Madeira de Stratocaster

    Autor Mensagem
    diegomarinho_o
    Veterano
    # jan/12


    Tenho uma Stratocaster à uns 4 anos, de marca desconhecida, mas quando fui comprar fui pelo timbre e não pela marca e consegui um bom instrumento, pelo menos para mim rs

    Enfim, hoje fiquei curioso sobre a madeira dela e obtive isso:
    corpo em Alder, braço em Maple, escala em Rosewood

    Gostaria de saber se a madeira dela é boa ou não, só uma curiosidade mesmo rs

    Desde já agradeço
    Deus abençoe

    Pesquisei antes de criar o tópico, e as respostas pareciam meio vagas

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    diegomarinho_o

    Porque não usa a busca?

    Rosewood

    É o tipo de madeira mais comum em escalas de violão e guitarra. É boa

    diegomarinho_o
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Em todos os topicos da pesquisas está escrito assim, use a busca =s

    Velvete
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Velvete
    · votar


    diegomarinho_o

    Sendo a marca desconhecida, como descobriu as madeiras que a guitarra fora confeccionada?

    Abraços

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    meu filho, essas sao as madeiras mais comuns em strato, mas devemos lembrar que nao adianta apenas isso, precisamos ver a procedencia dessa madeira e a forma com que ela foi tratada antes e durante sua transformaçao em guitarra rs.
    a minha fender tambem é feita com essas madeiras.
    galera me surgiu uma duvida e queria ver se era possivel perguntar aqui:
    minha fender tem uma tira de jacarandá atras do braço (ou rosewood, como preferirem) mas nao tem a escala em maple, por que?? apenas para carear o instrumento? afinal, ela nao serve pra nada nesse caso

    diegomarinho_o
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Velvete

    Marca desconhecida não quer dizer que não tenha marca rsrs
    Foi no site do fabricante =}

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    diegomarinho_o
    Em todos os topicos da pesquisas está escrito assim, use a busca =s

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/52329/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/259216/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/67145/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/142440/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/79054/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/59702/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/135712/

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sendo a marca desconhecida, como descobriu as madeiras que a guitarra fora confeccionada?
    provavelmente ele abriu a guitarra ou entao levou num luthier

    diegomarinho_o
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    The Man Who Sold The World

    EX:. a minha e a sua guita podem ter sido feitas da mesma arvore, maaaaas a sua é uma tira só da melhor parte e foi inteiramente tratada, já a minha foram 3 pedaços colados sem tratamento algum rs

    Velvete
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    diegomarinho_o

    Amigo, como citado aqui, essas madeiras são o feijão com arroz das stratocaster.

    Tudo que remete ao universo Fender Strato seria ponto para comparação.

    O que vai variar é a qualidade desse suposto Alder, as medidas do corpo...

    Abraços

    lokiol
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    As madeiras são legais, tem que ver quantas peças foram remendadas, se tipo, o corpo é em alder mas são uma 7 peças, num fica legal.

    Explicação: Cada madeira, mesmo se for do mesmo tipo, cada tronco tem um espaçamento entre as fibras e diferentes fibras em diferentes posições. Como uma guitarra é combinação de: madeira + captadores + parte elétrica + ferragens, a madeira interage com o instrumento, e se tipo, for muitos "pedaços" juntos, num fica bem legal...

    É isso, dá uma olhada nisso, porque tem que ver a construção também...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    lokiol
    diegomarinho_o

    Não se esqueçam que a preparação e secagem também são importantes.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    lokiol

    Me perdoe o ceticismo, mas você realmente consegue sentir/ouvir alugma diferença? Digo, você realmente experimentou uma guitarra que "num" era muito legal, isolou todas as variáveis, e determinou que ela "num" era legal exatamente por ter "uma 7 peças"?

    lokiol
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: lokiol
    · votar


    Bog
    Já, tenho uma amigo que comprou 2 guitarras iguais, mas preferiu o timbre de uma, ele me pediu pra tocar e eu também achei a mesma coisa, aí ele levou num luthier, aí meu colega autorizou a retirada da pintura pra observar, e tipo, uma continha 3 peças e a outra 5, e isso alterava totalmente o timbre. Guitarra boa tem no maximo 2 peças, porém é mais cara...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    lokiol

    Mas o que são essas peças que você ta falando?

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    lokiol
    Guitarra boa tem no maximo 2 peças

    Legal que eu tenho aqui umas guitarras ótimas feitas com mais de 2 peças... E não consigo achar nenhum problema nelas. \o/

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog

    Mas o que é essas peças que vocês estão falando????

    É algo da madeira?

    Carregando
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    peças de madeira coladas uma na outra...

    -King
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    A maioria das guitarras não são feitas só de uma peça de madeira, são peças coladas uma na outra, que juntas formam o corpo da guitarra.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Imagine a seguinte cena: eles pegam uma pranchona gorda de madeira e cortam no formato do corpo da guitarra.

    Então, esta cena está cada vez mais rara. O normal é eles pegarem várias tábuas, colarem, montarem com elas a tal pranchona, e aí cortarem no formato da guitarra. As guitarras mais baratas tendem a ter mais dessas emendas, o que quer dizer que eles usaram tábuas menores.

    Para esconder as emendas, alguns fabricantes colocam por cima delas uma fina lâmina inteiriça. Aí parece que a guitarra foi feita a partir de um bloco sólido.

    Agora, sinceramente, eu considero esta preocupação bem secundária. Sabe aquela coisa, do guri que nem sabe fazer uma pestana direito e já está preocupado se o pedal dele é true bypass, se o amp dele tem falante de 12", se o overdrive e o reverb são analógicos ou digitais? Então, eu acho que se preocupar com o número de emendas no corpo é algo parecido com isso. Especialmente em instrumentos mais baratos, tem coisas muito mais fundamentais para o cara verificar.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Até fiquei curioso aqui e fui conferir. As minhas guitarras têm todas 3 ou 4 peças. A minha Gibson LP tem 4 (3 no corpo + 1 no tampo).

    Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar


    lokiol

    Aliás, por que o teu amigo comprou duas guitarras IGUAIS (mesma marca/modelo/lote)? O.o

    lokiol
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    Pois ele toca profissionalmente, então ele gostou de uma guita e comprou 2, pra se em um show e tal a corda quebrar ele tem a outra do mesmo modelo...

    E tipo, esse trem de tantas peças conta sim, mas também não adianta ser só 1 peça e tipo, a madeira não for bem tratada.

    Pode ser que uma guitarra de 1 peça seja bem pior que uma com 4 peças. Isso é só 1 aspecto.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Carregando
    -King
    Bog

    Ahh

    Vlw pelo esclarecimento pessoal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira de Stratocaster