escala e tom...

Autor Mensagem
japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04


meu... to com uma duvida aque...
escala e tom é a msma coisa???
eu aprendi qui escala i tom saum coisas totalmente di ferenes, mas tem uns cara qui taum teimando comigo qui é a msma coisa...

falow pro 6...

Daredevil
Veterano
# jan/04
· votar


pelo q eu sei cada tom tem a sua escala...mas eles nao são a msm coisa...tom é tom...escala é escala...e vice-versa...

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


sao diferentes...

por exemplo.. o tom de uma musica eh Do.. quer dizer q a harmonia dessa musica vai utizar progressoes de acordes q pertençam a harmonia de Do...

agora, escala eh um conjnto de notas q podem ser tocadas conforme o tom da musica (tem uma certa ligaçao, mas eh diferente... )

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


mas assim...
existem várias escalas num é???
tipo... eu toco uma música em um certo tom, e nessa música eu solo com a escala menor...
ae tipo... tem otra música com um tom diferente, eu posso tocar ela com a msma escala (a escala menor) mas seguindo o tom da música num é???

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


japonnêis mula loka
eh isso ae...

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


valeu cara!!!

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


qualquer coisa dah um tok e ae

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


tem um tópico parecido com esse na area de teclado... pelo o q eu entendi lá diz que escala e tom é a mesma coisa...
isso tem diferença do teclado pra guitarra???

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


posta o link desse topic ai

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


e se eu estiver em uma escala de Dó ! se eu for tocar a mesma musica em meio tom acima,, vou estar tocando na escala de DO# !! intao,, c eu aumento o tom eu muda a escala e os acordes !! certo ?

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=8&topic=28617

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo

pelo o q eu intendi eu posso tocar na msma escala qui eu estava utilizando mas agora em DO#...

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


se eu estiver errado me corrijam...
mas eu acho qui é isto...

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo
vc soh vai subir tudo 1/2 tom... tpw.. c tem um desenho de escala maior no braço q em Do eh assim:


e---3---5---7-
B---3---5-6---
G-2---4-5-----
D-2-3---5-----
A-2-3---5-----
E---3---5-----

.
e agora vc vai tocar em C#... o desenho vai igual soh q tudo 1/2 tom acima, ou seja, todas as notas 1 casa a frente:


e---4---6---8-
B---4---6-7---
G-3---5-6-----
D-3-4---6-----
A-3-4---6-----
E---4---6-----


japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


Dave Murray

mas é assim pq vc tá usando uma certa escala num é??
pq existem milhares de escala num é???
nesse caso vc tá usando a msma escala em tons diferentes naum???

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


japonnêis mula loka
eh.. essa q eu dei um exemplo eh a escala natual maior...mas kra.. o padrao de elvaçao de tons eh igual pra todas... e eu tenho uma escala em Do, qualquer q seja, a mesma escala em Re vai ser com os mesmos desenhos, soh q 1 tom acima (2 casas a frente)...

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


eu toco teclado,, nao guitarra,,

se eu toco uma musica na escala de Dó maior por exemplo !! se eu aumentar meio tom, vou tocar na escala de Dó# !!!!
intao,, quando eu mudo a tonalidade eu posso mudar a escala !! mas eu eu aumentar 1 tom,, eu vou continuar nas mesmas notas da escala de dó,, aqui no teclado é assim !

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


Dave Murray

intaum assim.. tem um amigo meu que está dizendo qui se mudar o tom muda obrigatóriamente a escala, mas pelo q vc disse eu posso utilizar a msma escala no tom correspondente...
é isso msmo???

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo
claro q vai poder mudar de escala... existem tantas mesmo...mas quanto a elevaçao de um tom, no caso de C pra D, nao tem como ficar nas mesmas notas...

Natural C = C D E F G A B
Natural D = D E F# G A B C#

Spark_Kirby
Veterano
# jan/04
· votar


Meu... esses dois "japonnêis mula loka" e "Tarara-Leo" tão discutindo essa merda há muito tempo...
Teve um dia que os dois ficaram discutindo por quase 3 horas...

A minha humilde e inexperiente opinião é que a merda dessa bosta é diferente no teclado e na guitarra.

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


japonnêis mula loka
sim... nao precisa mudar a escala nao... vc pode fazer 100 musicas, usando soh a escala natural, mas correspondente ao tom da musica...

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


intendi intaum!! valeu em Dave Murray!!!

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


pega o exempl do iron maiden... c acha q os kra fazem solo na escala cigana, na arabica, na egipcia ? pfff... eh soh escala natural, harmonica e no maximo uma melodica...

obs: pra formar a harmonica e a melodica, vc pega a escala natural menor e:

harmonica: eleva o 7º grau em 1/2 tom
melodica: eleva o 6 e 7 grau em 1/2 tom

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04 · Editado por: Tarara_Leo
· votar


intao sempre q eu aumentar o tom vou mudar a escala !!

esse japoneis é uma mula loka mesmo !! sem cometários !!!

tom sao as notas q faz a escala,, se eu aumentar o tom muda os notas e vou para outra escala, pois cada escala tem suas notas,,

angus junior
Veterano
# jan/04
· votar


tom e o tom q a musica tah e escala eh o conjunto de notas no campo harmonico ..... ex se a musica ta eh la o campo vai ser A,Bm,C#M,D,E,G#diminuto.... naum sei faze ablinha encimka por causa do meu teclado

japonnêis mula loka
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo

num é necessário mudar a escala!!!!!
vc pode tocar a msma escala em tom diferente!!!!
isso já foi falado mtas vezes nesse tópico...
num sei se teclado é diferente di guitarra...
mas qui eu saiba é isso...

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo
teoricamente nao, pois ela vai continuar a ser a escala maior, ou menor, ou harmonica, ou qualquer q vc use, mas utilizando-se de um tom diferente...
agora na pratica sim, pq vc vai estar tocando notas diferentes, mas os desenhos vai continuar sendo identicos, apenas mudando casas a frente ou pra tras...

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


chega de brigar vcs dois ai... isso aqui eh pra ser debatido e nao brigado..

angus junior
Veterano
# jan/04
· votar


foi mal a campo de la e A, Bm, C#m, D, E, F#m e G#diminuto

angus junior
Veterano
# jan/04
· votar


teclado do computador ..... darrrrrrrrrrrrr

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a escala e tom...