Tentando identificar o problema da minha guitarra.

    Autor Mensagem
    DemonFuuck
    Veterano
    # jun/12


    Ola pessoas, blz?
    Uma das minhas guitarras Washburn x10... Está com um probleminha...

    https://fbcdn_sphotos_a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/296558_14782606 12793_1722113468_727180_8362267_n.jpg
    https://fbcdn_sphotos_f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/298178_14782626 12843_5495546_n.jpg

    Eu coloquei uma ponte [tremolo] preta nela, combinando com os captadores.... que ficou muito mais legal...
    Regulei e tals, não desafina nem um pingo com alavancadas.......

    Só que tem um probleminha...

    Quando dou um Bend em uma corda, ela nao volta pra mesma posição... "fica mais frouxa"...
    Dai eu dou uma alavancada, e volta pra afinação certinha...
    do outro bend, fica desafinado, do outra alavancada, volta pra afinação novamente...
    A que mais desafina é a corda SOL...
    Dai eu pensei em regular os parafusos da ponte tudo denovo com bem mais pressão nas molinhas, porém continou a mesma coisa
    Enfim...

    Alguém poderia me ajudar a identificar o problema? Além dos que ajudam falando pra levar em Luthier...
    Porque eu gosto de fuçar, e aprender.. sempre eu mesmo que faço as manutenções nos meus instrumentos... que não são poucos.. Enfim, valew pela ajuda desde já..

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu não expert, mas pela lógica, me parece que a corda por algum motivo está ficando "agarrada" no nut!

    Quando se dá um Bend, ela é puxada, então "agarra" no nut, quando se alavanca ela volta...

    A ponte está com as molas bem tensionadas mesmo!? O problema é só na corda que se dá o bend, ou em todas? A ponte fica levantada?

    abs

    Panhead
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara, tenho essa mesma guita, só que em outra "edição" (sem escudo e headstock sem pintura).

    Nunca tive esse problema, mas lembro de ter visto um video no youtube a algum tempo no qual o cara regulava uma tremolo comum como essa pra aguentar alavancadas mais fortes, mexendo nas molas atrás da guita, e acontecia a mesma coisa. A guita aguentava as alavancadas mais fortes, só que desafinava nos bends, aí ele dava outra alavancada e a afinação voltava ao normal.

    Foi você que regulou a guita?? Talvez tenha a ver com as molas mesmo...

    DemonFuuck
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    @Thyago_Trajano
    Hum não tinha pensado nisso...Sim agora está bem tensinadas, antes estavam sem pressão nenhuma nas molas pq os parafusos estavam bem soltas, mas das duas formas o problema ficou do mesmo jeito...

    E sim, quando do o Bend, desafina só a corda do Bend.

    DemonFuuck
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    @Panhead
    Sim sim, eu que regulo todas minhas guitarras... Eu consegui regular uma outra que tenho COrt VPR, q tem Floyd Rose, que falam que é mais dificio, e to tendo problema com uma pontezinha Tremolo. é tenso. huashuas xD

    Mas então voltando ao caso, eu cheguei a mecher nas molas de traz tbm apertando mais elas e regulando tudo denovo, mas continuou mesmo problema...

    as cordas acho que fica fora de questão porque, se fosse as cordas, não ia voltar a afinação com a alavancada não é?

    Sobra o Nut, e a ponte que eu comprei ser tosca, ou alguma regulagem mesmo... se alguém tiver mais alguma idéia, fala ae, que eu vou fuçando aqui até encontrar o problema. rss

    VLw galera

    Rafael.Guitar.YwT
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    DemonFuuck

    Cara isso aí com certeza é falta de tensão das molas, aperta os parafusos que prendem a ponte lá atrás da guita, e deixa a ponte rente ao corpo, com certeza o problema é esse, tenta fazer isso e fala ae no que deu. Abs

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rafael.Guitar.YwT
    Estranho que se dá problema apenas na corda do bend, não faz sentido ser problema na tensão das molas!

    DemonFuuck
    Lubrifica o nut com grafite pra ver se melhora...

    abraços

    DemonFuuck
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    @Rafael.Guitar.YwT
    Apertar os parafusos que prendem a ponte, e as molas la de traz? ou as molas da parte da frente da ponte?

    @Thyago_Trajano
    Pois é xD vou tentar passar algo aqui. e ver oque acontece. depois falo

    Curly
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Curly
    · votar


    DemonFuuck
    tem várias coisas a considerar:

    - ângulo de inclinação do braço (aí só luthier vai conseguir regular, porque precisa colocar calços para ajustar)
    - alívio do braço (regulagem do tensor, se não entende melhor não mexer)
    - regulagem da ponte (verifique se os 6 parafusos da ponte vintage não estão apertados em excesso - devem ter uma certa folga - e aumente a tensão nas molas da ponte, seja apertando os dois parafusos de trás, seja instalando todas as 5 molas)

    DemonFuuck
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    @Curly
    Vlw pelas dicasl...

