E quando o Jimi Hendrix dedicou uma música ao vivo em minha homenagem . . .

    Autor Mensagem
    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12


    ....ai descobri que eu realmente fui importante para história da guitarra!


    Desde o final de 1968, o Jimi Hendrix Experience, negando a rivalidade sugerida por mídia e órgãos da imprensa entre eles e o Cream (o que sempre foi feito, também, como uma campanha de marketing entre Beatles e Rolling Stones), vinha tocando, em alguns de seus shows, “Sunshine of Your Love”, numa espécie de resposta de Hendrix aos jornalistas, aborrecido com as comparações que vinham fazendo dele com o seu amigo Clapton. Era a reverência do Experience ao Cream, mostrando a todos como eles também se sentiam influenciados pelo trabalho da banda e de como eles a admiravam. O grande tributo, entretanto, aconteceu mesmo no comecinho de 1969, no dia 4 de janeiro, e não poderia ter sido em melhor estilo.

    Já plenamente conhecido dos teenagers da época, o programa The Lulu Show trazia a apresentadora Lulu, – aquela mesma que, anos antes, havia desmerecido o trabalho de Clapton diante de Jimi Hendrix numa crítica publicada na Disc & Music Echo – e que era famosa no meio pop londrino por “babar ovo” em cima de novos talentos, num clima de pretensa bajulação e falsidade bem típico de certos apresentadores e apresentadoras de TV de hoje em dia. Como sempre aconteceu com o mainstream, que se apropria de aproveitadores que embalam seus produtos no afã de explorar financeiramente o mercado consumidor jovem, todos sabiam que o negócio de Lulu não era bem o verdadeiro rock – mas ela estava nessa, assim como vários outros, mais pelos interesses lucrativos que o show business já tinha, enxergando o grande potencial econômico do rock, a partir da década de 60. E o convidado especial do Lulu Show naquele janeiro de 1969 era, justamente, o Jimi Hendrix Experience, por quem Lulu dizia ter “a maior admiração”, apesar de Hendrix e todos saberem que, no minuto seguinte, com o aparecimento de um novo artista ou alguma armaçãozinha pop paga por alguma gravadora, eles seriam detratados.

    Pois bem, Hendrix se lembrava muito bem das críticas que Lulu havia feito, comparando Clapton a ele na Disc & Music Echo, e como isto havia deixado o guitarrista do Cream magoado. Ele sabia, também, que o acordo para aparecer no Lulu Show previa que o Experience tocasse apenas duas músicas – mesmo assim, em um formato menor, mais pop, e sem muita enrolação, por causa do timing do programa, transmitido ao vivo para toda a Inglaterra. Assim, Hendrix falou com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell, seus colegas de banda, e urdiu sua doce vingança. Abriram o programa tocando a já célebre “Voodoo Child”, hit de seu último álbum, o fenomenal Electric Ladyland. Logo depois, após uma introdução de Lulu os exaltando e dizendo como ela adorava a próxima música que eles iriam tocar – prevista para ser o seu primeiro sucesso, a balada “Hey Joe” – Hendrix entrou na música com os seus companheiros. Primeiro, iniciaram com uma introdução pesadíssima, que lembrava muito os finais dos shows do Cream, dando o máximo volume de seus instrumentos – o que já deixou os produtores do programa atônitos com aquela barulheira, não prevista no schedule. Após quase um minuto, então, entraram nos acordes da música, finalmente, e começaram a tocar o que era conhecido como “Hey Joe”: Hendrix cantava a letra com desleixo, enquanto Redding e Mitchell conduziam o ritmo calmamente, no compasso lento do blues.

    De repente, pânico na produção do programa: algo saía fora do previsto! Numa súbita parada, Hendrix calmamente parou de tocar e se dirigiu à platéia, pasmada, nos seguintes termos: “Vamos parar de tocar esta musiquinha de merda para prestar uma homenagem a uma das maiores bandas de todos os tempos: o Cream!”. E emendaram com os primeiros acordes de uma versão instrumental de “Sunshine of Your Love”, que levaram a platéia ao mais absoluto delírio! Saiu tudo ao vivo, levado ao ar para o alarde dos produtores: o palavrão de Hendrix, a cara de constrangimento de Lulu, o público aplaudindo... e tudo isso no canal de TV da sisuda BBC de Londres! Um daqueles incautos momentos históricos em que o rock, moleque e rebelde, cuspiu na cara do sistema diante de todos. O caos, infelizmente, durou alguns poucos minutos: a transmissão foi cortada, e podia-se ouvir Hendrix falando ao microfone, enquanto um sorriso maroto resplandecia em sua face: “Acho que fomos tirados do ar...”. Está tudo registrado no CD do Jimi Hendrix Experience BBC Sessions, que inclui a apresentação completa da banda no programa daquele dia. Foi, sem dúvida, uma das melhores homenagens que poderiam ser rendidas ao Cream!




    http://www.youtube.com/watch?v=4A5aZOfNH28

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    O que mais diferencia Jimi de alguns guitarristas modernos foi a humildade. Jimi, nunca se colocou na posição de "olha como eu sou fodão!!"

