História do metrônomo e sua importância para o estudo da música

    Autor Mensagem
    triumphilespaul
    Veterano
    # abr/12


    HISTÓRIA DO METRÔNOMO
    O metrônomo é um aparelho que produz pulsos de duração regular e exata conforme os ajustes estabelecidos pelo seu usuário, pode ser considerado uma espécie de relógio usado pelos músicos para determinar a velocidade de uma música ou parte dela, a ser seguida por todos que devem executá-la.
    O metrônomo estipula valores que indicam o número de batidas por minuto ( bpm ), os mais tradicionais fazem marcações de 40 a 240 bpm.
    O primeiro modelo foi criado em 1812 pelo relojoeiro holandês Dietrich N. Winkel. Em 1816 o austríaco Johann Mãlzer baseou-se no modelo criado por Winkel, fez diversas modificações e patenteou. Segundo historiadores, o músico erudito Beethoven, amigo de Mãlzer, foi o primeiro compositor a usar um metrônomo em suas canções em 1817. Os primeiros metrônomos eram mecânicos, movidos a cordas, com
    estrutura semelhante a de um despertador. Atualmente em virtude do avanço tecnológico do mercado de instrumentos musicais, começaram
    a ser fabricados metrônomos eletrônicos.

    QUAL A IMPORTÂNCIA DO METRÔNOMO ?
    O metrônomo é extremamente importante para aprender técnicas novas e manter a disciplina.
    Quando um músico está preocupado com a parte técnica da execução, muitas vezes não consegue manter a constância das pulsações, ou seja,
    os tempos que interpreta não são iguais, nessa hora o metrônomo ajuda o estudante a manter a concentração e seguir o andamento correto da música, independente das distrações externas. Se você quiser ser um músico profissional e não se dá bem com o metrônomo, pode ter sérios problemas com a sua banda.

    COMO USAR ?
    Músicos iniciantes tendem a treinar "correndo atrás" do metrônomo, o que é errado. A pulsação deve ser determinada com um valor que permita tocar
    de maneira relaxada e precisa. É importante também, ao praticar um exercício de uma técnica, utilizar o mínimo de notas por batida, obtendo mais precisão e aumentar a velocidade aos poucos, na medida em que for dominando a técnica estudada.

    fonte: http://www.portalmusica.com.br/a-importancia-do-metronomo/

    triumphilespaul
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: triumphilespaul
    · votar


    Fiz um resumo com as partes que considerei mais importantes para o músico iniciante ou quem nunca usou um metrônomo, serei grato aos mais experientes que puderem enriquecer o tópico com mais informações, valeu!

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    triumphilespaul

    Blz? Tomei a liberdade de colocar o link da fonte por extenso na sua postagem inicial. Assim fica mais visível e talvez ajude no Google.

    Valeu!

    triumphilespaul
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia
    Opa valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a História do metrônomo e sua importância para o estudo da música