Ibanez RG370DXZL Review: Agora em texto e bem detalhado.

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # mar/12


    Bom, agora que passou a euforia, resolvi escrever um review decente das Ibanez RG com a ponte Edge Zero II, no caso a minha RG370DXZL. Sendo que o Z indica que a ponte é a Zero II, e o L indica que é o modelo Left, canhoto. Então, vamos lá.

    Compra
    Foi feita na loja Mensageiro Musical em Florianópolis, onde consegui um "descontinho camarada". Não vou dizer o valor exato pra não fazer propaganda da loja, mas foi algo entre 1650 e 1800 reais. Um pouco cara, diga-se de passagem. Outras superstratos quase tão boas quanto essa podem ser encontrados na faixa dos 1400 reais tranquilamente. Mas ainda assim, tenho uma certa atração pelas Ibanez.

    Madeiramento
    A guitarra usa as "madeiras-padrão" da Ibanez mesmo. Corpo em Basswood sólido, gosto muito dessa madeira, apesar de ser uma madeira que sofre bastante preconceito, pois é usada na maioria das guitarras de baixo custo. Bem, parece que o Sr. Satriani também concorda comigo. Anyway, a madeira proporciona um timbre rico em médios e agudos, não tão grave quanto o cedro, não tão estralado quanto o Alder. Uma boa madeira. Não parei pra olhar quantas emendas tem. A pintura é impecável e o acabamento é excelente. O braço é em maple, com três emendas, um braço fino, confortável, ideal para tocar em velocidade. Possui a escala em rosewood, que proporciona um timbre mais aveludado do que o Maple. A marcação é "dente de tubarão" que dá um apelo estético interessante pra guitarra. Possui trastes jumbo.

    Ponte

    A ponte dessa guitarra é um capítulo a parte. A Ibanez realmente caprichou nessa floyd, a Edge Zero II. Não entendi muito bem como funciona o tal Zero System sei lá o que, mas o que eu posso dizer é que ela já veio regulada de fabrica, COM CORDAS NOVINHAS, inclusive o cara da loja disse que eu fui o primeiro a tocar nela, e eu afinei, toquei 3 horas dando alavancadas violentas e tudo mais, e ela NÃO DESAFINOU. Chequei no afinador e tudo, tá?

    Captação Super Saiyajin
    A captação é a Infinity da Tim, digo, Ibanez. O captador é o INF-4, magneto Alnico 5, humbucker. O do meio é um single INFS-3, também Alnico 5. O do braço é um poderoso INF-3 cerâmico badass fritação petrucciana from hell. O captador da ponte proporciona um timbre agudo, bom pra usar com distorção pesada, pra vc fazer o seu solo, a sua base, ou o que quer que seja. Não gostei muito do som clean dele em si, creio que ele realmente tenha sido feito para distorção badass. O do meio é um single, tem aquele som de single, aquela cara de single, aquele cheiro de single e tudo mais. E o do braço, que fica bem coladinho no braço, aproveita tudo que pode existir de grave no som da sua guitarra. Como eu disse, é ideal pra fritar [s]ovos[/s]. Uma captação muito boa por sinal, me surpreendeu, inclusive considero superior a alguns modelos da EMG. Não tenho intenção de trocar por enquanto.

    Bem, a guitarra em si é muito versátil. Dá pra tocar Metal, Hard Rock, Rock, Progressivo, Punk Rock, Funk, Blues, Soul, Jazz, Pagode, Musica de Capoeira e o que mais vier na sua mente. É só timbrar direitinho. Em breve eu posto alguns timbres das diferentes configurações de captadores, quando tiver condições apropriadas de gravação do instrumento aqui citado.

    É isso pessoal, e Fudeu.

    juninholiveira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    poxa, gostei do review, com uma pitade de humor e bem detalhado.

    tava de olho numa rg370, mas acabei me decidindo por pegar uma Cort X11, pelo meu bolso msm ^^ ainda to juntando . . . .

    tem gente que mete o pau no captador da ponte dessa guita aí, e fala que o cap do braço é o céu e mais um pouco. Vc concorda???

    Grimc
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Grimc
    · votar


    juninholiveira
    Discordo completamente. São todos ótimos captadores. Mas digamos que o captador do braço se sobressaia um pouco em relação aos outros, por causa do imã cerâmico, ele tem um timbre mais definido, violento digamos assim, em comparação com os outros, por isso vai soar diferente.

    Abç

    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Grimc
    exelente review!!parabens!

    juninholiveira
    Isso é questão de gosto, no caso eu tenho uma da série M(braço em maple) e curto muito o som dos captadores
    Essa cort que tu pegou é linda!! é que tem o flamed top né?

    Ahh, se quiser ouvir o som dos infinits, visite meu canal no youtube, esse ano vai rolar muitos sons com ele! =D (propagando modes on)
    lhe garanto que ruins não são!

    Grimc
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Paulo Heineken
    Com certeza, essa guitarra realmente não exige nenhum tuning, os caps, ferragens são todos muito bons! É um bom custoXbenefício, apesar de que se a grana tiver curta, eu recomendaria uma Cort mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ibanez RG370DXZL Review: Agora em texto e bem detalhado.