Autor |
Mensagem |
douglasmattos0 Veterano |
# dez/11 · Editado por: douglasmattos0
Alguém conhece alguém que utilize guitarras de 7 e 8 cordas que a toque sem usar "Power Chords" ? Nada contra Metal (Eu gosto muito)
http://ww.douglasmattos.com
|
Doggy Veterano |
# dez/11
· votar
|
· votar
Curto muito o trabalho Solo de Chris Broderick. Muito bom tambem ! Queria muito encontrar uma dedeira para usar na 7 e 8 cordas. Mas tive que improvisar e criar a minha com Dedeira de violao e palhetas colado com superbonder.
http://ww.douglasmattos.com
|
pepomello Veterano |
# dez/11
· votar
douglasmattos0
Segurar um braço de 7 cordas tudo bem, mas com 8 ta louco... Como segurar isso ? Deve ser muuuuuuuuuuuito desconfortavel fazer arpejos, ou tercinas que explorem todas cordas...
|
# dez/11
· votar
Eu uso uma de 8 e nao sinto desconforto algum para fazer isso. As cordas sao relativamente mais proximas umas das outras. Comparada com a de 7 e de 6 cordas. Apesar de existir desconforto ou nao, elas estao ai no Mercado e existem artistas utilizando ela. O Proposito de meu post é conhecer formas alternativas de utiliza-la. Sem se limitar a fazer apenas "Power Chords". http://www.douglasmattos.com
|
Bob Mauley Veterano |
# dez/11
· votar
deve ter algum jazzista por aí com uma 8 cordas
|
MMI Veterano
|
# dez/11
· votar
Bob Mauley
tem vários
De 7 cordas... Esse eu curto muito...
Esse cara eu fui na casa dele, ele me deu uma guitarra dessa na mão e me fez passar vergonha... kkkkkk
|
# dez/11
· votar
Valeu MMI, Irei pesquisar esses caras.
http://www.douglasmattos.com
|
Pepe Le P Veterano |
# dez/11
· votar
Um cara "famoso" que usa 8 cordas é o Charlie Hunter:
|
wrr.257 Veterano |
# dez/11
· votar
.... eu sou meio preconceituoso em relação a 7 e 8 cordas. Sou meio tradicionalistaa em relação a instrumentos, pode até ser que existam musicos que ''necessitam'' de 7 ou 8 cordas, mais EU acredito que a maioria só quer aparecer, e o pior é que muitos se preocupam mais em seguir esses caras do que se aprimorar. Me lembro de uma vez perguntar a um professor pra que serve uma guitarra com 7 cordas (na epoca ainda nao era ''comum'' 8 cordas) e ele me disse que a principal função era fazer uns power chords de ''chacoalhar o cerebro''. Bom, isso foi só eu e minha opinião, mais aos que utilizam instrumentos desse calibre como um instrumento, e não como um troféu meus parabéns! Sério .... com 6 cordas eu já fico meio perdido as vezes, imagina 8....
|
Agent Steel Veterano |
# dez/11
· votar
Me desculpe o desabafo,nada contra outros estilos musicais,já que eu amo metal e é o que irei citar como referência: Já ví muito cara bom e cara ruim tocando com seis cordas,músicos... E,bons aprendizes e péssimos também,aprendendo a tocar com seis... Depois que surgiu essa onda de New Metal,onde os integrantes (que geralmente passam dos 5 !) se preocupam mais em usar suas bermudonas caindo pelos joelhos e fazer aquele som desconexo cada vez mais pesado até o limite do intelegível,trouxeram ao conhecimento público essas guitarras de 7 e 8 cordas...Claro que elas já existiam,mas quase ninguém tinha idéia delas... Os caras dessas bandas passaram a utilizá-la simplesmente por causa do peso da nova afinação,que ainda inclusive era bem mais baixa do que a que usamos...Parecendo que estamos palhetando em elásticos...(Estamos? Eu não,estão,quero dizer!) Horrível e desnecessário,mas gosto é complicado,cada um tem um pior por assim dizer. E como muita molecada da atualidade não conheceu nem Exodus,Sodom,Destruction,Kreator (ex) para ter uma influência (dentro deste estilo),e foram pegando tudo o que eles achavam que era do "demônio" e foram se influenciando,e o que deu? Um bando de jeca que não sabe tocar nada,pois se já não haviam aprendido com 6 cordas o que fariam com 7 ou pior...8? Deu em muito pai e mãe comprando uma guitarra cara pra estar jogada num canto e um adolescente rebelde decepcionado no outro,tanto que aqui em minha cidade já é possivel encontrar algumas dessas importadas "usadas" em algumas lojas. Então eu sinceramente sou contra um leigo comprar uma guitarra dessas,é dinheiro jogado fora e mil decepções pra quem está começando. Pra se fazer som pesado não precisa ter mais de 8 cordas. O instrumento é lindo,mas só uma troca de cordas é muito mais cara que a convencional,a manutenção é diferente e não vale a pena passar mais parte do seu tempo aprendendo.
|
# dez/11
· votar
wrr.257 e Agent Steel
Muito obrigado pelas opiniões compartilhadas. Realmente concordo com as opiniões dos 2. Eu mesmo nao curto muito os barulhos que tem sido construido com 6, 7 ou 8 cordas. As guitarras acabam sendo utilizadas como instrumentos de Percursão e não como instrumentos Harmônico/Melódico.
Mas com exceção do Chris Broderick (Atual Megadeth) Os outros Guitarristas mencionados nao tocam Metal.
