Paul Gilbert => Dica de saúde para os guitarristas.

Autor Mensagem
PGilbert
Veterano
# fev/12 · Editado por: PGilbert


Paul Gilbert falou sobre a perda forte de audição que ele tem, causa por anos de volume alto e guitarra na orelha..

Leiam, ou não.

----

No caso de você não ter ouvido falar, eu tenho perda auditiva significativa e constante zumbido no ouvido. Primeiro de tudo, não se preocupe, eu não vou passar esta coluna inteira lamentando ou reclamando sobre isso. Meu objetivo aqui é dar-lhe idéias práticas sobre como manter seus ouvidos em bom estado e também como lidar com qualquer perda de audição que você possa ter.

Se eu pudesse voltar no tempo e visitar o Paul adolescente, eu certamente teria alguns conselhos importantes para dar. Eu começaria com estilo de cabelo. "Não ter uma permanente. Deixe Def Leppard ser Def Leppard. Deixe-se ser você mesmo e corte tudo se o cabelo começar a ficar bagunçado". Então eu iria discutir calças Spandex. "Elas são um pouco ... anatômicas. Ou mude para jeans ou invista em um pepino". Eu teria, então, uma discussão sobre relacionamento com o sexo oposto, o que é demasiadamente longo para incluir aqui, e finalmente eu falaria sobre os ouvidos.

Na lista a seguir, tenha em mente que todas as proibições se referem a coisas que eu fiz.

• Não coloque sua orelha diretamente no seu falante 4×12 (N. do T. – Ele fala sobre as caixas dos amplificadores que contém 4 auto-falantes de 12 polegadas) enquanto ele estiver alto, não importa o quanto você ame o som.

• Não coloque os seus fones de ouvido no volume de um show, enquanto pratica "air-drum" (N. do T. – bateria imaginária) com álbuns do Rush todas as noites antes de ir para a cama.

• Não coloque o som do seu carro no volume de um show cada vez que você for dirigir.

• Não vire seu falante 4×12 para você mesmo no palco para poupar o público, e ao invés disso direcionar tudo para você.

• Não insista para que seu baterista toque com o estilo de Alex Van Halen com aquele prato de condução e o chimbal aberto em todas as canções.

• Não durma com fones de ouvido conectados a um leitor de cassetes em "loop", a fim de interiorizar música clássica.

• Não gaste 14 horas por dia de gravação com um metrônomo alto em seus fones de ouvido. Em vez disso, grave ao vivo com a banda inteira para que você possa ouvir e ajustar ao ritmo natural de todos, sem aquele DONK DINK DINK DONK DINK DONK do cowbell.

• Não passe 14 horas por dia editando instrumentos e vocais. Contrate um engenheiro que pode fazê-lo mais rápido e melhor.

• Não passe horas brincando com microfones, pré-amplificadores e equalizadores no estúdio. Passe o tempo praticando para obter um grande desempenho. Isto será sempre melhor do que qualquer edição, ajustes ou mixagem.

• Não construir um estúdio em casa sem tratar as salas com painéis acústicos. Espuma e tapetes são ineficazes. Você precisa de brass-traps grossos feitos de fibra de vidro compactados. Tentar mixar uma sala não tratada só vai confundir os seus ouvidos, e a tendência em aumentar o volume para resolver não vai ajudar. Trate as paredes e o teto com bass-traps — muitos deles!

• Não coloque a cabeça no falante para tentar descobrir o tom de uma canção desconhecida durante o caos de uma jam de várias guitarras na NAMM. Apenas silencie as cordas faça "chicka-chicka" (N. do T. – Tocar as cordas abafando, sem reproduzir notas). Isso funciona em qualquer tom.

• Não seja "cool" em situações onde a música esteja muito alta. Coloque os dedos nos ouvidos ou saia da sala.

• Não toque músicas que sejam constantemente altas. Escolha ou escreva músicas que contenham alterações dinâmicas de volume. Estas alterações de volume, vão fazer as partes mais fortes musicalmente eficazes através do contraste com as partes mais calmas. E os seus ouvidos se sairão muito melhores devido as pausas.

