Tópicos sobre Gear: Um guia sobre como ajudar!

    Autor Mensagem
    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jinkxs


    Esse tópico é voltado para todos aqueles que se dispõe a ajudar a galera que quer informações sobre equipamentos.

    A cada dia mais gente entra no FCC em buca de informações que ajudem na compra de equipamentos, e isso é natural, pois num mundo extremamente consumista, onde existe uma variedade de produtos cada vez maior, fica difícil para quem não tem experiência escolher entre tantas opções. E o FCC é um lugar onde é possível obter respostas para quase tudo referente ao mundo da música.

    Muita coisa já foi escrita orientando os novatos.... Usar a busca é a principal ferramenta. Aproveitar os tópicos já existentes, evitar a criação de tópicos repetidos, consultar os tópicos fixos com tutoriais, guias de compra, etc.... mas mesmo assim todos os dias aparecem novos tópicos do tipo "Usei a busca, mas....". E sempre tem gente que mesmo assim se dispõe a ajudar.... mas não encontrei um tópico que oriente os usuários mais experientes a como responder esses questionamentos, de forma que tomo essa iniciativa elencando algumas diretrizes.

    1- Conheça a necessidade da pessoa.
    Procure visitar o perfil de quem pede informações. Veja a idade informada, a data do cadastro, visite os tópicos da pessoa. Pergunte sobre suas necessidades e pretenções, seus gostos e preferências. Entenda que você não está indicando um produto para você.... mas para suprir as necessidades do outro. Elas podem ser muito diferentes das suas.

    2- Não faça piada.
    A pessoa busca por informações e muitas vezes, por desconhecimento, fala coisas sem sentido e muitas vezes engraçadas (pérolas). Se você fizer piada disso a pessoa pode se sentir frustrada. Explique, esclareça.... outros futuramente podem aprender também.

    3- Não escreva use a busca.
    Já fiz muito isso. Não adianta!!! Se o tópico for repetido ou tiver alguma coisa contra as regras, denuncie para a moderação. Simples assim.

    4- Permaneça no foco.
    Se o cara está em dúvida entre guitarras até R$1.000,00 não indique uma Gibson LP Custom Shop. Se o cara quer saber qual guitarra ele deve comprar, entre 2 ou 3 opções quaisquer, não indique uma 4ª opção. Não torne o que é difícil (escolher um instrumento) em algo mais difícil ainda.

    5- Se não sabe, não poste.
    Tenha certeza do que você está falando. Se não souber, escreva "não sei... logo mais aparece alguém que sabe...".

    6- Não indique só porque fulano indicou. Não fale que é ruim só porque os outros falaram.
    Você não é obrigado a ter tocado em determinada guitarra, ou ampli, ou pedal, para emitir uma opinião sobre ele(a).... mas se você está repetindo algo que leu ou que viu no Y2b etc... tenha certeza que isso foi suficiente para ter formado juizo de valor sobre o produto em questão. Não use o chutômetro. Evite criar lendas, principalmente as falsas.

    7- Esqueça o preconceito.
    Nem toda guitarra chinesa é ruim. Nem todo amplificador valvulado é bom.
    Ter a cabeça aberta para as novidades, para outros estilos, etc.. é fundamental para ajudar as pessoas a realizar uma boa aquisição. Um Stratomaníaco jamais vai indicar uma LP para alguém, mesmo que pra pessoa em questão uma LP seja a melhor escolha... preconceitos atrapalham a visão....

    8- Vamos contribuir para o consumo consciente.
    Tem muita gente que pergunta coisas como: Head valvulado de 100w... qual comprar??? Ou: Gibson Custom Shop x Fender Eric Clapto Sig. x ESP Kirk Hammet??? Ou pergunta sobre upgrades.... Seymours em Tonantes, JJ tesla em Meteoros, mods em pedais Behringer....
    Antes de escrever qualquer coisa eu sempre me pergunto: Esse cara precisa disso mesmo??? Ele sabe mesmo o que quer??? Será que um garoto de 15 anos precisa de um head valvulado ou de uma guitarra top??? Não devemos contribuir com a GAS desenfreada... Ao encontrar situações como essas, o melhor conselho é.... invista nos estudos!!!! Claro, se você for dono de uma loja... esquece....


    Bom galera... se vocês lembram de mais coisas que podem ser relacionadas, fiquem à vontade. A intenção é sempre contribuir para o forum ficar mais organizado de forma a facilitar as pesquisas e o acesso às informações.

    Acredito que se respeitarmos essas diretrizes poderemos ajudar as pessoas de forma mais objetiva a fazer uma aquisição consciente.

    Obrigado!!!

    victhleite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    "você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem"
    - Zig Ziglar.

