Identificando Escalas Penta

    Autor Mensagem
    cwmoraes
    Veterano
    # mai/12


    Opa Pessoal!
    Estou estudando escalas pentatonicas e estou com 4 shapes da mesma.
    Eu tinha duvida em qual tom estaria a escala, mas lendo aqui no forum em outros topicos eu descobri que ela esta em C.
    Porem eu não consigo entender porque ela esta em C.

    O primeiro dos quatro shapes é o:
    ---3-5----
    ---3-5----
    --1---4---
    --1---4--
    ---3-5----
    ---3-5----

    Como eu consigo identificar que este shape esta em C? Eu imaginava que ele estaria em G, pois se inicia ele em G.

    Estou bem perdido em identificar em qual tom (fala é isso mesmo? Em qual tom esta a escala?) esta a escala! E pelo o que eu li em outros topicos achados na pesquisa eu nao consegui entender isso.

    Abraços

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    mjcmello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Esta escala é dereivada da escala de C / Am

    Observe que tem as mesmas notas de C / Am

    (C D E F G A B) menos o F e o B

    cwmoraes
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Opa mjcmello!
    Bom dia!

    Me perdoa, mas eu continuei não entendendo.
    Que a escala vai ficar sem o F e o B eu enxerguei! Bacana!
    Mas porque ela começa nesse shape em G é q eu nao entendo.

    Mas uma coisa legal que eu enxerguei com isso que você disse é que o segundo shape vai comecar em A o terceiro em C o quarto em D e um quinto que eu nao sabia comeca em E. Massa!

    mjcmello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cwmoraes