Esta é uma longa lista de proibições e eu deveria reformular pelo menos o último item (que eu acho que é o mais útil) no positivo:

• Toque música com dinâmica. Você ainda pode tocar alto. Mas inclua alguns buracos mais silenciosos em sua músicas. Ouça os riffs de abertura de "Highway to Hell" e "Back in Black" do AC/DC. Há grande buracos de silêncio nesses riffs e ainda assim são alguns dos mais poderosos riffs existentes. "Stairway to Heaven" começa com mais de quatro minutos de guitarra limpa antes de entrar na bateria, e depois vai quase dois minutos a mais antes de uma guitarra distorcida entrar. Mesmo a maioria das primeiras músicas do Van Halen tem buracos silenciosos no meio. Estas técnicas de dinâmicas não só irão poupar seus ouvidos, mas elas também são musicalmente boas.

Para mim sempre foi difícil resistir a filosofia do "mais é mais". Quando eu toco silenciosamente, me sinto sonoramente nu. Meu instinto é bater na cabeça da plateia com volume, velocidade e potência. Se eu tocar tranquilamente, sutilmente e lentamente, será que eles vão jogar um tomate para mim? Eu não sei. Eu nunca tentei. Pelo menos não recentemente. Até agora não houveram tomates. Eu deveria ter tentado isso há muito tempo atrás.

Neste ponto, devo mencionar os fones de ouvido que tenho usado no palco nos últimos anos. O que está acontecendo lá? Por que não uso um fone in-ear como todo mundo faz? Tudo bem, aqui está minha explicação. O propósito dos meus fones de ouvido é o mesmo que os in-ear mais comuns: bloquear o volume do palco enquanto me dá um retorno de tudo que está acontecendo. Eu tentei os moldes auriculares in-ear mas prefiro os fones de ouvido. Eu posso facilmente tirá-los se eu precisar falar com alguém na sala, ouvir o público, ou fugir de uma explosão de volume acidental. E os alto-falantes são simplesmente muito maiores nos fones de ouvido, então eu tenho um som de melhor qualidade. Ele também me dá uma boa desculpa para ter o cabelo bagunçado, que é o que acontece normalmente com meu cabelo.

Agora, vamos voltar ao controle de danos auditivos. Você já tem zumbido constante e não escuta frequências altas? Você quer saber porque a maioria das pessoas (especialmente mulheres e crianças) não falam alto o suficiente? Você quer saber porque o diálogo em filmes é tão baixo? Você quer saber porque telefones, relógios despertadores, e temporizadores de cozinha simplesmente não são feitos como costumavam ser? Você quer saber porque nunca o seu novo aparelho de som soa tão bom quanto o que você tinha quando você era criança? Você quer saber porque os shows são sempre muito altos e o som de baixa qualidade? Eu gostaria de saber todas essas coisas até que eu percebi que o problema era eu! Desculpe!

Este é o preço que pago por ouvir todas as fantásticas músicas e guitarra com volume alto. Valeu a pena? Em uma palavra, sim. Eu amei tanto essa música. Mas eu certamente gostaria de poder voltar no tempo e seguir alguns dos meus conselhos. Eu iria trocar alguns momentos "cabeça no falante 4×12″ pela minha audição.

Então, como faço para lidar com a vida em um mundo livre de frequencias agudas? Bem, em primeiro lugar, eu ainda posso ouvir a minha guitarra. Eu tenho a ajuda da melhor empresa de aparelhos auditivos do mundo — Marshall! Ouvir minha guitarra não é um problema! Sério, a minha sensação na hora de tocar guitarra não é só via os meus ouvidos. Quando eu toco, eu estou fisicamente tocando as cordas e sentindo a vibração na madeira do corpo e do braço. Eu tenho uma forte ligação com a música antes de eu ouvir uma nota.

O maior desafio é a fala. A minha perda auditiva ocorreu gradualmente, eu realmente nunca notei a mudança. Eu ainda me sinto normal. Mas agora parece como se eu vivesse em um mundo onde todo mundo tem ouvidos biônicos super-poderosos. Eu vejo as pessoas em lados opostos de uma sala conversando entre si com facilidade, enquanto eu estou no meio e não consigo entender nada. Eu tentei aparelhos auditivos e ainda tenho que encontrar um que não soa como uma transmissão AM da rádio kazoo. Então a minha solução é me aproximar das pessoas e convencê-las a falar claramente, devagar e diretamente para mim. Eu posso imaginar que este requisito para a comunicação simples pode ser irritante para as pessoas ao meu redor. De certa forma, estou exigindo um tratamento especial. Mas eu não tenho M&Ms marrons nos bastidores (N. do T. – Fazendo alusão ao Eddie Van Halen, que certa vez exigiu uma tigela de M&Ms no camarim, mas não poderia haver nenhum da cor marrom), então espero que isso tenha um contrapeso no final.

