Harmonização do Rock .

    Autor Mensagem
    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12


    Bom a minha duvida pode ser inútil e bem ignorante pra vocês ,mas enfim ...
    Tenho minhas duvidas sobre harmonização ,as regras da harmonização são usadas no rock, como por exemplo ,bandas como Guns ,Sex Pistols , Ramones ,entre outras , pelo que sei slash não manja nda disso e creio que as outras bandas tbm não. afinal eles seguem essas regras,ou apenas tocam as notas que soam bem e fazem um certo sentido ? é tudo no feeling ? como funciona isso ?

    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ou é talento puro ?

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CaioHenriqueGuitar

    cara no geral as harmonias no rock são bem silmples! tipo:

    I IV V <--- tônica 4° e 5°

    na minha opinião o que diferencia são os riffs mesmo. Criatividade para fazer riffs bons. Até por que se tu for ver os riffs mais simples são os mais conhecidos, ou seja você não precisa ser "O cara" na teoria para criar um bom riff.

    Peace!

    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Arimoxinga

    po cara vlw ai ,ja me ajudou bastante é que o assunto é tão amplo que eu me perco , por exemplo se tal power chord vai ficar bom em tal riff ,e tals, as regras pra isso e tudo mais.

    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Arimoxinga
    outra coisa tbm ,que confunde é o tom da musica e o solo ,por exemplo eu não uso escalas ,alias ,uso mais muito pouco ,ai o Tom ta em "G" eu tenho que criar frases passando pela tônica de "G" certo ? pra ficar harmonizado o solo com o tom ?

    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Outra coisa tbm , vamos por que eu faça uma intro com dedilhado com esses acordes : D,C,G, ,ai dps desse dedilhado vou tocar um pouco mais pesado , eu teria qeu tocar em power chords de D5 ,C5,G5 pra harmonizar ?

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CaioHenriqueGuitar

    estando no Tom de G, tu pode usar varias escalas depende da intenção que quer dar para o solo

    Ex: tu pode usar a escala de Em natural, ou Em harmônica, Em frígio, Em dórico, Pentatônica menor7 de Em.

    Isso falando só da relativa menor, dentre essas escalas tem nota que vai ficar estranha dai só tu não parar nela. O ideal é tu ver a tríade dos acordes da base e ver qual escala se encaixa melhor. Na dúvida vai de pentatônica que da certo hehehe

    OBs::. Acho legal tu começar a estudar, intervalos, campo harmônico, tríades. Isso Já vai te esclarecer um monte de coisa, sem isso fica meio confuso de entender as coisas.

    Peace!!

    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    OBs::. Acho legal tu começar a estudar, intervalos, campo harmônico, tríades. Isso Já vai te esclarecer um monte de coisa, sem isso fica meio confuso de entender as coisas.


    juro que ja tentei ,pelas video aulas aqui do cifra, mas nao entendi mt bem não ,acho que só com um professor mesmo :/ .mas valeu pela ajuda ai õ/

    Na dúvida vai de pentatônica que da certo hehehe

    então ela se encaixa em qualquer tom ? interessante... kkk'

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    CaioHenriqueGuitar

    então ela se encaixa em qualquer tom ? interessante... kkk'

    Sim ela se sai bem em qual quer tom, existe varios tipos de penta, as mais usadas são a maior e a menor. A proposito é a escala mais usada nos solos de rock. Slash usa muito!!!

    Peace!!

    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Sim ela se sai bem em qual quer tom, existe varios tipos de penta, as mais usadas são a maior e a menor. A proposito é a escala mais usada nos solos de rock. Slash usa muito!!!


    Eu sei que ele usa muito ,então cara ! são essas que eu vou usar ! kk vlw pela ajuda ai ja clareou bastante as coisas ,abraço .

    CaioHenriqueGuitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Arimoxinga

    Cara mais qual das maiores ou menores ? tem varias, de C,Am ,A.
    só muda a tônica ? ou cada tom ali é um desenho ?

    Jube
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CaioHenriqueGuitar
    Todos os tons se tratando de escala maior e menor tem o mesmo desenho, eles só mudam de posição de acordo com o tom da escala, se você montar a escala com a formula TTSTTTS(escala maior) ou TSTTSTT(menor) vai dar certinho nos desenhos.

    As escalas maiores possuem uma escala menor relativa que é feita das mesmas notas e acordes, elas começam no VI grau da escala maior, se você pegar C e montar vai ficar C,D,E,F,G,A,B. Se pegar a sexta nota, a A você já tem a escala menor que seria A,B,C,D,E,F,G. Ambas com as mesmas notas.

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    CaioHenriqueGuitar
    a teoria e a mesma pra qualquer estilo de musica, se vc estudar harmonia e improvisaçao vai saber qual sao as notas q dao certo pra vc fazer o riff da musica, que cadencia o slash usou em tal musica , q escalas licks e frases ele usou pra quando vc tocar vc soar parecido,

    vc tem dois caminhos o de nao estudar... como vc falou, tem muito guitarrista muito bom, e genios da guitarra q nao estudaram, com certeza tiraram muita musica na vida deles e tocaram com grandes musicos, acabam aprendendo um caminho diferente do de fazer aula... se vc escolher esse caminho acho legal vc desligar o pc e pegar a estrada

    o outro e estudar, se vc realmente quer entender, tem q formar uma base solida nos seus estudos, nao adianta saber meia boca, sugiro q estude muito bem intervalos, classificaçao qualitativa e quantitativa, estude ciclo de quintas e de quartas, formaçao de esclas maiores, tons relativos , aplicaçao das pentatonicas e formalçao das triades e tetrades.... esse seria um otimo começo e ja da um trabalhao pra aprender bem, de preferencia com um bom professor te ajudando,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonização do Rock .