[Dica] Cuidando das Cordas!

    Autor Mensagem
    Mury
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Mury


    Em primeiro plano, quando se trata de guitarra vem sempre essa dúvida:
    - Porque minhas cordas não duram nem duas semanas e já estão oxidadas?
    Bem, pelo fato de, principalmente se você sua muito, o ácido úrico é expelido pelos seus poros das mãos então, este causa a oxidação das cordas de aço que por muitas vezes dizem ser 'banhadas a nickel' e duradouras, serem extremamente rápida.
    Se deseja que suas cordas durem pelo menos um ou dois meses, que é o recomendável, pois mais que isso é complicado e o brilho dela também - mesmo que bem cuidadas - ficam opacos, você vai precisar de:

    1 - Vaselina Líquida: Por ser do tipo oleosa e insolúvel em água, ela não evapora tão facilmente e não deteriora as cordas e seu papel é de não deixar as cordas entrarem em contato com a umidade do ar, que é o principal responsável pela oxidação delas.

    2 - Uma Flanela/Toalhinhas: A flanela, de preferência bem seca, pode ser usada quantas vezes quizer, se preferir, use uma única flanela porque a 'ferrugem' que sai da corda se não for limpa na hora, depois fica como 'mancha' e é difícil de retirar, às vezes necesário várias lavagens.


    OBS.: Prefira usar toalhinhas de rosto, elas absorvem melhor a vaselina e a sujeira, se for usar flanela, use das que são feitas de pano.
    OBS².: Se possível possua uma dessas toalhinahs de rosto, para enxugar am ão quando sentir necessário.

    3 - Paciência: É necessário passar a 'flanela' várias vezes enquanto toca e às vezes você pode não ter paciencia para cuidar, assim como não tem para soldar pequenas coisas.

    4 - Persistência: Uma vez sem seguir o procedimento, e suas cordas podem ser comprometidas. Então, sempre que for tocar , por treino ou numa apresentação, faça os procedimentos a seguir.
    Como??

    Aí vem a parte prática. Não é difícil mas também não é fácil. Então vamos lá:

    1 - Antes de tocar, lave suas mãos - BEM E COM SABÃO! - para tirar a umidade e suor que já há nesta.

    2 - Toda e qualquer pausa que der em quanto toca, passe ao menos uma flanela seca (pode ser a mesma que usa para limpar) ou umedecida com vaselina (preferível) mas alguns não gostam pois a vaselina deixa as cordas muito lisas, eu já acho melhor, não tem aquele atrito nos slides, claro se não passar muito.

    3 - Após tocar, SEMPRE umedeça a flanela com a Vaselina e passe corda por corda, em cima e em baixo, ou a ferrugem de cima não vai existir e as de baixo vao detonar seus trastes.

    Para umedecer a flanela, use o seguinte método: Assim como você faz com o álcool quando está com tosse, dobre a flanela em dois e, em um canto da mesma, encoste no bico do vidro de vaselina líquida, vire devagar e quando perceber que escorreu para o outro lado da flanela, pare. (vire o vidro para cima novamente, claro), aí então faça o procedimento acima.

    4 - Guarde sua Guitarra na bag/case com o pano junto, para que o mesmo não acumule POEIRA e derivados.

    Não se esquça das dicas dadas acima, SEJA PERSISTENTE E PACIENTE.

    Espero que gostem!

    Usei a busca e tudo o que eu encontri foi: Como cuidar bem da sua guitarra; Como cuidar da guitarra; Como limpar a guitarra; Como trocar as cordas da guitarra, etc. Mas nada totalmente relacionado a como fazê-las durar.


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    "Mas nada totalmente relacionado a como fazê-las durar."

    "1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;"

    Sobre durabilidade:

    http://forum.cifraclub.com.br/?q=cordas+durabiliade&sa=Buscar&domains= forum.cifraclub.com.br&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&cx=partner-pu b-7284698113143250%3A7103296851&forid=1&action=buscagoogle&ie=ISO-8859 -1&oe=ISO-8859-1&cof=FORID%3A11&hl=pt

    Grato pela contribuição, mas as regras tem que prevalecer.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a [Dica] Cuidando das Cordas!