    Gostem ou não de seu trabalho, uma coisa foi fato: Jimi tocava guitarra intuitivamente porque gostava de tocar...e não prá mostrar pros outros que era bom ou não.

    Infelizmente, é o que mais falta hoje em dia.

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Eric Clapton
    · votar


    Lelo Mig

    Jimi era muito solitário.

    Mas ele tinha muita admiração pelo Eric Clapton e vice-versa. Mas acho que o primeiro encontro entre os dois deveria ter sido um choque de Egos. Apesar que na biografia do Clapton, ele mesmo disse que ligava para o Hendrix e saiam os dois sozinhos, cada um com sua guitarra, entravam em pequenos bares e tocavam com quem estivessem lá e arrasavam o lugar.

    Fico imaginando em assistir uma jam entre esses dois caras naquela época. O eixo da terra devia sair do lugar <o>

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eric Clapton

    Acho que se o Chuck Norris assistice uma JAM entre Eric Clapton e Jimi Hendrix, ele ajoelhava diante dos dois. . . . . . .

    Será que eu vou morrer por dizer isto? Se depender de Jimi e Eric, não.

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    juninholiveira

    Acho que se o Chuck Norris assistice uma JAM entre Eric Clapton e Jimi Hendrix, ele ajoelhava diante dos dois.


    hahaha eu também \o/

    nichendrix
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Eric Clapton
    Lelo Mig

    Pete Townsend diz que ele e o Clapton, que na época que o Hendrix chegou na inglaterra já eram famosos, iam escondidos ver o Experience tocar, até que um dia deram um susto no negão aparecendo pra cumprimentar no backstage.

    Agora essa amizade foi uma coisa ruim pro Hendrix em alguns aspectos, logo em seguida o John Enswistle, o Keith Moon e o Paul McCartney bancaram a presença do Hendrix em Monterey. O Hendrix tinha preparado uma apresentação bem performática, mas o The Who que tocaria depois decidiu tocar antes e o Pete quebrou uma guitarra e um amp no palco, o Hendrix sem saber o que fazer pra chamar atenção, viu alguém recarregando o isqueiro e pediu o frasco de liquido pra isqueiro e tocou fogo na guitarra e com isso ganhou a noite e virou sucesso.

    Só que esse sucesso viria a perseguir ele até a morte, já que todo show queriam ver ele quebrando instrumento e tocando fogo em guitarra, algo que deixava ele entristecido, já que queria ser reconhecido pelo que tocava e não por essas coisas.

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Eric Clapton
    · votar


    nichendrix

    \o/

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Foda que o Jimi teve uma carreira tão curta.

    Mas Clapton também tem muito material escondido, principalmente ao vivo com o Cream



    http://www.youtube.com/watch?v=SXhfGQesd2Q

    gucrispim
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    Não sou psicólogo para analisar profundamente o que vou dizer, mas em muitos casos por isso o Jimi Hendrix quebrava muitos guitarristas em palcos dos bares do Greenwich e de outras redondezas. Chega humilde, pedia espaço para uma jam com a banda da noite, mandava ver e virava amigo da banda.

    nichendrix
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eric Clapton
    Mas isso não foi no Festival de Monterey?

    Isso, isso, isso, isso, isso, na pressa pensei num e confundi com o outro, mas já editei.

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    nichendrix


    Porra. Estou escutando Old Love do show.

    Saudade daquele dia.

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    nichendrix
    Só que esse sucesso viria a perseguir ele até a morte, já que todo show queriam ver ele quebrando instrumento e tocando fogo em guitarra, algo que deixava ele entristecido, já que queria ser reconhecido pelo que tocava e não por essas coisas.


    Mas está algo que eu não curto no Hendrix, Pete Townshend e Cia.

    Essa extrema necessidade de chamar atenção através de performances.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E quando o Jimi Hendrix dedicou uma música ao vivo em minha homenagem . . .