Ligar fios na bobina do captador, qual ligar no terra?

    Autor Mensagem
    Ohmygod
    Veterano
    # jul/12


    Estou tentando arrumar um captador single-coil de um amigo, que soltou os fios da bobina, quando ele tentou tirar.

    Eu sei qual lado da bobina é o começo e qual é o fim. Qual deles vai no terra da chave seletora?

    Obrigado.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Boa tarde!!!

    Ohmygod
    Vc deve ligar o negativo no terra. Para verificar qual dos fios é o negativo, vc pode usar um multímetro.
    Valeu!!!

    Ramsay
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ohmygod

    Fios de captadores não tem essa de positivo e negativo, mas sim de fase ou fase inversa.

    Teóricamente, o fio do começo da bobina seria o de fase, porque está mais perto do imã, mas, não posso afirmar com certeza.

    Um multímetro, neste caso não iria ajudar em nada.

    Então o jeito é usar o ouvidômetro, ou seja, vc tenta de um jeito e escuta o som da guitarra, e então inverte os fios e escuta o som de novo.

    A ligação que der o som mais anasalado, como se a guitarra estivesse ligada num rádio, é a fora de fase.

    E a ligação que der o som menos anasalado e mais normal é a em fase que é o padrão.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    Ramsay
    Fios de captadores não tem essa de positivo e negativo,
    E aonde foi que vc leu isso?...

    mas sim de fase ou fase inversa.
    Vc leu isso no mesmo lugar?
    Só pra esclarecer, captadores só estão em fase ou defasados se no esquema de ligação houver mais de uma bobina...

    Teóricamente, o fio do começo da bobina seria o de fase, porque está mais perto do imã, mas, não posso afirmar com certeza.
    Um multímetro, neste caso não iria ajudar em nada.

    Como o captador que o nosso camarada Ohmygod está tentado consertar é um single-coil, realmente não é possível com um multimetro achar a "fase" do cap e nem mesmo com o mais "apurado" ouvidômetro...

    vc tenta de um jeito e escuta o som da guitarra, e então inverte os fios e escuta o som de novo.
    O único som que ele vai escutar se inverter o fio é o "som do silêncio", pois se aterrar o positivo não vai sair som nenhum do captador...

    Ohmygod
    Vou te dar a dica de como se usa um multímetro no seu caso:
    Ajuste o multímetro na menor escala de corrente contínua (DC volts).
    Enrole os fios da bobina, um em cada ponta de teste do multímetro.
    Aproxime uma chave de fenda na direção do cap e afaste logo em seguida.
    Se a escala ficar positiva e logo em seguida ficar negativa, o polo positivo do captador está na ponta vermelha do multímetro.
    Se a escala inicialmente ficar negativa e em seguida positiva, o fio positivo do captador está na ponta preta do multímetro.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar fios na bobina do captador, qual ligar no terra?