Construção de guitarra Rickenbacker 325

    Autor Mensagem
    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12


    Esse é meu primeiro post aqui no CifraClub, apesar de já acompanhar o forum faz um bom tempo. Estou começando um projeto de construção de uma guitarra "inspirada" na Rickenbacker 325, modelo de escala curta que o John Lennon usava no início da carreira com os Beatles. Essa será a segunda guitarra que eu construo. A primeira foi uma tele que está 95% pronta. Os 5% que faltam são detalhes de acabamento que a pressa de usar o instrumento ainda não me deixou acertar =D.

    A 325 é uma guitarra consideravelmente mais difícil de construir do que a tele, já que tem braço colado, corpo com cavidades e muito pouca informação sobre ela na rede. Por isso queria usar esse espaço como um diário para esse projeto e também como forma de receber dicas e sugestões dos colegas mais experientes.

    Ainda estou bem no começo do projeto. Basicamente só fiz um molde utilizando uma planta do Rodrigo Rorame (se estiver por aqui, thanks!) que achei na internet. Mas entre hoje e amanhã pretendo buscar as madeiras para começar o trabalho de verdade!

    A guitarra vai ser construída como as Rickenbackers desse modelo: corpo todo em maple e escala em rosewood. Vou escavar a parte de trás do corpo e fechar com um top de maple.

    Um problema que prevejo é conseguir as ferragens e os captadores certos para esse modelo. O preço das peças originais é proibitivo, então provavelmente vou ter que me virar com peças "genéricas"... E aí vai a primeira pergunta aos colegas: alguém sabe me indicar um modelo de captador que se assemelhe (visualmente e funcionalmente) aos das antigas Rickenbackers (modelo toaster)?

    Peço desculpas pelo post longo e juro que os próximos vão ser mais curtos!!! =P

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ah, e depois vou fazer um post com o processo de construção da minha Tele e coloco o link aqui!

    François Quesnay
    Veterano