Quero tocar guitarra solo e base oque estudar ?

    Autor Mensagem
    tenisbranco
    Veterano
    # mar/12


    Estou comçando a tocar guitarra agora não tenho ocndições d epaga rum professor , vocês podem colocar aqui o nome das coisas que tneho que aprender e estudar desde o nivel 0 ate o mais elevado pra que eu possa estudar ? so precisa coloca o nome que eu procuro na net agradeço desde ja aos que puderem ajudar :D

    vinicius000
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tenisbranco

    Exercícios cromáticas, palhetada alternada, decorar alguns acordes básicos, arpejos, escalas.
    Tem muita coisa, dê uma olhada nas vídeos aulas daqui do Cifra Club e do Guitar Battle que vai ajudar bastante também. E assim que puder arranje aulas com um professor.

    tenisbranco
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Muito obrigado cara então e so isso que eu tneho que estudar ? exercicios cromaticos depois acordes depois arpejos depois escalas ? se for so isso fecho hoje mesmo começo meu estudo não tneho como paga rum professor :S

    vinicius000
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tenisbranco

    Claro que não né, tem muita coisa ainda pra estudar. Isso aí é uma base pra quem tá começando. Só que mais pra frente, você deverá treinar outras coisas. Existem muitas técnicas, escalas, teoria musical é bem extensa, ou seja, tem muita coisa pra estudar pro resto de sua vida.
    E treine sempre com um metrônomo, comece bem devagar e vá aumentando a velocidade aos poucos.

    thefuga
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: thefuga
    · votar


    Para ter uma base teorica, começe estudando intervalos, escalas, formação de acordes e campo hârmonico. Dominando o básico disso, você já vai ser teoricamente capaz de fazer bases e solos. Oque mais estudar, você vai ir descobrindo conforme for estudando coisa-a-coisa. E dentro desses assuntos você vai descobrindo muitas coisas.
    Eu acho que o ideal seria você começar com:
    Intervalo musical e os intervalos e notas no braço da guitarra;
    Escala cromática;
    Escalas naturais;
    Formação de acordes e "localizar" as tríades e tétrades no braço da guitarra;
    Campo harmônico;
    Escalas pentatônicas.
    E como eu disse, conforme você iniciar os estudos, você vai descobrindo outras coisas a se estudar. Então tudo começa a ficar mais claro e você vai poder se guiar melhor nos estudos. Ainda assim, quando puder, busque um bom professor.
    Fora isso, exercícios cromáticos (como já citou o vinicius000) vão ajudar na prática. A digitação das escalas também. Dentro disso, você vai descobrindo as "técnicas" que podem ser usadas e vai passar a estuda-las em exercícios próprios ou na própria digitação dos exercícios cromáticos ou na digitação das escalas (o legal de treinar com escalas é que você já vai matando dois assuntos de uma vez). Também vai treinando os acordes. Tire algumas músicas, vai ajudar nessa parte. Aprendendo as músicas que você gosta (mesmo que com tablaturas) você vai passar a descobrir as técnicas e suas sonoridades. Conforme você for avançando técnicamente, vai desconbrindo e aprendento técnicas novas de forma prazerosa. Afinal, estará aprendendo com oque você gosta de ouvir. Mas também não se prenda apenas em tirar músicas com tablaturas. Conforme for avançando, começe a tentar tirar "de ouvido". E sempre mantendo o foco nos estudos teóricos e práticos. Tente conciliar os três: Exercícios práticos, teoria e diversão.

    Enfim, tem muitas coisas a serem estudadas, mas se você começar seus estudos pelo começo (com o perdão da redundância), as coisas ficarão mais claras e você vai descobrindo coisas novas.
    Por exemplo, não adianta estudar escalas sem saber nada sobre intervalos. Você vai esbarrar na primeira página sobre qualquer escala no momento em que se falar em intervalos.

    Importante: Uma coisa de cada vez. Uma vez que você tenha entendido um assunto, passe para o próximo. Não adianta nada ler um livro sobre intervalos e cinco minutos depois começar a estudar as escalas sem nem ao menos dominar os intervalos. Isso vai começar a gerar confusão. Então o melhor a fazer é estudar e dominar uma coisa de cada vez. Como fazemos na escola.
    Tenha paciência nos estudos, não importa o quanto demore para você começar a dominar o assunto. Pois como diz a frase, "A pressa é inimiga da perfeição!".

    Abraços!

    Edit:
    Dá uma olhadinha aqui: http://www.cifraclub.com.br/aprenda/
    Tem várias "aulas" sobre diversos assuntos, tanto em texto quanto em video. No CifraClubTV também tem algumas coisas que vão ajudar.

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tenisbranco

    Começa com intervalos e tríades...depois que você ficar foda nisso o básico (escalas, acordes e afins) fica mais tranquilo.
    E dependendo do que vc for tocar, faça muitos execícios para a coordenação.

    Tomnisilva
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Olá amigos,

    Como sou novo no cifraclub gostaria de me apresentar. Meu nome é Toni , tenho 25 anos e estou fazendo meu TCC ( trabalho de conclusão de curso) sobre o fórum do cifraclub. Estudo Licenciatura em música na UFPB ( Universidade Federal da Paraíba) e vou pesquisar um pouco sobre como esse forum ajuda tanta gente com essa troca de informações que fazemos aqui. Espero muito que você me ajudem nessa empreitada.

    Mas para ajudar o amigo tenisbranco, vão abaixo os vídeos de uma vídeo aula que me ajudou muito no início para fazer bases.

    http://www.youtube.com/watch?v=IEPw06KxdOY
    http://www.youtube.com/watch?v=wpQGwDxQwvM&feature=related

    Esse cara é impressionante. Tomara que ajude. Abraços

    Ant--
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Está começando?
    Meu conselho:
    1) Tire as músicas que vc gosta - primeiro o basicão, depois vá se aprofundando nas mesmas músicas
    2) Estude essas músicas, suas escalas, suas origens, suas influências.

    É um bom método porque te mantém motivado. Eu sempre digo que uma música é como uma casa, vc visita os cômodos, mas sempre tem algo que ainda não tinha percebido em determinado cômodo... até, é claro, chegar uma hora em que vc destrinchou tudo. Aí sim, vc estará aprendendo coisas interessantes.
    Lógico que escalas, intervalos, etc... que o pessoal falou aí acima é o caminho mais didático e deve ser considerado. O truque de escolher estudar as músicas que vc gosta é realmente porque mantém a motivação a mil.
    Boa sorte.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Tomnisilva
    João Pessoa em peso no FCC \o/

    tenisbranco
    Segue os conselhos da galera ae, que você vai começar bem!

    Também é importante você não criar vícios errados, como na postura das mãos.

    Deve-se fazer aqueles exercícios 1234, 1243, 1324, 1342...para treinar a palhetada alternada e a independência dos dedos.

    Exercícios cromáticos
    http://www.cifraclub.com.br/aprenda/tutoriais/6-guitarra/ggj-exercicio s-cromaticos-p1.html

    Te aconselho a ver esses vídeos:
    http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/

    Começa pelo: "Como ler tablaturas", depois ve o de "Postura: Como segura o violão e a guitarra"

    Os vídeos de palhetada alternada também são bastante importantes.

    abraços e bom estudo

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quero tocar guitarra solo e base oque estudar ?