    Leomju
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs
    Bom tópico, principalmente no quesito de mandar o pessoal usar a busca... acho até que tem que ser dito, mas com certa educação, deixando transparecer o intuito de ajudar e passar informação!

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    esse tópico deveria ficar fixo...

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs

    Li rapidinho aqui e concordo com tudo que disse!

    Obrigado pela ajuda! hehe

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    victhleite

    Tá certo... se é de coração, a ajuda é sempre bem vinda.

    Leomju

    Obrigado colega... esse lance de usar a busca tá tão manjado que o cara já põe no título.... "Usei a busca e....."

    O certo devia ser "Use a busca... Direito pô!!!"... hehehe

    daniel_guitar

    Valeu velho... se esse tópico contribuir só um pouquinho já tá bom.

    MauricioBahia

    Obrigado pela presença. Críticas e contribuições são bem vindas.

    edalko
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: edalko
    · votar


    Jinkxs
    Legal o post... mas ninguem tem tanta consciencia assim de como ser solicito e produtivo ao mesmo tempo.

    Esqueceu de mencionar que o tal "desenterro de tópicos antigos" também deve ser avaliado com cuidado, pois não há necessidade de se abrir um novo tópico, caso já tenha um, mesmo que o ultimo post nele seja antigo.

    Quanto à GAS e necessidade, discordo um pouco.
    Estudar, estudar e estudar pode ser o objetivo de alguns, mas não de todos.

    Esses dias li uma entrevista na GP do Guthrie Govan, falando que foi dar aula para um médico que apareceu com uma PRS com um tampo super cabuloso, lindo, e que no final das contas o cara tinha o objetivo de apenas tocar uma determinada musica. Ou seja, tudo depende do objetivo da pessoa.
    Mas só porque ela tem um objetivo menor, tecnicamente falando, não quer dizer que ela não possa ter um equipo fodão.
    Aliás, não veja relação alguma entre equipo bom x excelente técnica, no sentido de aquisição daquele.

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Galera!!!

    Esse tópico é direcionado à todos que querem ajudar alguém na escolha de seus equipamentos, independentemente de quão experiente a pessoa seja, mas é especialmente para os mais experientes, veteranos do FCC e usuários com credibilidade.

    Voces são formadores de opinião.... ajudam a construir e derrubar reputações. Não posso afirmar com certeza, mas me parece que a importância disso aqui muitas vezes extrapola o mundo virtual e se torna a cada dia instrumento mais poderoso.

    Tanto é assim que grandes músicos, professores, luthiers, representantes de empresas, etc... frequentam esse espaço. Por isso devemos todos ser conscientes da importância de manter esse espaço da forma mais isenta e responsável possível.

    É óbvio que muitos de vocês já adotam esse tipo de atitude à tempos, mas não custa nada deixar alguma coisa por escrito, certo???

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    edalko

    Valeu prela presença colega!!!

    Tem toda a razão nos seus dizeres, mas a pergunta mesmo assim é válida: Você precisa realmente disso???
    Nem que seja pra ouvir a resposta: Precisar, eu não preciso, mas quero (e posso) ter um.... dá licença!!! Afinal, como diz aquela música.... "A gente não quer só comida" .... hehehe....

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs
    Muito bom... imagina o cara que recem esta começando a tocar, mal conhece as coisas e agora quer comprar algo melhor e melhorar o som dele, e esta a busca de um som, e alguem trás algo que é bom para a pessoa mas nao tem nada a ver com oq o outro precisa e pessoa compra, ou fala mal, ou fica triste, ou joga dinheiro fora.

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jeff.gomes

    O que me levou a criar esse tópico foi a minha participação lá no seu do MGV30. Foi pensando nos meus erros de lá que cheguei a muitas conclusões que postei aqui....

    Via que muitas vezes a galera estava tentando te ajudar mas parecia que só confundiam mais a tua cabeça.... eu inclusive. Isso acontece quando a se abre muito o leque de opções ou quando postamos pensando nos nossos gostos e necessidades, e não nas do outro.

    Além disso o tópico acaba ficando muito disperso o que muitas vezes dificulta o aproveitamento das informações por outros usuários.

    De qualquer forma fico contente que você chegou a uma decisão. Espero que a ajuda do FCC possa ter sido de alguma valia.

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tem akele negócio tb, giaul vc citou lá, o cara chega e fala Meu orçamento é 500 reais pra fazer isso e isso. Aí chega alguem e fala, junta mais um pouquinho e pega esse de 600. Aí se o cara for bobo vai começar a pesquisar sobre akele equipo e deopis vai perugntar sobre ele, aí alguem fala, junta mais um pouquinho pega esse de 700, e por aí vai.

