Regulagem de tensor - 1ª VEZ - Ajuda

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12


    Era uma vez um carinha com uma semiacustica. Esse carinha comprou tarraxas c/ trava e mandou no seu ex-professor e luthier pra colocar as tarraxas, trocar o nut, regular, enfim, deixar ela bonitona.
    O pedreiro cobrou 60 paus e me devolveu uma guitarra trastejando. O carinha ficou puto, então resolveu aprender a regular a guitarra sozinho. Arrumou a altura das cordas, as oitavas.

    Mas as oitavas continuam não batendo, mesmo os carrinhos estando no limite (está toda alongada e as oitavas continuam dando 1/3 acima). Um amigo disse que talvez eu devesse mexer no tensor. Medo. Um luthier profissional está querendo cerca de 100 patacas pra regulagem completa! Então o carinha resolveu aprender a regular o tensor.

    O que acontece é o seguinte: quando afino a guitarra pra tocar um acorde em quintas (A, E, D) a desafinação não é tanta. Mas quando toco um acorde em terças (C, G) ou que se extendam por mais de 3 casas, é de doer. Não dá pra usar acordes soltos. As oitavas estão acima e os carrinhos alongados ao máximo. É tensor mesmo?

    Olhando o braço, como mirando com um fuzil, ele está côncavo. Ou seja, o headstock está pra frente e o meio do braço está pra trás. Eu tenho que apertar o tensor 1/4 no sentido horário, correto? O braço é bem fraquinho, do tipo que colocando um pouco de força parece uma ponte tremolo. 1/4 de volta é seguro? Eu realmente quero aprender a fazer a bagaça, mas também é braço colado.

    Condor JC 501 (clone da Epiphone Dot Studio)
    Tensor no headstock, com uma "capinha" protegendo. Tentei usar a chave que veio com uma antiga Strato, mas é maior do que o buraco do tensor.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Renan Gonçalves Flores
    · votar


    PS: Tá foda achar um luthier que saiba mexer com semiacustica de verdade, e não que aprende no seu instrumento na hora. Quando não é ruim, é caro. Por isso quero muito aprender.

    ogner
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Essa semi alguma vez teve as oitavas afinadas? certeza?

    Eu chutaria que zoaram com seu nut!!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    nossa...quanta confusão em uma guitarra só, parece até uma Tempra SW que eu tive...rs

    mas eu acho que o problema das oitavas não está ligado ao tensor! As cordas são novas!?

    abraços

    inExperienced
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Cara vc deve dar 1/4 de volta no tensor por vez e ir "mirando como fuzil", mas devagar cara! Depois afina, mira de novo e parte pras oitavas.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    inExperienced
    está ensinando o cara a quebrar o tensor!? rs

    o tensor não resolve na mesma hora! Não é bem assim...aperta, olha, e pronto...

    tem que girar, de preferência com as cordas "frouxas", reafinar...e esperar algumas horas! Eu geralmente quando preciso regular, justamente por não ter a prática e experiência de um luthier, regulo a noite, reafino, e no outro dia eu verifico se ainda é necessário alguma regulagem...

    abraços

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ogner
    sim, quando veio de fábrica o luthier da loja regulou pra 0.11 (mt pesada pra mim, uso 0.9), o único problema eram as tarraxas
    aí mandei nesse pedreiro (Prof Paul de Itaquera, fiquem atentos) e desde então deu nisso

    Thyago_Trajano
    cordas novinhas, deslizando de tão novas

    o problema das tarraxas e da altura de corda já resolvi, agora quero arrumar as oitavas
    se eu passar pra 0.10 será que melhora ou não tem nada a ver?

    Curly
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Curly
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Vai fazer merda. Acho legal aprender a regular mas o ideal é comprar uma strat baratinha para essas paradas. Regular semi é encrenca. Tensor não deve estar relacionado com problema de oitavas. é ponte tune o matic ? Já tentou inverter o carrinho caso as oitavas não estejam dando ajuste ?

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Curly
    Já tentou inverter o carrinho caso as oitavas não estejam dando ajuste.


    puuuuuutz...muito bem lembrado cara! Podem ter saido, e se colocaram ao contrário, dá merda mesmo....

    tira foto da ponte e do nut Renan Gonçalves Flores..quanto à mudança de calibre das cordas, não influencia em nada na regulagem das oitavas (creio eu)...

    Curly
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Curly
    · votar


    Thyago_Trajano

    é coisa normal ter que inverter um ou outro carrinho quando a corda não dá ajuste. Eles não têm necessariamente um lado certo.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Curly
    Verdade...eu lembro que na minha Les Paul, eles eram chanfrados...entao se tivesse que colocar o máximo possível para frente, o chanfrado devia ficar para trás!

