Identificando Escalas Penta

    Autor Mensagem
    cwmoraes
    Veterano
    # mai/12


    Opa Pessoal!
    Estou estudando escalas pentatonicas e estou com 4 shapes da mesma.
    Eu tinha duvida em qual tom estaria a escala, mas lendo aqui no forum em outros topicos eu descobri que ela esta em C.
    Porem eu não consigo entender porque ela esta em C.

    O primeiro dos quatro shapes é o:
    ---3-5----
    ---3-5----
    --1---4---
    --1---4--
    ---3-5----
    ---3-5----

    Como eu consigo identificar que este shape esta em C? Eu imaginava que ele estaria em G, pois se inicia ele em G.

    Estou bem perdido em identificar em qual tom (fala é isso mesmo? Em qual tom esta a escala?) esta a escala! E pelo o que eu li em outros topicos achados na pesquisa eu nao consegui entender isso.

    Abraços

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    mjcmello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Esta escala é dereivada da escala de C / Am

    Observe que tem as mesmas notas de C / Am

    (C D E F G A B) menos o F e o B

    cwmoraes
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Opa mjcmello!
    Bom dia!

    Me perdoa, mas eu continuei não entendendo.
    Que a escala vai ficar sem o F e o B eu enxerguei! Bacana!
    Mas porque ela começa nesse shape em G é q eu nao entendo.

    Mas uma coisa legal que eu enxerguei com isso que você disse é que o segundo shape vai comecar em A o terceiro em C o quarto em D e um quinto que eu nao sabia comeca em E. Massa!

    mjcmello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cwmoraes

    A escala penta tem 5 shapes. Um começa em G, o outro shape começa em A, o outro shape começa em C, o outro shape começa em D, e o outro começa em E. Isso pra você poder tocar esta escala em todo o braço da guitarra e não apenas naquele shape que começa em C.

    Todos eles são da escala penta C / Am porque possuem as notas C, D, E, G, A.

    Entendeu?

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cwmoraes
    cara antes de mais nada...pelo q to vendo seu "diagrama" ta errado...
    nao é 1---4...é 2----5...confere ai

    mas respondendo a pergunta...pentatônica = "5 tons" ao pé da letra...

    a penta de C/ Am é uma só...como disse o mjcmello: (C D E F G A B) menos o F e o B

    mas por ter 5 notas, temos a mesma escala em 5 shapes diferentes, cada um começando em uma dessas 5 notas...esse shape q vc ta com duvida começa no quinto grau (V) de C, que é o G

    mjcmello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back
    nao é 1---4...é 2----5...confere ai

    Bem observado... rsrs

    malucobeleza666
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Escala pentatonica maior posui T 2ºM 3ºM 5J 6M(penta blues maior acrescenta 2aum)

    Escala pentatonica menor possui T 3ºm 4J 5J 7ºm(penta blues menor acrescenta 4aum).

    Esse shape que tu colocou ae(colocou errado heim ahah) é o shape que começa com a 5J(G é 5ºJ de C), logo é C ou Am.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cwmoraes
    nao sei se vc entende uma linguagem mais tecnica...portanto, traduzindo o q o malucobeleza666 falou:
    penta maior: tônica, segunda maior, terça maior, (a quarta nao existe...é sacada da penta), quinta justa e sexta maior (a sétima também é sacada)

    penta menor: tonica, (segunda é sacada, note q a segunda dessa escala e a setima da penta maior é a mesma nota) terça menor, quarta justa, quinta justa, (sexta é sacada...é a mesma nota da quarta da penta maior), sétima menor...

    nas penta blues, adiciona-se uma nota chamada blue note, q corresponde a segunda aumentada quando estiver na penta maior e quarta aumentada quando estiver na penta menor...é a mesma nota

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Identificando Escalas Penta