Pessoas com esquisofrenia, disturbios mentais, tocam guitarra normalmente ?

    Autor Mensagem
    aensid
    Veterano
    # mar/12


    Título já descreve toda a pergunta.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    aensid

    Sou leigo, mas de depende da gravidade do distúrbio e histórico de vida de cada um. Acredito que a música pode servir inclusive como terapia pra muitos problemas.

    Por falar nisso, eu acho que já li sobre aluns gênios que tinha distúrbios bem graves. Não me lembro, mas vou pesquisar sobre o assunto. Ou sejam, eram incapazes de fazer algo trivial, como se concentrar, mas tocavam como poucos.

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ex.: John Lennon e Bob Weir, guitarrista do Grateful Dead, ambos tinham Dislexia, segundo li no Google.

    Vale a leitura:

    Esquizofrenia e criatividade artística (Doutoranda: Ana Cristina Resende)
    http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/Psicologia/61927%20-%20A NA%20CRISTINA%20RESENDE.pdf

    Hoje há tratamento pra um monte dessas enfermidades. :)

    Abs

    Ant--
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    aensid

    Vc quer dizer malucos, loucos de pedra? Ja vi alguns tocarem, e bem.

    De Ros
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    aensid

    Que pergunta estranha!
    Eu até ia dar um depoimento aqui, mas uma das vozes que eu escuto diariamente na minha cabeça ta me mandando praticar escalas...

    triumphilespaul
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: triumphilespaul
    · votar


    isso depende de muitos fatores cara, depende do organismo do indivíduo e qual a causa do distúrbio, mas conheço pessoas sequeladas que tocam normalmente!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    De Ros: mas uma das vozes que eu escuto diariamente na minha cabeça ta me mandando praticar escalas...

    Temos a mesmo problema. Que bom! hehe

    Abs

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Derek Paravicini é autista e cego! Além de tocar piano super bem, ele tem o "super poder" de aprender uma música complexa apenas ouvindo uma vez, e nunca mais esquecer!

    Ele passou em um dos episódios de "Super Humanos" no History Channel...

    Procurei esse episódio no Youtube, mas não achei...mas veja esse:


    Curly
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Curly
    · votar


    Acho a questão muito pertinente. Sabemos de grandes artistas que tiveram problemas de sofrimento mental e ainda assim continuam produtivos. Não sou da área médica mas já li que com a nova geração de drogas psiquiátricas muitas pessoas podem voltar a levar uma vida produtiva. Lembro aqui Arnaldo Baptista, Lanny Gordin, Peter Green e Brian Wilson que só podem ser enquadrados na categoria de gênios superlativos.

    De qualquer maneira, é importante perceber que a música poder ser sim um caminho de superação não só para os astros mas também para todos os companheiros que atravessam essa provação tão difícil.

    Jube
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    De Ros
    Que pergunta estranha!
    Eu até ia dar um depoimento aqui, mas uma das vozes que eu escuto diariamente na minha cabeça ta me mandando praticar escalas...

    Vejo cada sacada sua pelo forum, tu poderia inovar fazendo um stand up com musica.

    Sobre o topico, por essas bandas a musica faz parte de algumas casas de pessoas especiais.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Apesar de nao ser um disturbio mental no mesmo contexto do topico, considero a surdez de Bethoven suficiente pra ter feito com q ele jamais cogitasse fazer qualquer coisa com musica...no entanto ele foi talvez a maior influencia da musica no geral...provavelmente ate um funkeiro ja ouviu algo da obra dele...mais do q disturbio mental...tem os fisicos tbm...maestro Joao Carlos Martins q continua tocando mesmo com um disturbio gravissimo da coordenaçao motora...tocou prato em alguma bateria de escola de samba ai desse ano no rio quando o tema era mesmo uma homenagem pra ele...entao dependendo do louco acho bem possivel tocar tranquilamente melhor q mtos de nos juntos aqui do forum!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pessoas com esquisofrenia, disturbios mentais, tocam guitarra normalmente ?