triumphilespaul Veterano |
# abr/12
HISTÓRIA DO METRÔNOMO O metrônomo é um aparelho que produz pulsos de duração regular e exata conforme os ajustes estabelecidos pelo seu usuário, pode ser considerado uma espécie de relógio usado pelos músicos para determinar a velocidade de uma música ou parte dela, a ser seguida por todos que devem executá-la. O metrônomo estipula valores que indicam o número de batidas por minuto ( bpm ), os mais tradicionais fazem marcações de 40 a 240 bpm. O primeiro modelo foi criado em 1812 pelo relojoeiro holandês Dietrich N. Winkel. Em 1816 o austríaco Johann Mãlzer baseou-se no modelo criado por Winkel, fez diversas modificações e patenteou. Segundo historiadores, o músico erudito Beethoven, amigo de Mãlzer, foi o primeiro compositor a usar um metrônomo em suas canções em 1817. Os primeiros metrônomos eram mecânicos, movidos a cordas, com estrutura semelhante a de um despertador. Atualmente em virtude do avanço tecnológico do mercado de instrumentos musicais, começaram a ser fabricados metrônomos eletrônicos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO METRÔNOMO ? O metrônomo é extremamente importante para aprender técnicas novas e manter a disciplina. Quando um músico está preocupado com a parte técnica da execução, muitas vezes não consegue manter a constância das pulsações, ou seja, os tempos que interpreta não são iguais, nessa hora o metrônomo ajuda o estudante a manter a concentração e seguir o andamento correto da música, independente das distrações externas. Se você quiser ser um músico profissional e não se dá bem com o metrônomo, pode ter sérios problemas com a sua banda.
COMO USAR ? Músicos iniciantes tendem a treinar "correndo atrás" do metrônomo, o que é errado. A pulsação deve ser determinada com um valor que permita tocar de maneira relaxada e precisa. É importante também, ao praticar um exercício de uma técnica, utilizar o mínimo de notas por batida, obtendo mais precisão e aumentar a velocidade aos poucos, na medida em que for dominando a técnica estudada.
fonte: http://www.portalmusica.com.br/a-importancia-do-metronomo/
|