    Se a pessoa falou que o orçamento é TAL, então faça sugestões de equipos que se encaixem nesse valor, não que passe. Se comprar algo mais caro não fosse problema, o sujeito ja tinha comprado alg9o TOP fas tempo, mas é justamente pela falta de grana que ele ta pedindo ajuda, então coopera poxa.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs
    Pesquisando as opções dos amplis, somente com o timbre deles nao iria conseguir escolher, dai comecei a ver quem usa, e ver o dferentes timbres que tiram com os Ac15 e achei legal...e vendo os pedais que usavam nele e com varias guitarras e que me fez pensar que conhecendo bem ele, fica facil jogar um pedal nele e mudar o timbre, mas nao tem como fugir da influencia britanica, eu vou seguir um linha mais agora, sempre com influencia, rock,blues, funkey, fision;

    "Influencias nao definem quem somos e sim como usamos elas.. para nos tornamos influenciencias para alguem, tanto com pegada e timbre."

    Ali no meu caro, naquele tópico, deveria se mandar, curto isso, e disponho disso, e muitos ampli que nao fazia parte do som que esta em mente apareceram e sorte que conseguir manter os pés no chão e pensar mais a frente e escolher ele. O Ac15, e acredito que vai ser um puta ampli, vai nao, é.. mas saber usar.

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    juninholiveira

    Verdade.... Isso acaba induzindo a pessoa a comprar um produto muitas vezes acima do que pretendia pagar sem ter a necessidade para tanto. Vai saber os problemas posteriores que isso pode acarretar??? Nenhum!!! Ou muitos!!! Sei lá!!!!

    Além disso, quando uma pessoa estipula um valor no titulo do tópico o mecanismo de busca usa esse valor na indexação. Muita gente que usar a busca vai achar esse tópico posteriormente se usar o valor como parâmetro. Aí entra no tópico e lá dentro não tem nada daquilo....

    Isso prejudica o acesso fácil as informações e desestimula o uso da busca.



    Jeff.gomes

    Com certeza colega.... você vai ter um belo equipamento!!!

    Led Zé
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    juninholiveira
    Cara, esse lance do orçamento acontece porque eu e muitos outros users aqui já somos mais velhos, temos emprego e uma condição melhor e falar "junta mais 300" não é muito sacrifício. A internet "despersonaliza" as pessoas. Então, se eu não clicar no perfil do cara e ver a idade dele, não saberei diferenciar um adolescente que compra instrumento com dinheiro da merenda ( essa é véia hein) ou se o cara trampa e pode gastar. Sem contar a galera que mente a idade. No seu caso, por exemplo, após ver vários posts seu recomendando isso, criticando aquilo, resolvi clicar no seu perfil e vi que você tem 14 anos! Imagina eu falar pra você não comprar tal equipo , segurar a GAS e juntar mais 1000 reais. Provalvelmente só terá essa grana quando estiver entrando na facul hahahaha. Não é querendo dar uma de velhão , é que existe essa tendência de conversar de igual para igual e se o cara for muito mais novo às vezes fica difícil dar os conselhos certos. Outro dia tinha uma "especialista em Gibson" (frase dele) com 11 anos de idade! Imagina se tem condição de aconselhar corretamente... O que eu vou falar pra ele? Segura a onda agora, não compra essa guita e pede aqulela outra pro Papai Noel? ehehehe

    Resumindo, é bom também o cara especificar : só posso gastar X. Porque se o cara fala : to pensando em gasta uns 1000... Aí já dá margem pra 1300, 1400 , entendeu? Se o cara for um adolescente quebrado é uma furtuna, mas se já trabalha , juntar 400 conto pode valer muito a pena .

    pOkiz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lindo tópico.

    edalko
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Led Zé

    Bom, uma coisa que tem que ficar bem clara, também, é que a idade não tem nada a ver com conhecimento.

    Se o cara tem 14 anos mas tem uma gibson há 3 anos, ele tem muito mais competência para falar do equipo do que um cara de 30 anos, que tá com uma Gibson há um mês.

    Outra: não é porque o cara tem embaixo do nick "membro novato" que ele é um idiotado. O cara pode ser um conhecedor nato a respeito de varios equipos, mas está no forum a pouco tempo.

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    Led Zé
    edalko

    Muitas vezes percebemos o tipo de usuário (iniciante, intermediário ou experiente) somente vendo o tipo de dúvida que a pessoa posta.

    Dá pra perceber quando o cara tem bagagem ou não.... e quando ficamos na dúvida basta perguntar.

