Como instalar um plug para trocar os escudos de guitarra strato sem precisar soldar?

    Autor Mensagem
    maadc
    Veterano
    # fev/12


    Lembro que vi o Curly mencionar que fez isso com seus escudos, mas acho que ele não explicou como.

    Alguém sabe explicar?

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Primeiro, você precisar de um cara, que se chama Luthier, e não tentar ficando fuçar nas coisas sem ele, a não ser que você seja ele...

    Doggy
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Doggy
    · votar


    Primeiro, você precisar de um cara, que se chama Luthier, e não tentar ficando fuçar nas coisas sem ele, a não ser que você seja ele...

    Nada a ver.
    -
    Acho que qualquer conector serve, não? Basta apenas organizar as ligações...

    Doggy
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mas eu não entendi muito bem pra quê isso, rs... Pra poder trocar o escudo com os componentes todos por outro escudo com outros componentes de forma mais prática?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Doggy
    Mas eu não entendi muito bem pra quê isso, rs... Pra poder trocar o escudo com os componentes todos por outro escudo com outros componentes de forma mais prática?

    Trocar o escudo de forma mais prática sem precisar fazer uma porrada de coisa.

    Tipo, um plug pra tudo saca?

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Provavelmente ele só tem 1 strato e quer trocar de escudo toda hora e acha complicado ficar fazendo tudo aquilo...
    Acredito que não tenha jeito de melhorar isso...

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O curly usa um conector do tipo molex, se não me engano.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MauricioBahia

    Po é verdade. Muito mais simples do que ficar soldando.

    Curly
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    maadc
    MauricioBahia

    é muito simples. eu testei vários conectores, uma vez observei que os conectores usados nos EMG's se parecem com os conectores "kk molex" usados em computadores:

    EMG:
    http://www.emgpickups.com/content/productimages/81bk.jpg

    Molex:
    http://sigma.octopart.com/532920/image/Molex-22-27-2081.jpg

    Então fica facil, basta conseguir um par de molex (macho e fêmea). Eles têm 4 conectores, vc precisa só de 2, eu uso os 2 do centro. Na guitarra fica o fêmea, um conector vai para o centro do jack de saída e no outro solda o terra do jack e o fio de aterramento da ponte juntos. No escudo vai o macho, em um pino vai o terra e no outro a saída (pino central do pot de volume)

    O ideal para usar esse sistema é conseguir uma fender american standard das antigas, pois vem com o "piscinão", aí vcpode ter vários escudos com configuração diferentes (SSS, HSH, HH, P90/P90, etc). Para trocar, basta afrouxar um pouco as cordas, colocar tipo uma cartolina para os caps não enconstarem nas cordas, desencaixar um e encaixar o outro.

    Riscos: algum mal contato na hora de um show, mas uso isso há uns 4 anos e nunca aconteceu.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Legal! O problema é ter saco pra fazer isso nas minhas 3... Esperarei uma noite chuvosa. hehe

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MauricioBahia

    Legal! O problema é ter saco pra fazer isso nas minhas 3... Esperarei uma noite chuvosa. hehe

    em noite chuvosa eu perco toda minha vontade de fazer qualquer coisa...que não seja ficar deitado...rs

    Curly
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MauricioBahia

    a questão é se precisa disso. eu preciso, apesar de ter pelo menos umas 8 strats, se contar com as desmontadas, hehe.

    meus escudos:

    SSS (delta tone)
    SSS (tex-mex)
    SSS (lace sensor - tenho dois !)
    HH (SD pearly gates/59)
    SSS (SD lipsticks)
    SSS (noiseless)

    eu usava duas strats para estes escudos, uma fender americana e a strat feita com partes que eu postei aqui. Como consegui outra yamaha pac712 para guitarra principal, não estou mais usando o sistema, já que ela não e compatível com os escudos padrão fender.

    maadc
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Curly:

    Muito obrigado pelas dicas. Você tem alguma foto na qual se possa visualizar bem essas modificações que você fez em uma das suas stratos?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como instalar um plug para trocar os escudos de guitarra strato sem precisar soldar?