Falta de desenvoltura pra solar no estilo funky.

    Autor Mensagem
    El_DoradoUK
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: El_DoradoUK


    Galera, eu sou fã de metal, mas estou ciente de que o estilo é pobre em termos musicais. Eu gosto muito de RHCP (funky-rock) também, principalmente por causa do baixo do Flea, acho a levada bacana pra caramba e acreditava que solar ia ser bem divertido. Comecei a ouvir o funky mais antigo e descobri que o estilo tem alguma complexidade que merece ser estudada, mas eu não sei como entender. Eu to afim de focar nos estilos como Jazz, Fusion, Bossa, Funky, porque vão somar muito na minha bagagem guitarristica.
    Começam meus problemas aí. Eu conheço as escalas, ou melhor os shapes, mas não consigo "visualizar" o que eu to tocando, seguindo o shape de forma aleatória e vez ou outra acerto nas notas de repouso, passagem etc.
    Manjo um pouco dos intervalos, nem todos, mas isso é um detalhe que posso corrigir com facilidade.
    Tenho essas dúvidas:

    Devo decorar as notas do braço? Caso sim, como devo fazer. Alguém tem um método eficiente pra decorar essas notas?

    Alguém podia me dar uns toques sobre os estilos citados? Notas que devia valorizar, evitar etc.

    Valeu pela atenção galerinha.

    Spect
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mas estou ciente de que o estilo é pobre em termos musicais

    Não ouço muito metal, mas isso é besteira. Qualquer estilo fica pobre se você tocar de forma pobre, assim como dá fazer algo rico dentro de qualquer estilo.

    marcioguita
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O funk (antigo) e tocado mais com o coracao, ouca jeff back (wired, blow by
    blow etc...). Estilo que trabalha com pausas e contratempos.
    Acho difícil e mt importante pro aprendizado.
    Peter Green poderia fzr um solo longo e fritante na musica you make love fun, mas ,ouve o q ele faz.
    Abcs

    PguitarMaxx
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    curto mto funky rock, acho que aprender o estilo é mto importante pra um guitarrista, só que não entendi mto bem sua duvida, bom mais achei eses dois videos, não sei se ajuda





    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/12
    · votar


    El_DoradoUK
    Sua dificuldade é normal, até nos acostumarmos com uma nova linguagem demora, aconselho vc a continuar ouvindo bastante o estilo, pra aí depois tentar tocar algo nessa linha, tenta ir tirando algumas músicas fáceis pra ir se familiarizando com o estilo, com o tempo vai acabar ficando algo natural, espero ter ajudado, abraço.

    ogner
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    figuras, vc precisa usar as figuras

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    El_DoradoUK
    http://www.youtube.com/watch?v=nprV1w7lSa8&feature=related
    Sem mais...

    LucasBKuhn
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Estilo pobre? Dá uma olhada numa bandinha lixo e sem técnica nenhuma chamada Megadeth, tu vai ver como são ruinzinhos e não tem técnica nenhuma.
    Tanto que as vídeo-aulas deles os solos demora 2 minutos já aprendeu tudo...

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    LucasBKuhn
    Ele não falou pobre tecnicamente.
    ---

    Interpretação de texto ajudaria muitos aqui hein.

    El_DoradoUK
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    brunoepronto
    Então, to ouvindo bastante o estilo. Decidi que não quero ficar fazendo ficar fazendo sextinas a 680 BPMs e sim, tocar algumas coisas que tenham uma levada bacana e sejam desafiadoras. Vou seguir suas dicas.

    ogner
    Desculpa se for uma dúvida elementar. O que seriam essas figuras?

    Mauricio Luiz Bertola
    Então, Mauricio, foi uma levada de baixo dessa, misturada com a bateria simples, mas com um som bacana que me trouxe pro estilo. Você observa esses bateristas de jazz, funk e nota que eles buscam um equipamento simples, mas que fica extremamente interessante. No metal, você observa baterias gigantes, que nem sempre são bem exploradas. Antes que venham me apedrejar, chamar de herege. Bateristas como o Portnoy, Mangini, Nicko McBrain são bons e exploram tudo o que tem, por isso devem ser admirados. Já o Lars do Metallica não tem uma técnica muito apurada, mas no estilo, o cara representa.