Finalmente, este pode ser um otimismo perigoso, mas eu realmente desfruto um pouco da minha perda auditiva. Eu posso dormir com qualquer coisa (despertadores, tráfego, cães latindo, telefones tocando, vizinhos barulhentos, os alarmes de incêndio). Eu não fico tão chateado quanto eu normalmente estaria com as músicas de fundo onipresentes, e horrivelmente escolhidas em restaurantes, lojas e locais públicos de todos os tipos. E, embora a comunicação oral exija que eu chege mais perto das pessoas, eu gosto de como isso torna a comunicação mais séria. Eu simplesmente não consigo conversa facilmente. Você tem que chamar a minha atenção, olhar bem para mim e dizer o que precisa ser dito clara e diretamente. Resmungar, sussurrar e verbosidades simplesmente não funcionam. O homem velho e rabugento em mim não sente muita falta disso.

E o jovem em mim com certeza adorava ouvir todas as grandes canções de rock 'n' roll. Só para lhe dar uma amostra da música deliciosa que ajudou a explodir os meus ouvidos, confira "I Wanna Go Where the People Go" dos Wildhearts. Esta foi a minha canção de rock favorita de toda a década de 90, e tenho certeza que perdi alguns decibéis de audição enquanto ouvia seus riffs implacáveis​​. Um pouquinho só não vai te machucar. Vá em frente.

---

Acho foda mesmo... e o pouco de contato que tive com ele, deu pra perceber que é realmente foda.. tive que praticamente GRITAR pra conseguir conversar com ele.


EDIT:

Fonte em pt-BR

Fonte original em EN

D.V.
Veterano
# fev/12
· votar


Muuuito válido o texto. Realmente se não tivermos cuidado só vamos descobrir o problema no futuro.

Tenho medo por usar fone de ouvido alto a muitos anos desde criança. =/

Mayco.
Veterano
# fev/12
· votar


Excelente matéria! Isso é algo bem sério mesmo e que devíamos ( digo por mim ) tomar mais cuidado.

Parabéns pelo tópico.

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


PGilbert
Cara, apesar de não conhecê-lo, acho o Paul um cara super gente fina e humilde. E engraçado pacas . Esse esquema da audição é foda. Outro dia estava conversando com meu irmão que mora na auastrália, pelo telofone, quando eu disse: não estou te ouvindo! Achei que era a ligação ruim e então passei o tel para minha mãe, que tem 60 anos, e os dois conversaram muito bem. Fiquei preocupado. Não uso mais phones in ear . Timbro meu ampli e depois fico do lado dele, paralelo, sem ficar de frente pro som. Estou muito preocupado com perda de audição. Afinal, não é normal você conseguir escutar música num Ipod com o som no máximo, né?

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Li tudo e gostei muito!

Realmente isso não só foi um conselho para nós, mas também um desabafo e certo ''lamento'' de todos os erros que ele cometeu no passado e que se arrepende por tais. Além da perda auditiva, os tratamento químicos capilares para encrespar o cabelo. Pode-se ver hoje que o Paul Gilbert está bem calvo, mas felizmente a medicina está avançando para um dia acabar com isso.

Tudo que ele falou está perfeito, mas eu teria adicionado uma coisa a mais: maquiagem. Nos anos 80, todos esses astros do Rock usavam quilos de maquiagem durante várias horas por dia, todos os dias. Resultado: depois de alguns anos, a pele da pessoa começa a ficar extremamente envelhecida, com muitas rugas e desidratada, principalmente devido aquelas quantidade abusivas de pó no rosto.

Enfim, excelente artigo esse aí. Espero que o pessoal use esse tópico para debater mais questões de saúde dentro de todo esse mundo agitado do Rock.

Abraços!