    Mas se pegaram simplesmente a peça inteira, e viraram de lado, ai dá pau mesmo...por isso pedi uma foto!

    Só acho melhor ele n tocar no tensor...

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    visualmente, a sua ponte está mais ou menos assim?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    As cordas 6, 5, 4 e 3 estão todas alongadas ao máximo (igual a corda 6 do exemplo que você deu). É justamente nelas, mais precisamente na corda G, que está o problema. As duas restantes (B e Ezinho) estão a meio caminho e não apresentam problemas de oitava.

    Quanto a altura os dois lados estão mais ou menos iguais (igual o lado dos graves no exemplo). Os bordões estão particularmente altos. Mais alto que isso é muito difícil tocar.

    Amanhã tiro fotos.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Curly
    como assim "inverter" os carrinhos?

    Curly
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=6&t=13227

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    cara, tensor não tem nada a ver com as oitavas...mas se vc quer mexer na curvatura do braço...blz. mas faça isso com a guitarra afinada e gire muito devagar o tensor,mas lembre-se...o braço não vai ficar reto na primeira volta. dependendo da madeira da sua guita, é bom ir devagar...de 1/4 de volta e pare, afine e espera...pois a madeira pode demorar a ir pro lugar.



    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Renan Gonçalves Flores
    · votar


    Curly
    Rapaz, e não é que é uma boa ideia? Nunca tinha pensado nisso, além de ser bem mais fácil de regular com os parafusos por fora. Amanhã à tarde vou tentar e dou um parecer. Valeu!

    [edit] Mais fácil nada, toda hora que eu tiver que regular vou precisar soltar o stop tail.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Curly
    E esse lance de "inclinação voltada pro captador"? No que isso interfere? Os meus estão todos com a face inclinada virada para fora do instrumento.
    Pra mudar é só soltar os parafusos e inverter os carrinhos, né?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu sei que eu já passei do nível da chatice, mas quem não chora não mama.
    Tenho mais duas perguntas:

    1) Por que a guitarra não fica afinada a partir da 12ª casa como na primeira naturalmente? Tudo bem que tem aquele lance da escala cromática ser imperfeita, mas as notas somente sairiam de precisão após várias oitavas, não é mesmo?

    2) Essa minha ponte está com o parafuso comido (presente do luthier), então vou ter que trocar mesmo. Estava pensando numa tune-o-matic com roller bridge, porque uso corda muito fina e exagero nos bends (tipo 1 1/2 com vibrato). Também pretendo instalar Bigsby futuramente. É uma boa escolha?

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    lembro do seu problema! nao resolveu ainda? q zica cara!
    olha só, inverter os carrinhos te da uns milimetros a mais de alcance das oitavas...mas pelo tanto q vc ta falando talvez ainda nao resolva...só uma duvida: qual calibre de cordas vc ta usando?
    as semi acusticas tem o braço menor (distancia dos carrinhos até o nut) q uma strato, por exemplo...por isso calibres menores podem perder as oitavas em semi acusticas e les pauls...isso é importante pois caracterizam o timbre desses modelos pelo fato das cordas ficarem "mais frouxas"

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back
    0.9
    0.11 pra cima nem pensar

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    aí ja tem um problema...rs...tenta usar 0.10 cara...nao tem mta diferença de conforto pra 0.09...vc ja deve conseguir regular as oitavas com a 0.10! nao precisa ser 0.11 nao...a galera usa mto 011 em semi por gosto mesmo...mas por necessidade, 0.10 pra cima ja da legal pra regular!

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu inverti a ponte, melhorou um pouco. O grande problema está na corda G, que não importa se eu inverter a distância vai continuar sempre a mesma.
    O que resta tentar agora é comprar uma corda de bitola mais grossa, até eu ter grana pra mandar num luthier profissional.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Obrigado a todos. Eu não sabia esse negócio de inverter a ponte, foi muito útil, todas as informações foram bem úteis. Obrigado!

    inExperienced
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: inExperienced
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Thyago_Trajano


    está ensinando o cara a quebrar o tensor!? rs

    Oh cara desculpa ae, faltou alguma coisa (afrouxar as cordas e ...).

    Achei este procedimento na net, eu fiz e deu certo. O item 9 trata deste assunto.
    http://www.mariofender.com/2007/11/apostila-do-treinamento-de-manuteno .html
    E aqui no Fórum tem este tópico.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/103592/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem de tensor - 1ª VEZ - Ajuda