Construção de guitarra Rickenbacker 325

    Autor Mensagem
    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12


    Esse é meu primeiro post aqui no CifraClub, apesar de já acompanhar o forum faz um bom tempo. Estou começando um projeto de construção de uma guitarra "inspirada" na Rickenbacker 325, modelo de escala curta que o John Lennon usava no início da carreira com os Beatles. Essa será a segunda guitarra que eu construo. A primeira foi uma tele que está 95% pronta. Os 5% que faltam são detalhes de acabamento que a pressa de usar o instrumento ainda não me deixou acertar =D.

    A 325 é uma guitarra consideravelmente mais difícil de construir do que a tele, já que tem braço colado, corpo com cavidades e muito pouca informação sobre ela na rede. Por isso queria usar esse espaço como um diário para esse projeto e também como forma de receber dicas e sugestões dos colegas mais experientes.

    Ainda estou bem no começo do projeto. Basicamente só fiz um molde utilizando uma planta do Rodrigo Rorame (se estiver por aqui, thanks!) que achei na internet. Mas entre hoje e amanhã pretendo buscar as madeiras para começar o trabalho de verdade!

    A guitarra vai ser construída como as Rickenbackers desse modelo: corpo todo em maple e escala em rosewood. Vou escavar a parte de trás do corpo e fechar com um top de maple.

    Um problema que prevejo é conseguir as ferragens e os captadores certos para esse modelo. O preço das peças originais é proibitivo, então provavelmente vou ter que me virar com peças "genéricas"... E aí vai a primeira pergunta aos colegas: alguém sabe me indicar um modelo de captador que se assemelhe (visualmente e funcionalmente) aos das antigas Rickenbackers (modelo toaster)?

    Peço desculpas pelo post longo e juro que os próximos vão ser mais curtos!!! =P

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ah, e depois vou fazer um post com o processo de construção da minha Tele e coloco o link aqui!

    François Quesnay
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: François Quesnay
    · votar




    Minha contribuição.

    Acho sensacional esse timbre bem limpo da Rickenbacker do Kantner. Tanto ao vivo como nas gravações.

    PS: Já pensou em fazê-la 12 cordas, visto que você já tem uma Tele?

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O que é aquilo no baixo??? Um sapo??? hehehehehe

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Acho sensacional esse timbre bem limpo da Rickenbacker do Kantner. Tanto ao vivo como nas gravações.

    PS: Já pensou em fazê-la 12 cordas, visto que você já tem uma Tele?


    Som lindo mesmo!!! Mas essa não é pra mim, tô fazendo pra um amigo que quer uma no estilo da do Lennon mesmo, senão consideraria fazer com 12 cordas sim! Quem sabe na próxima? =D

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Decidi fazer uma mudança no projeto da guitarra. Ao invés de maple, tô usando pau marfim tanto pro corpo quanto pro braço. Sei que não é nada comum usar pau marfim no corpo, por ser uma madeira pesada, mas a guitarra vai ser oca, então não vai ficar tão leve. Maple seria o ideal, mas é muito caro e muito difícil de achar uma prancha com a largura necessária para esse projeto.

    A construção da guitarra tá bem adiantada. Já fiz as cavidades do corpo e comecei a dar o contorno com a tupia. Ainda essa semana começo o braço.

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Vou em cadastrar no imageshack e colocar uns links de fotos aqui!

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    ddaanniieell
    A 325 é uma guitarra consideravelmente mais difícil de construir do que a tele, já que tem braço colado
    pois é. tome muito cuidado com isso, pois se ficar torto nao tem salvação!
    braço parafusado é outra conversa, voce tira, arruma, ajusta...

    no mais, aguardo noticias do processo!

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    kiki
    Verdade, já tô me preparando pra tomar muito cuidado nessa etapa. Já fiz o encaixe do braço, tudo na tupia, pra não ter erro.

    E, aproveitando, queria agradecer pelo se tópico da construção da Tele e pelo blog. Me ajudou muito! =D

    ddaanniieell
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ainda nao consegui fazer o cadastro no imageshack... Eles ficam de enviar um link pra terminar o cadastro, mas não mandam. Se alguém souber me indicar outro meio de linkar fotos aqui, agradeço!

    FernandoDentista
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Comprei uma réplica Rickembacker 325 e tem sido uma dificuldade pra conseguir afinar. Tirei as cordas que vieram nela e coloquei 0.09 mas nada de afinar. Levei num luthier que ficou 15 dias e colocou cordas 0,11 que deu uma melhorada mas nada ta 100%. To decepcionado. Alguém pode ajudar? Estou em Recife. Obrigado

    FernandoDentista
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Esclarecendo que a guitarra tem comprimento de 34", cerca de 86cm., trastes mais estreitos em número de 22, o que tb dificulta a colocação dos acordes mas que se resolve com o uso (espero). O luthier disse que apanhou dessa guita e me orientou a levar em outro. Aguardo dicas

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    FernandoDentista
    me orientou a levar em outro.

    Cara, taí sua dica. Leve em outro.

    Também ajudaria se você fosse mais específico sobre o que está acontecendo com a afinação? Será que os trastes estão colocados fora de posição?

    FernandoDentista
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Caro Entamoeba, por exemplo, a gente consegue afinar as cordas e no acorde tem um som de alguma corda semitonada ou desafinada. Me deram a dica de mandar trocar o braço por um longo, como nas guitarras comuns com tamanho de 41" no lugar das 34". Já li sobre outros compradores em outros paises como França que reclamam da mesma situação e o próprio John Lennon tb disse o mesmo da dele. Ele reclamou que quando usava a alavanca de vibrato a afinação mudava. E olha que essa ponte que vem na minha é bigsby tb. O interessante é que alguém que tem a mesma guitarra pudesse dizer algo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construção de guitarra Rickenbacker 325