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/12
· votar


Eu fiquei preocupado com isso quando vi que todos os meus conhecidos usam o volume do iPod pela metade e eu uso no máximo, com fone in ear e ainda acho que ta baixo rsrsrs
Acho que um grande culpado da minha perda de audição foi o Fender Frontman que eu tinha, pqp, 90% do volume dele tava entre o 1 e o 2, ou era no talo ou não era rsrsrsrs.

felipbass
Veterano
# fev/12
· votar


Excelente matéria! (2)

André8994
Veterano
# fev/12
· votar


muito bomm mesmo ajuda muito e me preucupo tbm com minha audiçao mesmo até qe tenho qe parar um pouco com o fone qe tá me prejudicando.
vlw gostei do topico.

JJJ
Veterano
# fev/12
· votar


Muito boas dicas!

Mas nem todo mundo que perde parte da audição com a idade foi roqueiro nos anos 70 e passou 30 anos com os ouvidos direto numa 4x12... Minha sogra está ficando meio surda e nunca deve ter ouvido rock alto (nem baixo...).

De Ros
Veterano
# fev/12
· votar


PGilbert

Baita texto! O Paul é demais!!!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Agora ele tem um ouvido vintage..

Eu também escuto um zumbido.... como se foce aquelas tv tubo ligando... :(

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


vo le tudo mais tarde, só li até depois da metade
ótimo texto

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/12
· votar


Se tocasse como ele eu não me importaria de perder a audição gradualmente.
Mas como não toco, é bom cuidar do ouvidos, porque surdo e tocando mal não dá.

De Ros
Algum coisa a acrescentar mestre? Como tu cuida da saúde dos seus ouvidos?

juninholiveira
Veterano
# fev/12
· votar


*ouvindo I Wanna Go Where The People Go

Foucault
Veterano
# fev/12 · Editado por: Foucault
· votar


Alex guitar man
Eu também escuto um zumbido.... como se foce aquelas tv tubo ligando... :((2)

marcosshrp
Veterano
# fev/12
· votar


Velho, ele é soda! Pra mim ele é o melhor em todos os quesitos.. Vou tê-lo como um Deus da guitarra acho que sempre..

JJJ
Veterano
# fev/12
· votar


Viciado em Guarana
surdo e tocando mal não dá.

kkkkkkkkkkkkkkkk

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Foucault

Principalmente quando esta silencio

Buja
Veterano
# fev/12 · Editado por: Buja
· votar


Afinal, não é normal você conseguir escutar música num Ipod com o som no máximo, né?
Led Zé
PGilbert

Eu ouvia children of bodom, solos agudos e avalancadas ao infinito do agudo, no talo no meu tablet e achava normal. E isso por uns 3 anos seguidos.
Odiava fones baratos, porque? Tinha má definição? Não! O volume só ia até 98dB. Isso era inadmissível. Sempre ao comprar meus philips, ou quando a grana tava meio curta, aqueles intra-auriculares do paraguai que fazem cosquinha no timpano, eu olhava as especificações: 105db, 111db, 114db, menos de 105db eu nao comprava. Me lembro de estar num engarrafamento, com a cabeca encostada na janela do onibus, e vendo uma ambulancia com a sirene ligada ao meu lado pedindo passagem, e eu so via as luzes rodando. Som ambiente mesmo, zero!
Me lembro tambem de outra ocasiao, onde tambem estava dentro do onibus, curtindo akele solo do final da musica (é o mais aguardado ne), quando uma mulher passa mal dentro do onibus e desmaia. Foi uma gritaria danada, e eu so percebi a gritaria, porque vi o povo agitado, se levantando, e abrindo a boca, mas som externo, zero!
Foi entao que eu me via chegando em casa com uma dor de cabeça dos inferno, um delay interminavel da musica (a musica se repetindo e repetindo o tempo todo no meu ouvido na hora de deitar), o silencio absoluto me incomodava, como se meu ouvido fosse implodir, e um zumbido agudo que nao parava por nada.
Cai na real e disse pra mim mesmo, poha, so pode ser o som alto.
Eu sempre notei que qualquer programa de audio ou sistema reprodutor de musica sempre vem com o controle de volume por volta de 80%. É assim no windows, no reaper, no guitar rig, no ipod, no meu tablet. Isso me irritava até, eu dizia: pow, toda hora que eu inicio esse player tenho que colocar o volume em 100%. Mas porque? Porque voce nao precisa de 100%. Com 80% vc ja escuta todas as frequencias gravadas e num volume agradavel, sem clipar. Eu demorei a perceber isso.

