Splitar 2 humbuckers? Posso sair perdendo?

Autor Mensagem
renatoff
Veterano
# jun/12


Pessoal, depois de muito pesquisar e pensar sobre como dar um upgrade no meu set cheguei a conclusao de que vou splitar os 2 humbuckers da minha Epiphone Les Paul Special 2.

Ai eu queria saber... posso, por algum motivo, sair perdendo com isso?
digo, o som dos caps pode nao ser o msm (mesmo quando as 2 bobinas estao ligadas) ou algo do tipo?
nao tem nada que possa ser um contra pra eu nao splita-los?
é que é minha primeira vez tentando fazer isso e nao sei se tera algum "efeitro colateral"...

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


renatoff
eu tenho uma cort z custom com seymours duncan jb 59 splitaveis...o timbre dela é fantastico de qualquer forma...sendo duplo ou single...é demais...vale muito a pena! nao tem contras nenhum com relação a timbre ou durabilidade dos caps (duvidas mais comuns)
a unica coisa q vc tem q ver é se seus caps tem 4 fios...se nao tiverem, nao da pra splita-los...a unica coisa mesmo é o custo cara...vc vai ter q levar em algum luthier pra fazer isso...a menos q vc manje de eletrica e de captadores!

renatoff
Veterano
# jun/12
· votar


ALF is back
ahh vlw...
meu pai manja de eletronica eu acho (e ele tambem acha) que ele sabe fazer... apesar de nunca ter feito... kk

se meus caps so tiverem 2 fios eu posso comprar um cap de 4 fios ou o esquema dos 2 fios vai pela guitarra? disso eu nao entendo...

ALF is back
Veterano
# jun/12 · Editado por: ALF is back
· votar


renatoff
nao...se seus caps tiverem 2 fios nao da pra splitar...vc precisará de um cap de 4 fios...vc pode abrir ai pra ver...q guitarra é?

ah desculpa...ja vi...uma les paul...blza...da pra abrir o tampo traseiro dela e ver...no buraco q entra os fios rumo a cavidade dos captadores, olha ali...deve ter 2 fios grossos entrando nele...na ponta desses 2 fios q liga na parte eletrica saem outros fios, certo? quantos fios sai de cada fio grosso? se forem 2 de cada...seu cap tem 2 fios...se forem 4 de cada (8 fios no total), seus caps tem 4 fios e da pra splitar

LuizLaiho
Veterano
# jun/12
· votar


Cara, vou falar uma coisa meio óbvia, mas acho importante, pq vai que você não considerou isso, hehe...

Você não irá ligar os captadores splitados num potenciômetro normal né? Principalmente devido ao custo, compensa você colocar um push-pull, mesmo pq você fica com a opção "splitado" e "normal".

Uso captadores Malagoli (hh777 e custom alnico) numa guitarra Cast Jr custoni. O push-pull deu uma versatilidade absurda na minha opinião.

Apesar de muitos dizerem que humbucker splitado perde muito corpo e ganho, achei que fico muito bom no meu caso. Inclusive tenho uma Fender Strato MIM com captadores originais cerâmicos e acho que os Malagoli splitados soam melhor que a Strato para sons de Strato, rsss...

Obs: Tive uma tagima cobra com push-pull também para splitar e os captadores originais dela (cerâmicos genéricos) não soavam nada bem splitados.

Espero ter colaborado!

renatoff
Veterano
# jun/12 · Editado por: renatoff
· votar


ALF is back
abri aqui a parte de tras... nao entendi nada do que tinha la... ahsuahsuhasuhasu
vo esperar meu pai ver, fim de semana talvez... oq vi era um fio preto e outro vermelho ligados em varios lugares e depois "entravam" mais fundo no corpo da guitarra, com um buraquinho bem pequeno entao n dava pra ver nada la dentro...
meu pai vai saber quando ele ver haushaush só esperar ate o fim de semana ou qnd ele tiver tempo.

mas se tiver so 2 fios oque eu faço? compro caps de 4 fios?

LuizLaiho
minha inteçao é por push pull no tone e no volume (se der) um pra cada cap...

e quando vc diz q perdeu ganho qnd vc splitou seus caps vc diz mesmo quando eles estao com as duas bobinas ligadas? pq se msm com as 2 bobinas ligas houver perda de ganho (é obvio q quando eu desligar uma das bobinas eu perderei ganho) ai acho que nem vou fazer... ou fazer em um só

LuizLaiho
Veterano
# jun/12
· votar


renatoff
e quando vc diz q perdeu ganho qnd vc splitou seus caps vc diz mesmo quando eles estao com as duas bobinas ligadas?

