Campo Harmonico Exotico

    Autor Mensagem
    dr.rd
    Veterano
    # jul/12


    Fala galera, montar o campo harmonico dos maiores,menores e menores harmon/melod eu sei.
    Agora minha dúvida, andei pesquisnado e nao acho ninguem falando sobre isso, como montar um campo harmonico de uma escala exótica?

    Eu achei esse texto aki no antigo orkut pelo google, na qual um dos membros da comunidade baixo brasil falou :

    " Como eu disse, esse estudo feito nessas 4 escalas básicas não param somente nelas, TODA e QUALQUER escala pode ter seu campo harmônico destrinchado, sendo assim, possivel usar mesmo escalas exóticas e os acordes que cada uma gera, pra , por exemplo, compor alguma música, trecho, etc, com uma sonoridade étnica, exótica, dissonante, enfim.

    tomemos como exemplo uma escala étnica (regional), a escala ÁRABE:

    T 2b 3M 4J 4# 6m 7m 8ª

    C Db E F F# Ab Bb C

    C E (F#) Bb - I4#7 (quarta aumentada, dominante (sétima menor))

    Db F Ab C - II7

    E F# Bb Db - IIIsus9 5b 6 (acorde com substituição da terça (sus) pela 9ª (nona) e com sexta maior substituindo a sétima )

    F Ab C E - IVm7M

    F# Bb Db F - V7M

    Ab C E F# - VI6b 7m (maior , com 6 menor e 7ª menor)

    Bb Db F Ab - VIIm7


    As possibilidades são quase "infinitas", sabendo que existem muitas escalas... basta pensar no que quer fazer , seguir a regra, e o resultado final será obtido.

    Até mais! "

    Ali ele tem os intervalos, mas como ele fez para montar esse campo harmonico?
    Se alguem puder explicar como montar um campo harmonico de qlauqer escala exótica.
    Obrigado pessoal

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dr.rd
    cara...to no cel agora entao nao da pra te ajudar de forma mto didatica...mas e bem simples...o mesmo principio de uma escala natural,..vc pega as notas q compoe a escala exotica...joa num papel e começa a montar os acordes...de cada grau saira um acorde e esse acorde devera conter tonica, terça e quinta (e setima, se vc quiser em tetrades)...essas notas q irao compor os acordes devem estar presentes nessa escala...e pronto! O q caiu, caiu...vc nem precisa pensar se os acordes vao ser maiores ou menores pq a terça q vc vai colocar neles ja vai dizer...vc vai ver de tudo...e um exercicio mto legal! Tenta ai, se nao conseguir da um grito q eu tento te ajudar (no pc, de preferencia...kkkk)

    MMI
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dr.rd

    Olha só que legal, veja se você entende por este video.



    sidguitar1
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dr.rd
    Se alguem puder explicar como montar um campo harmonico de qlauqer escala exótica.

    tem bastante material na net, mas se vc quiser dar uma olhada na apostila do mozart mello, tem varias paginas sobre isso e a apostila tava a disposiçao na net em pdf,abraço

    Cochise
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Cochise
    · votar


    Vendo o video fiquei com uma dúvida: me lembro que o De Ros falou que nao se pode repetir o nome da nota e nem misturar sustenido com bemol em uma escala, e nesse video esta misturado, acho que por ser uma escala de 8 notas, tambem nao consegui formar aqui com a notaçao correta. Alguem sabe me dizer ?

    Cochise
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Cochise
    · votar


    Aproveitando: que escala diminuta seria essa: C, D, D#, F, F #, G #, A, B

    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Fala galera, obrigado a todos que ajudaram.
    ALF is back
    é verdade, valeu mesmo tinha esquecido.

    MMI
    Valeu pelo video, eu vi aqui mais nao sei se compreendi . Ele pegou essa escala com os intervalos. Sobre cada tonica ele formou as triades e deu tudo diminuto. Só que como os intervalos da escala aparecem terças maiores e menores, diminutas e meio diminutas etc.. fica a criterio do musico escolher qual deles ele quer usar para a tonica?
    Ex: Nessa escala posso usar tanto o C7 ou Cm7 ou Cdiminuto ou Cmeio diminuto ambos fazendo parte do campo harmonico de Cdom dim?
    Obs: Porque tem esse nome Dominante Diminuta?
    Diminuta seria tom-semitom o tempo inteiro sendo simetrica, mais pq dominante?

    sidguitar1
    Valeu cara ja estou baixando aqui e vou ler sim, É o guitarra fusion?

    Cochise
    Isso nao seria uma Cdiminuta?
    Tom-semitom?

    Cara, nao sei se é acontece com vocs, mais eu leio e leio, tem horas que da um nó na cabeça tremendo. Ai tem horas que voce entende, dps de um tempo voce pode esquece... Persistencia é uma arma poderosa.
    Obrigado msmo galera.

    sidguitar1
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dr.rd
    esse mesmo com mais de 300 paginas, e pra ter no 4shared,abraço e bons estudos

    sidguitar1
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    dr.rd
    Obs: Porque tem esse nome Dominante Diminuta?
    Diminuta seria tom-semitom o tempo inteiro sendo simetrica, mais pq dominante?


    dominante pq dependendo do jeito q vc usa ele tem os intervalos de um acorde dominante ou dominante alterado

    se vc usar a escala diminuta meio tom a frente do acorde ex
    escala de do#diminuta em cima de um acorde de do maior, ela tem o tritono q torna dominante esse do e tambem a nona menor(C7 b9), poderia ate usar num C 7(#11) mas nesse caso o pessoal prefere usar o mixo #4 ou lidio b7 (mema coisa com nomenclaturas diferentes) que e o quarto grau da menor melodica,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo Harmonico Exotico