Cara, foi sorte minha, nao tive perda significativa de audicao. Por curiosidade, muito recentemente, assistindo um video do TV anhaia, vi o cara falar sobre as curvas de fletcher e munson. Em suma, significa que quando mais o som está nos extremos da nossa capacidade auditiva (20hz e 20 khz), mais volume precisamos para escutar. Um site me apontou para um aplicativo online onde se pode fazer medicoes parecidas com um exame de audiometria.
vide: http://www.phys.unsw.edu.au/jw/hearing.html
Por este exame vejo que escuto muito bem num volume relativamente moderado as frequencias entre 30hz e 45hz, e num volume um pouco maior as frequencias até no maximo 16khz ( com este teste basico nao deu pra saber se chego tranquilamente aos 20khz).
Logico, é um teste simples, onde nao da pra ter uma basica medica, mas é interessante pra saber como vc estou indo no momento. Se eu tive uma perda auditiva, acredito que seja insignificante.

Isso serviu pra me alertar. Se nao ficar esperto eu poderia ficar surdo com 40 anos. E ainda mais com esse relato. Garanto que servirá de alerta e instrucao para todos aqui do forum, e até mesmo os nao-guitarristas, jovens estudantes de plantao que so ficam na escola disputando quem tem o foninho mais alto.

Valeu pelo texto cara

o/

ALF is back
Veterano
# fev/12
· votar


excelente tópico/ matéria...
tenho ctza de q esses conselhos soam mais persuasivos para nós vindo do P. Gilbert do q se viessem de um médico otorrino!

Gilbert é humilde e carismático...passou algo importante de forma bem humorada...mto bom!

ItimuraFRK
Veterano
# fev/12
· votar


Se fosse minha mãe falando eu logo não daria a minima.....

Santo erro!!

trashit hc
Veterano
# fev/12
· votar


belo tópico!!

eu fiquei surdo de um ouvido por mais de 1 mês! depois melhorou.
o som estava bem alto, eu coloquei o fone, ai fude#$*!!! ontem mesmo aconteceu algo parecido.
mais o ouvido nunca mais foi o mesmo. quando vou dormir, escuto aquele zumbido.

guizimm
Veterano
# fev/12 · Editado por: guizimm
· votar


onde tem o link disso?

AndersonMatos
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm
http://whiplash.net/materias/news_842/148216-mrbig.html

PGilbert
Veterano
# fev/12
· votar


Coloquei a fonte no primeiro post! Desculpem, eu tinha esquecido!

Ant--
Veterano
# fev/12
· votar


Vou dar minha choradinha também.
Desde 2004 me surgiu zumbido no ouvido (nos dois, mas acho que o esquerdo tem mais) e até hoje essa merda me acompanha. Fiz audiometria mas não constataram perda auditiva significativa, apenas o fela do zumbido (tinitus, whatever) em uma frequência altíssima, parecendo quando vc ligava/desligava aquelas antigas TVs de tubo.

Tá, agora vamos ao que eu acho ser a causa. Durante um tempo eu toquei num barzinho que tinha o palco muito pequeno, e nosso batera inventou de usar aqueles triggers (que parecem umsa moedinhas) com um console para simular todo tipo de setup. Cara, aquilo era uma porrada na orelha. No dia seguinte sempre ficava o zumbido, mas depois sumia. Um dia, após um show em que especialmente o PA ficou muito do meu lado, acordei com o ouvido esquerdo escorrendo uma aguinha. A porra tinha danificado o tímpano. Depois me recuperei e passei a exigir menos volume e talz. Isso foi em meados dos anos 90. E só de 2004 pra cá é que o tinido apareceu para nunca mais me largar. Tem ligação uma coisa com a outra? Deve ter. Portanto, jovens, CAUTELA!

Lord-g
Veterano
# fev/12
· votar


Maaaaaaaaaaaaaassa demais .

Jim Marshall
Veterano
# fev/12
· votar


Eu posso dormir com qualquer coisa (despertadores, tráfego, cães latindo, telefones tocando, vizinhos barulhentos, os alarmes de incêndio).

Único ponto positivo para a perda auditiva.

PWN3DROCK
Veterano
# fev/12
· votar


alongamento, depois que eu comecei a fazer antes e depois de tocar, senti um diferença enorme no meu desempenho.

PGilbert
Veterano
# fev/12
· votar


PWN3DROCK
oi?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Paul Gilbert => Dica de saúde para os guitarristas.