Boa pergunta... me recordo que da Tagima era só 1 bobina ligada. A Cast estou com ela há poucos meses e não cheguei a "testar" isso. Hoje de noite tenho ensaio. Vou ver isso e te respondo com mais certeza...

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


LuizLaiho
husauhiaSUAS
normal cara...
essa é a foto da parte eletrica da minha guitarra (cort z custom)

a seta vermelha indica os 2 fios q vem dos caps...note q são 2 fios grossos...cada fio desse é de um capatador...e dentro de cada fio desse vem 4 fiozinhos: 2 brancos e 2 vermelhos...esses fiozinhos aparecem na extremidade dos fios grossos...um cap splitavel tem q ter 4 fiozinhos dentro de cada fiozao deste q vc ta vendo na foto...na foto, os 2 caps são splitados...entao temos 8 fiozinhos, 2 de cada fiozao...ta meio dificil de enchear isso...por isso fiz essas setar nojentas no paint!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Eu sempre deixo as minhas guitarras com humbucker com a opção de splitar os captadores. Acho muito prático quando quero deixar a minha guitarra em segundo plano por causa da perda de ganho.

Já splitei usando o tradicional push-pull, chavinhas liga/desliga e uma que é bem legal também, que é utilizando um potenciômetro e vou splitando gradualmente (não é muito comum ver guitarras desta forma).

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
um potenciometro que, ao girar, vai desligando uma bobina aos poucos? nossa cara...q coisa mais louca! fico curioso pra saber o resultado desse potenciometro na metade! rs vc mandou/ fez isso ou ja veio na guitarra de fabrica?

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


ALF is back

Eu mesmo fiz, e é muito fácil.

Você pega os dois fios do humbucker que são ligados na "chave splitadora" e liga eles no potenciômetro de tonalidade por exemplo. Este potenciômetro de tonalidade não terá mais a função de filtrar, mas de splitar gradualmente uma das bobinas. Pode experimentar com segurança, pois não é um processo destrutivo (não vai estragar o humbucker e tampouco o potenciômetro).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


renatoff
Só se pode "splitar" capts HB's que tenham 4 fios. De dois, como ness sua guitarra, é impossível.
Abç

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
entendi! mas na minha guitarra o push pull já é no unico potenciometro de tonalidade, q também já é a chave splitadora...portanto só daria certo se eu tirasse os fios do cap e ligasse num outro knob, certo? de volume, por exemplo...sao 2 knobs de volume e um de tone

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


ALF is back

Perfeitamente! Se você tiver como colocar mais um potenciômetro, seja de volume ou de tonalidade, aí você pode experimentar este tipo de ligação. No caso do potenciômetro de tonalidade, você dispensaria o capacitor também.

Achei o esquemático no site da Seymour Duncan, veja:
http://cdn.seymourduncan.com/images/support/schematics/sum96tip.jpg

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
entendi! bom...esse esquema ai da seymour eu nao entendi nada...preciso fazer um curso de "como trocar uma lampada" pra começar a entender alguma coisa de eletrica! kkkk
daria pra eu fazer isso se eu conseguisse colocar mais um knob aqui...o espaço seria uma complicação...pq sem um novo knob eu perco o de tone ou o de volume de cada cap, o q nao é interessante...mas só um luthier pra fazer isso pra mim mesmo! eu tenho uma dupla JB/ 59...fazendo isso, o knob serviria tanto pros 2 quanto pra apenas um, de maneira q se eu quisesse fazer esse esquema pros 2 caps, teria q adicionar 2 knobs alem dos q eu ja tenho, certo?
vlw!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


ALF is back

A sua guita é uma Les Paul, né?! Aí não ficaria legal mesmo. E como você usa push-pull não teria porquê fazer uma ligação dessa.

Eu fiz na minha strato, que tem um volume e dois tones. Peguei um desses tones pra splitar e o outro tone comum para os captadores.

ALF is back
Veterano
# jun/12 · Editado por: ALF is back
· votar


LeandroP
verdade..na strato fica perfeito ja q nao tem tanta utilidade os 2 tones...mas na les paul são 2 volumes e acaba sendo util, ainda mais pra limpar o drive...a minha é uma semi les paul...rs...digo semi pq ela é assim
mas os knobs de volume fica como numa les paul, tirando um knob de tone

edit: tenho uma strato cobaia aqui...vou ver se faço nela...é só comprar um hambucker malagoli de 4 fios e pronto! rs

renatoff
Veterano
# jun/12
· votar


pra reutilizar o topico queria perguntar...

estou de olho num Seymour Duncan SH8 Invader.
o ganho dele dizem ser altissimo (e deve ser msm), por isso msm com o amp setado pra clean ele vai distorcer...
se splitado ele continuara distorcendo? chiaria muito?

