Dúvida Sobre Ler Escala Pentatônica

    Autor Mensagem
    Vitor Afonso
    Veterano
    # jul/12


    http://www.guitar-chords.org.uk/scales-images/a-majorpentatonicpositio ns.gif me deparo com esses modelos da pentatônica de A maior, e ai tem várias posições, porque esse número de posições ? não posso simplesmente pegar a posição 1, e ir andando com ela pelo braço da guitarra ?

    ..........................................................

    EDITADO PELO MODERADOR

    Por favor, leia novamente as regras do fórum.

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Vitor Afonso
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ninguem para ajudar ? Porfavor

    Itamarwjr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Vitor Afonso
    seguinte, sou novato e "acho" que sei, espero que me corrijam se estiver errado.
    Bom todas as escalas tem formas(como as ai em cima) são ocorrencias ao longo do braço, pra vc não fazer ela sempre no mesmo local intende? a partir da forma a cada casa q vc pula para frente ou para tras tu tem uma tonalidade diferente, se a forma é de A e tu pular para frente(todas as notas) a forma será de A# e assim por diante. Voce presisa aprender as 5 formas que apartir dela pode faze a penta em qualquer tom e em todas as casas do braço.

    Parece complicado, e comigo tentando explicar, pior ainda, mas é simples cara.

    Abraço!

    ed VH
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    porque se vc pegar a posição 1 e fazer ela a partir de B por exemplo vc vai estar tocando a penta de B não de A, estude as 5 posições em todos os tons para ter maior fluencia no braço.

    ed VH
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    enfim o que eu falei é a msm coisa que o Itamarwjr falou.

    Blues Boy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Afonso é o seguinte pode sim ... pq tipo segue o modelo de notas qque ela forma A C D E G (acho que é isso se tiver errado me corrijam..)

    Ai na casa 5 começa com o A ai voce monta , ja na da 8 começa com o C ai ja mudo sacou?

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Vitor Afonso
    a pentatonica é uma escala de "5 tons" (ao pé da letra)
    são 5 notas apenas que, na guitarra são distribuídos e repetidos ao longo do braço...pegue um papel e anote todas as notas dispostas na posição 1...descubra quem é quem...se é C, A, G, G#, Bb...enfim...coloque numa linha como eu fiz acima todas as notas da primeira posição...verá q vão repetir (até 3 repetições devem aparecer) até chegar no fim da primeira posição...
    após isso, ande pelo braço da guitarra como vc falou, e anote de novo as notas...veja se todas elas são as mesmas...
    dps de tirar a primeira conclusão...pegue outra posição q a figura te mostra e anote as notas....compare com o q vc fez inicialmente (as notas da posição 1)...veja se bate
    ai vc volta aqui e conta pra gente o q concluiu!
    abraço

    Blues Boy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Vitor Afonso

    è isso msm que o alf falou mais lembre os desenhos não se limitam á casa 12 ok ? ja vi muitos ''autodidáticos '' fazerem isso .. você irá reparar que o desenho da 3 e da 5 e da 8 se repetiram ( em Am ou A)

    Electric Eye
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Vitor Afonso

    É mais fácil você montar a escala pelos intervalos ela. Por exemplo a escala pentatônica maior é formada pelos seguintes intervalos : T, 2M, 3M, 5J, 6M.

    Estude intervalos, tem muita aula sobre isso na net e construa as escalas.
    No caso de Dó Maior ficaria da seguinte forma: C D E G A, seriam apenas essas notas. Acho que fazendo isso você aprende não só os shapes da escala, mas também como construí-las.

    Diego Young
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pra fazer um bom fraseado no braço, vai ter que saber pelo menos 3 shapes da pentatônica!

    RamonFrozen
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    É muito simples, você pode usar todos os modelos.
    Mas você aplica esse modelo em cima do tom, por exemplo, esse ai é o modelo de A, se você for fazer ela em E por exemplo você pode usar qualquer um dos modelos ou você pode ''misturar'' todos. Só que como você vai mudar o Tom você faz o modelo em local diferente na guitarra de acordo com o tom.

    Vitor Afonso
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    obrigado ai a todos, vou tentar fazer oque o AFL falou, porque com o minimo conhecimento que tenho sobre intervalos não sei se vou conseguir.
    Abraços a todos

    Vitor Afonso
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    A B C E F A ( Essa são as notas da pentatônica de A Maior, se não for me corrijam ) Agora como faço pra botar isso no braço da guitarra ?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Sobre Ler Escala Pentatônica