Volare Veterano |
# mai/12
Pessoal que segue carreira... Gostaria de pergutar, basicamente, como é sobreviver da música sem morrer de fome?? Hahaha...
Essa pergunta pode ter ficado esquisita, mas deixa eu explicar:
Eu faço faculdade de engenharia e minha previsão pra me formar é entre 6 e 7 anos. ( D= ) Porque, simplesmente estudar o curso, parece que vai me matando aos poucos. Vejam, não é que eu não goste do curso em si, eu não gosto da quantidade de tempo que ele me consome com coisas que muitas vezes pouco me interessam. [A sutil diferença entre gosto e interesse].
Pro lado da música, eu não sou o melhor guitarrista, na verdade sou um "violonista de cifraclub", sem muita bagagem teórica, e arranhava no violão, e resolvi fazer aulas de guitarra agora, faço desde fevereiro.
Também não sou dos melhores, não tenho muita facilidade, aliás eu não tenho facilidade com porra nenhuma na vida, tudo me exige trabalho duro, mas quando eu trabalho por isso, posso me garantir facilmente. Não sei compor (nunca tentei, mas também nao tenho idéia de como se faz, e como disse, não tenho 'o dom', não me vem aqueles 'insight's que lendas do Rock dizem ter tido em algumas músicas), e também canto muito mal, entretanto são duas coisas que eu gostaria muito de aprender: Cantar e compor, adoraria estar na frente de um palco Á La Dave Grohl, com a guitarra e o microfone a frente.
Por outro lado, eu vejo meus professores, que apesar de cagando dinheiro (Universidade pública, todos Doutores), não me inspiram em nada. Eu não gostaria de ser aquele que eu vejo ali me dando aula.
Na guitarra, quando eu consigo tirar uma música, vem uma alegria imensa de dentro, e quando eu não consigo, me da vontade de continuar. Na facul, quando eu bombo, me dá ódio e vontade de desistir, e quando eu aprovo, me dá sensação de alívio.
Agora por exemplo, estava me esfolando aqui pra tentar tirar Paradise City que é o que o meu professor me passou, fiquei bastante tempo mas não tava saindo... Daí tive uma discussãozinha, peguei a guitarra puto e comecei a tentar denovo... E começou a fluir!.. Eu eu senti felicidade. Tenho certeza que isso não vai acontecer na Engenharia.
Mesmo eu não tendo facilidade com música, nem saber cantar e compor, são coisas que eu estaria disposto a gastar o tempo.
Enfim, não contei essa história pra pedir que decidam entre o que eu devo fazer, isso é uma decisão minha, contei pra que vocês entendam melhor a pergunta que eu fiz no começo:
Como é a carreira de músico? Esse negócio de morrer de fome é lenda ou mito? Dom pode ser suprimido por trabalho duro??
Pra galera que faz shows, apresentações... Como vocês começaram?? Ia no bar e pedia pra apresentar de graça ou algo assim??
Porque a única referência que eu tenho de músicos profissionais são os shows que eu vou assistir, e o meu professor de guita. São dois extremos. Sem falar que os caras dos shows não tem como eu perguntar essas coisas. =)
Valeu!
To ligado que ficou grande, mas quem puder ajudar ae...
|