padrões, eu ainda vou conseguir soar bem e estar satisfeito!

    Pois é cara, a gente cria várias "místicas" e mitos para o som, mas po, hoje em dia ainda por cima sabendo tocar, a gente consegue chegar naquele timbre, naquele som ideal, basta correr atras! Isso com um equipo caro ou com um equipo mais modesto.

    Mas nesse caso, dou enfoque para os simuladores. Como mostrei no vídeo, eles estão me surpreendendo demais. Olha isso:



    Cara, vendo isso eu ainda penso como o pessoal sub-estima os digitais. Eles são uma ferramenta muito preciosa para nós músicos hoje em dia. Para mim pelo menos, não apenas no quarto. Nos ensaios e shows, eles andam sendo ideais para mim!

    Mas sou só eu, vai o meu "testemunho" aqui, de quem já teve equipo de vários preços em mãos, mas ainda assim, conseguiu chegar numa felicidade num equipo "atípico". É a segunda ou terceira vez que termino neste setup digital. Sempre volto para ele no fim das contas hehehe

    Azian
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    Concordo MUITO contigo, entendo o teu pensamento, acho que o meu é muito parecido, tipo em ''oh só consegue timbre tal com guitarra $$$$ tal'' ou ''ah se não tem valvulado timbre fica magro''. Quando comecei a tocar achava isso sabe? que só ia conseguir tocar bem tendo o melhor equipamento, e com o tempo fui vendo, a maioria das pessoas se ilude muito com o negócio de propaganda + idolo e tal, e tb de em vez de passar o tempo tocando, ficam trocando de equipamento toda a hora e nisso já se perde muito tempo. Não tive tantos equipamentos assim como voce, mas tenho ainda uma guitarra que é bem superior a que eu uso, só que no entanto me sinto muito mais agradável tocando com a ''inferior'', acho o timbre mais certo e me sinto confortável. Pedais, mesma coisa, tenho alguns (não muitos) pedais que são superiores aos que estão no meu set, e mesma coisa, só uso o necessario. O papo de que pedal da Boss com Mod é infinitas vezes melhor... sei lá, discordo, sou bem feliz com meu ds-1 não modificado e mesmo que o ds-1 mod de boutique soe melhor, não pagaria o que pedem, pelo fato de não ser tão gritante ao ponto de dizer que o sem mod é uma merda...só um exemplo (o foco não é o pedal em si). De amp valvulado, acho o seguinte, se tu consegue tirar um som num transistorizado com o essencial, no valvulado tu vai ''arrasar''. Acho que é quebrando a cara que se aprende tb e ter bom senso, de que o melhor equipamento não irá fazer milagre e nem fazer tocar melhor, sou do time que pra aprender se aprender com o que se tem, com o que que se pode ($) (não quero dizer que se o cara tem grana pra comprar uma fender que não a compre, e compre um tonante, to falando de ter bom senso), e tocar muito em primeiro lugar, sei lá, ''fazer do amp. meia boca, soar cristalino'' e depois, aí sim depois, o equipamento.

    tchedovollosky
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Azian

    concordo com o vc disse ae!

    eu sou novo no mundo da musica, mas ja vi cara com strinberg Egs216 + meteoro nitrous drive + zoom G1 next, tirando um som tao incrivel AO VIVO que nao tenho nem como descreve-lo.

    Night Guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Isso me fez refletir... e felizmente antes de gastar o que pretendia, vejo meu professor tocando com uma pedaleira KORG super antiga, bem ruinzinha e arrasando com timbres incriveis usando um amp modesto de 15W, mesmo ele tendo outros amp valvulados, e eu com minha GT-10, amp de 100W não consigo chegar nem perto do timbre dele... acho que metade do timbre é a pegada, a outra metade é a regulagem, não importa o equipo, se extrair tudo que ele tem a oferecer, irá conseguir um otimo timbre sem ter dezenas de pedais ou pedaleiras mega tecnologicas, é o velho conceito de que menos é mais *quando bem usado*

    me arrependo de ter investido numa GT-10 e não usar nem 10% do que ela tem a me oferecer, e ainda ralar pra tentar timbrar os efeitos complicados e cheios de parametros dela...

    e uma pergunta off topic, que tipo de equipamento usam pra ligar no pc? só a guitarra plugado usando os VST's ou usam algo mais? *nunca toquei usando amplitube etc...*

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Night Guitar
    bom cara, eu uso só a guitarra no PC mesmo, na onboard, sem interface. e só uso Amplitube...

    uma demonstração de alguns timbres meus :Video

    não digo que meus timbres são excelentes, mas não consigo me imaginar obtendo uma variedade de timbres assim com equipamentos reais, a menos que eu gastasse literalmente uma fortuna pra ter tudo quanto fosse tipo de amp, pedais e etc...
    com uma pedaleira eu até conseguiria chegar a algo próximo, mas aí tbm entra em cena fator amp e outros...

    por isso que sou um grande defensor dos VSTs, a qualidade que eles oferecem, com a praticidade de usar no computador em qualquer lugar que vc for, é sensacional...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre tirar timbres legais, seja onde e com o que for!