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


renatoff

Cara, não sei lhe servirá como comparação. Tenho dois DiMarzio na minha guita e ambos de alto ganho (saída alta); inclusive um deles se chama "SuperDistortion"; e tem um som limpo maravilhoso.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


ALF is back

Na strato é perfeito. Na minha Les Paul vou colocar os tradicionais push-pull, como é na sua. Ela tem que ter dois volumes e dois tones mesmo. Já na strato, por ter dois de tonalidade, dá pra fazer essa brincadeira sem medo de ser feliz.

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


renatoff

Seymour Duncan SH8 Invader - (posição da ponte)

limpo:
http://cdn.seymourduncan.com/audio/support/humbucker/Track40.mp3

drive:
http://cdn.seymourduncan.com/audio/support/humbucker/Track42.mp3

Não achei tão limpo este modelo no áudio acima.

Se você quer um humbucker e pretende transformá-lo num "single de verdade" através de uma chave, eu recomendo o Seymour Duncan Stag Mag SH-3. Ele foi desenvolvido com esta finalidade, e também tem saída alta.

Stag Mag SH-3
http://www.seymourduncan.com/products/electric/humbucker/high-output/s h3_stag_mag/

limpo - ponte:
http://cdn.seymourduncan.com/audio/support/humbucker/Track23.mp3

drive - ponte:
http://cdn.seymourduncan.com/audio/support/humbucker/Track24.mp3

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12
· votar


Olá pessoal
Queria aproveitar o tópico para saber se dá para deixar uma CLP II com push pull's para split, defassagem, série e paralelo, tipo a LP do Jimmy Page, teria que usar todos os pots ? Eu perdeira alguma coisa "normal" na guitarra ??
Abçs

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Felippe Rosa

Dá pra substituir seus dois potenciômetros de tonalidade e os dois de volume por potenciômetros push-pull. Deste modo você pode usar dois de tonalidade pra defasar cada humbucker, e outros dois de volume pra alternar entre "série e paralelo". E ainda mantendo as funções originais de cada potenciômetro (volume e tone). Se eu tiver bom das contas, é possível obter até 14 timbres diferentes com este tipo de ligação.

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Felippe Rosa

Sua guitarra não seria afetada em nada no seu aspecto original. Os timbres originais também ficariam intactos. Só tem a ganhar, em termos de quantidade de timbres. Se esses timbres serão bons ou ruins dependerá da qualidade do serviço (solda, peças, etc.) e da qualidade do seu captador, além da sua aplicação.

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


LeandroP
Ok, o luthier que farei isso é de bastante confiança, só estava com essa dúvida, só uma coisa, compensa splitar e defasar ou só um desses truques basta ?? muito obrigado
Abçs

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Felippe Rosa

Eu fiz uma vez numa strato minha, por curiosidade, e me deu uma variedade enorme de timbres (que eu não precisava)... Fiz para experimentar e não digo que ficou ruim, só que eu tive que instalar chavinhas e ficou parecendo um painel de avião. Agora tenho 2 humbucker e um single, com um push-pull pra cada humbucker e uma chave de 5 posições, e pra mim ainda é muita coisa.

No cado de instalar dois push-pull na sua CLP valeria a pena sim, se você precisar de mais opções do que já possui. Lembrando que ao splitar, seu humbucker terá a saída (ganho) cortada pela metade, e não teria um som propriamente de single como se imagina. O único humbucker que promete essa característica é o Seymour Duncan Stag Mag SH3, que postei acima.

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
Cara, você sabe o esquema de como é a LP do Jimmy page ? eu sei que ele usa tudo isso, split, série, paralelo e defasagem, não me lembro onde vi que ele usava chaves escondidas para defasar os captadores....

renatoff
Veterano
# jun/12
· votar


pessoal reaproveitando o topico mais uma vez xP

por exemplo no captador da ponte... se eu for splitar eu desativo (com push-pull) a bobina mais proxima da ponte ou a bobina mais proxima do braço? e no caso do captador do braço? qual seria a diferença?

outra coisa... existe diferença entre os potenciometros? ou é tudo padrao? (fora a questao de 250k, 500k, etc)

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Felippe Rosa

Não conheço o esquema elétrico que ele usa.

renatoff
a bobina mais proxima da ponte ou a bobina mais proxima do braço?

Tanto faz uma bobina ou outra. A bobina do lado da ponte tende a ser mais estridente, por estar muito próxima da ponte.

Quanto aos potenciômetros o mais comum é o de 500k por causa do humbucker. Mas você pode experimentar os valores entre 250k e 500k.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


renatoff

Dê uma lida neste tópico. Em partes tem a ver com a sua dúvida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Splitar 2 humbuckers? Posso sair perdendo?