    Seguinte... Eu levei a guita no Luthier, dai ele encontrou varios problemas como esperado... rs Braço torcido, tarraxas zuadas, precisando regular oitava etc... dai ele deu idéia de por tarraxa Gotoh Magnum lock cosmo black la.. blz

    Colocou, deu uma mexida no braço, elétrica, deixo a alavancada bem firme q tava meio leve antes, ajustou tudo...

    Dai eu testei la e tals dei varios bends, e nao desafinava nem a pau.........
    Dai cheguei em casa, liguei na pedaleira e vi que nao tava afinada em E...

    Dai afinei em E... e o problema continua. caralho fiquei muito puto >.<
    Levei a guita la só pra resolver o problema de desafinar, dai volta com o mesmo problema.. e ainda não sei oque é, tenso =/

    acho que só restou a ponte mesmo agora,, pq até as cordas ele pois nova... EXP...
    ta com 4 molas la atraz da ponte.. e ele ajustou as da frente aki regulando as oitavas, dai sei la oque eu faço agora...
    Alguma luz? rs vlw

    J.a.frusciante
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    DemonFuuck
    A corda pode estar agrrando no nut tenta fazer a troca por um de osso a minha guitarra estava com um problema parecido eu troquei o nut e coloquei tarraxa com trava e nao desafinou mais.

    DemonFuuck
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    @J.a.frusciante

    Posso tentar trocar isso tbm, mas tipo, imagina o seguinte, eu do o bend, a corda puxa e tals, dai se eu solto o bend, e ela enrosca no Nut, o certo era ela ficar desafinada mais a cima certo? por exemplo, depois do bend na corda G, ia ficar desafinado pra G> porque o nut ia segurar dai ela não iria conseguir voltar pra G completamente...

    Aqui desafina pra <G... Ou seja. ela volta, pra mais do que a afinação normal [ela solta], dai do alavancada e com toque de mágica volta pra G certinho ashusahu é incrível

    Ou a minha lógica está errada?
    De qualquer forma é bom tentar, vou ver essa semana se compro um nut.
    e também comprar molas novas pra por la atraz na ponte =/
    poha 400 conto gasto atoa

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    DemonFuuck
    nao cara...sua logica ta ao contrario...acho q o problema é exatamente esse, enroscar no nut...vc da o bend...a corda estica enquanto ta no bend...ao solta-lo a corda fica frouxa...faça uma marquinha com caneta de retroprojetor na corda perto do nut (nao pra dentro da escala...pro lado das trrachas) e da o bend...quando ela voltar, a marquinha vai ficar mais proxima ainda..
    pq acontece mais na corda G? pq ela é mais grossa e enrosca mais facil...o nut nao ta adequado pra essas cordas...imagino q vc esteja usando um calibre acima do q ela foi desenhada...011 num nut de strato q costuma vir pra 09 pode dar essas zicas...

    [edit] q calibre é as cordas q vc ta usando? e qual calibre era quando vc comprou? [/edit]

    solução simples (talvez nao resolva 100%):
    passa pó de grafite no nut, por baixo das cordas pra lubrifica-la...se o problema melhorar, ja sabe q é isso!

    solução um pouco menos simples (ainda assim, simples):
    leva no luthier e pede pra ele verificar isso...ele deve ajustar seu nut alargando mais os espaços...isso é facil fazer, mas nao aconselho q vc faça sem nunca ter se aventurado nisso

    solução nada simples (mais cara):
    coloca um roller nut

    nao foram 400 conto atoa...a menos q vc pense: "queria apenas resolver isso"
    mas pelo q notei, tinha bastante coisa pra vc fazer na sua guita...as tarrachas com travas são otimas pra pontes com tremulos

    edit²:
    mas concordo q, ao apresentar a guitarra com esse problema ao luthier, ele deveria ter visto q era isso e ido direto ao ponto...toque nesse assunto...quem sabe ele nao te da um desconto nesse serviço do nut, q ja é barato por natureza! o certo seria ele nao cobrar por isso....nao vai substituir nenhuma peça...é a apenas a mao de obra dele

    DemonFuuck
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Opaa, vlw pela ajuda de todos vcs aqui... consegui resolver o problema, com muita dificuldade e dor de cabeça....... rs

    Verificamos o Nut, demos uma melhorada nele, mas nao era ele o problema, o problema era a ponte que eu tinha colocado, ponte nova porém não presta. x_X

    na hora q colocamos uma ponte de uma Eagle Strato la, to aqui dando uns bend nervoso e nao desafina nem um pouquinho... Porém a ponte é cromada, e eu quero uma preta heh...

    Dai agora vou ver se passo la na Teodoro algum dia desses pra procurar uma ponte tremolo preta de melhor qualidade que a outra q eu comprei pela internet.. rs...

    enfim, resolvido, vlw pessoal. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tentando identificar o problema da minha guitarra.