    Normalmente um cara mais gabaritado tem dúvidas pontuais e demonstra saber bem o que quer. Ao contrário dos mais inexperientes que normalmente vem aqui sem muita ideia das coisas.... Ex: "não sei se compro um Vox AC30 ou se compro uma interface de audio pra usar com o guitar RIG"

    ALF is back
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs
    boa cara!

    2- Não faça piada.
    mas esse aqui é tenso...as vezes nao dou conta de seguir essa dica nao...kkk

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Led Zé
    juninholiveira
    edalko
    Jinkxs

    Eu acho que em determinadas coisas não há regras. Questão financeira sempre é muito pessoal. Pode ter o camarada de 9 anos, filho de pais endinheirados, e pode ter o de 30 que vive de salário mínimo mas quer comprar o equipamento simples dele.

    Sinceramente, eu acho que sugerir não faz mal a ninguém, mas se o cara em algum momento já deixou claro que não tem mais dinheiro, fim de papo.

    Um aceno de longe!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Del-Rei

    Bom... nao se trata de regras.... na verdade nesse topico só postei conselhos.... nao existe nenhuma obrigacao de serem seguidos por ninguém.

    Quando abordo a questao financeira a itencao é apenas conscientizar os usuários sobre os exessos. Afinal, nao há sentido indicar para um garoto uma Suhr de 5.000 dolares se uma SX vai servir pra ele.

    brunosilva22
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: brunosilva22
    · votar


    Del-Rei

    nem precisa acenar d tao longe,


    .... o RJ eh logo ali !!!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    Pessoal

    ESSE TÓPICO é o exemplo real do que eu quero dizer quando devemos obedecer alguns critérios quando tentamos ajudar alguém... principalmente as pessoas menos experientes e com mais dúvidas.

    Nesse caso, percebe-se que o cara andou pesquisando, usando a busca, aí criou esse tópico uma dúvida sobre uma forma de melhorar o timbre/som que ele faz. Mas uma dúvida tipica de iniciante (desculpe-me o autor se eu estiver enganado) pois mistura alhos com bugalhos e produtos de natureza e preços completamente distintos.

    Aí a galera já vai pras cabeças num valvulado.... claro, ele colocou a troca do ampli como opção e mencionou um Acedo 290.

    Mas poucos se deram ao trabalho de perguntar sobre as necessidades do cara.... Onde ele toca, que estilo, qual é o ampli atual dele, se usa pedais ou pedaleira, o que, especificamente, ele quer que seja melhorado, etc... etc... informações mínimas pra se fazer uma indicação válida.

    Não estou dizendo que falaram besteira pro cara.... obvio que não!!! Só que a turma não se preocupa em conhecer a realidade da pessoa. Isso, por si só não invalida o que é postado, mas diminui a chance de adequação do produto indicado à necessidade do consumidor, criando distorções.... muitas vezes a falsa sensação de que precisamos de algo, quando na verdade não precisamos, de que aquele produto que possuimos não é suficiente, quando na verdade é.....

    Vamos ter mais responsabilidade. É fácil chegar e falar: Pega um valvulado!!! Se livra dessa Golden!!!! Troca essa Ibanez Gio!!!! Fender rules!!!! Simulador não presta!!!! Pedaleira digital é para os fracos!!!

    Tá na hora da galera se desprender dos mitos e preconceitos, deixar a preguiça de lado e ver o que o cara precisa. Visite o perfil.... pergunte!!!! Senão, não poste.... às vezes é melhor.

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs
    ESSE TÓPICO é o exemplo real do que eu quero dizer

    Esse aí tá perdido mesmo.
    Dúvida entre par de captadores e amp é bizarro... Um custa muito mais que o outro. E não descarta a possibilidade de outra guitarra... Putz.

    Um aceno de longe!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Del-Rei

    Pois é.... tá muito aberta a coisa. Não dá pra cravar uma indicação sem que o cara seja mais específico na sua dúvida.

    E olha.... isso é o que mais tem.

    As vezes é complicado entender toda a cadeia de equipamentos, e o que cada item agrega no resultado final. Sem falar que pra cada necessidade existe uma categoria que se adequa melhor, isso em cada um dos elos da cadeia (guitarra, caps, ampli, pedais etc... etc... ), o que resulta em milhares de combinações diferentes.

    brunosilva22
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs

    ateh a palheta de espessura diferentes e cordas mudam muito o som de um mesmo set, pelo menos aqui no meu faz muita diferença

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    brunosilva22

    Muda sim... o ataque da paletada muda, detalhes na execução mudam....

    Esse lance de timbre é phooda.... vira até paranóia.

    E a gente fica tão obsecado por determinados detalhes, por um timbre de um album específico.... e aí decobre que é tudo Pro-Tools..... tudo pós produção.... hehehe....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópicos sobre Gear: Um guia sobre como ajudar!