    LucasBKuhn
    Não disse que era um estilo sem técnica. Agora, vamos parar e refletir um minuto? Dê uma boa olhada no Marty Friedman e no Chris Broderick, ex e atual guitarrista da banda citada. Dois caras com uma excelente técnica e um conhecimento teórico bem bacana. Há vários videos na net de ambos improvisando, estilos muito diferentes do metal. Eles buscam ideias pro som deles em outros estilo. Digo, se o metal tivesse uma riqueza musical, acho que não veríamos guitarristas de sucesso que tenham estudado apenas o estilo e chegado aonde chegaram. Pare e pergunte, quem foram as influências dos seus ídolos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    El_DoradoUK
    Cara, uma vez fui ao ensaio com uns amigos de uma banda de corôas (baixo, bateria e piano elétrico), e o baterista usava um "kit" de apenas 4 peças, 3 pratos, 1 agogô e o contratempo... O que eu ouví foi impressionante! Baterista realmente bom, não precisa de uma muntueira de peças...
    Abç

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    esse é o grande lance...vc tem que escutar bastante e tirar o máximo de músicas q puder...não adianta ficar pirando em exercícios....metrônomo....tem que tocar,entender...a abordagem da base, do solo...e isso leva tempo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    elciosouza
    Concordo plenamente...
    Abç

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: elciosouza
    · votar


    as vezes, ou na maioria delas, os músicos tornam as músicas em algo burocrático...e esquecem que música e mais feeling do que conhecimento teorico....não adianta o cara voar no braço da guitarra com metrônomo, se ele não vai saber aplicar na música....e são poucos que tem brevê pra isso(vide Zakk Wylde). as pessoas se esquecem que a grande maioria dos caras que trilharam o caminho, não sabem muita coisa teórica...simplesmente fizeram!!!! siga seu coração, o que vier na cabeça toque!!!! é como disse B.B. King em um livro, que li quando começei a tocar guitarra... improviso é tentaiva e erro.algumas vc vai acertar e na maioria não.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    elciosouza
    as vezes, ou na maioria delas, os músicos tornam as músicas em algo burocrático...e esquecem que música e mais feeling do que conhecimento teorico
    Não vejo assim, prática sem teoria é tão ruim quanto teoria sem prática.

    as pessoas se esquecem que a grande maioria dos caras que trilharam o caminho, não sabem muita coisa teórica...simplesmente fizeram!
    E sofreram bem mais por isso para trilhar este caminho. Todos têm o direito de errar, mas persistir no erro por "orgulho" eu vejo como burrice. Até o melhor dos poetas se não quisesse aprender a ler e escrever seria um analfabeto.

    Prum músico profissional hoje em dia, aliar teoria e prática é imprescindível.

    ogner
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    El_DoradoUK
    Figuras de tempo. minina, seminina e a turninha toda!!
    Nao ajudei muito, eu sei!!

    o/

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mas a maioria, acaba virando máquina de copiar outros guitarristas e acabama não possuindo identidade própria. os que não estudaram tanto como essa rapaziada de hj em dia e hj são os monstros da guitarra e estão milionários? Clapton, Santana, Beck, Page, Gilmour, Buddy Guy,entre outros...os caras não ficavam trancados dentro do quarto pirando com metrônomo...eles estão tocando o tempo todo,viviam a vviam a vida...era uma época em que vc aprendia só de ver o coutro cara tocar, aprendia com os demais músicos da banda e de outras bandas...era bem diferente do que é hj. hj as pessoas se prendem tanto a técnica, teoria, perfeição e praticidade...isso mesmo, praticidade(equipamentos digitais) que não fazem 1 música de sucesso MUNDIAL, se vc for comparar com os GRANDES... é por esse tipo de pensamento que hj não aparece muita coisa que preste...está escasso músico BOM, um cara que toque com feeling e faça BOA música....essas são as consequências da burocratização da música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falta de desenvoltura pra solar no estilo funky.