Existe MUITO campo para se fazer Boa Musica com 6, 7 ou 8 Cordas. Deixemos o preconceito de lado e vamos dar espaço para a criatividade.
Power Chords necessita de apenas 2 cordas para ser construido. Nao precisa mesmo de Guitarras de 6, 7 ou 8 cordas pra fazer eles.
Gosto de Heavy Metal. Mas gostei muito da criatividade do Little Tybee para fazer uma musica POP ou sei la qual o rotulo que sera dado. Isso com guitarra de 8 cordas. Poderia ser feito com 6 ? Nao sei ! Mas ele fez com 8 !
|
Forneria Veterano |
# dez/11
· votar
O Charlie Hunter tem dois cérebros, só pode...o que esse rapaz faz em Come as You are....
Outra, fica o meu elogio pela ótima dica dessa banda que nunca tinha ouvido falar "Little Tybee", muito agradecido, Douglas Mattos.
|
MMI Veterano
|
# dez/11
· votar
douglasmattos0
Amigo, para tocar blublublu e fazer power chords ninguém precisa de mais de 6 cordas, muitos dessa praia usa menos que isso até... hehehe No jazz se usa 7 cordas há muito mais tempo que no metal. O interessante é a variação dos baixos que ela possibilita. O Jimmy Foster foi um dos maiores luthiers de nosso tempo, faleceu há pouco. Fazia guitarras que, novas, chegavam a custar uns 50 mil dólares fácil, foi numa dessas que toquei e me impressionei na casa dele. Quer aprender harmonia e técnicas de 7 cordas, procure por quem toca com grandes guitarras archtops, como Foster, Benedetto, Monteleone, Manzer (quem fez o violão de 42 cordas do Pat Metheny, Pikasso guitar, Dê ume procurada se você acha que 8 é demais). Abç
|
Doggy Veterano |
# dez/11 · Editado por: Doggy
· votar
Agent Steel wrr.257
Caras, olhem seus posts... Não acrescentam em nada ao tópico, são beeem desnecessários e são capazes de gerar uma discussão mais desnecessária ainda...
Guardem isso para o tópico "o que acham de guitarras com mais de seis cordas?".
Não quero parecer rude, mas: Sejamos mais sensatos!
|
· votar
Valeu Doggy pelo post concordo com voce. Não acho que Guitarra de 7 ou 8 seja melhor ou pior que de 6. São diferentes e estão ai sendo produzidas em série e colocadas a disposição no Mercado. Apenas quero ver opiniões de qual a forma mais "Inteligente de utiliza-las". Postaram grandes artistas aqui e opiniões valiosas a favor e contra. Obrigado !!! Ps.: Gosto muito de Metal abaixo um video de um cara Novo que curto bastante:
Boas Festas a Todos os que postaram aqui ! Abracos !
|
wrr.257 Veterano |
# dez/11
· votar
.... sorry
|
# dez/11
· votar
Forneria
Realmente este Charlie Hunter é muito bom. Gostei bastante dos videos dele.
|
# jan/12
· votar
Fazia um tempão que não escutava nada do Tony Macalpine. O cara ta usando 8 cordas também.
|
Abixibarraba Veterano |
# jan/12
· votar
"Sou meio tradicionalistaa em relação a instrumentos, pode até ser que existam musicos que ''necessitam'' de 7 ou 8 cordas, mais EU acredito que a maioria só quer aparecer, e o pior é que muitos se preocupam mais em seguir esses caras do que se aprimorar. Me lembro de uma vez perguntar a um professor pra que serve uma guitarra com 7 cordas "
não sou mto fã de new metal e derivados....mas sobre isso eu acho que as pessoas falavam a mesma coisa quando surgiu a guitarra eletrica, o baixo eletrico , o rock and roll e etc....
|
MMI Veterano
|
# jan/12
· votar
douglasmattos0
Não é uma ideia muito difundida entre os metaleiros, mas os jazzistas costumam afinar a 7a corda em A, para as notas ficarem uma oitava abaixo da 5a. Mesmo os acordes e inversões ficam bem fáceis. É um jeito interessante, joga a afinação mais para baixo ainda para quem toca metal...
|
# jan/12
· votar
Ola MMI, abracos !!!
Eu andei experimentando umas afinacoes diferentes na 7 e 8 cordas. Mas eu preferi a afinacao padrao em "quartas".
Mas achei interessante a utilizacao de padroes abertos de afinacao para dar mais "corpo" aos acordes com cordas soltas.
Eu ja peguei material de Jazz como "George Van Eps" e muito Material de Violão de 7 cordas. Curto tocar chorinho na guitarra de 7 e 8.
|
Rafa_IBC Veterano |
# jan/12
· votar
Bom, não sei se vou falar besteira mas, acho que a questão de mais do que seis cordas é sim, principalmente pela questão das possibilidades harmônicas. O Steve Vai também utiliza sete cordas, doze cordas e não acho que ele toque com muito peso. Tem ainda a galera da música brasileira com os violões de sete cordas que praticamente são um outro contra-baixo. Mas, fora isso, tem a vantagem de mais peso pra metal. O Petrucci toca com seis e com sete cordas; depende da musica. Acho que uma guitarra com mais cordas serve para as duas coisas, assim como um contrabaixo com mais quatro cordas tem muita utilidade.
|
# jan/12 · Editado por: douglasmattos0
· votar
Ola Rafa_IBC, valeu pelo post.
Concordo sem sombra de duvidas. A tessitura de um acorde montado em qualquer região do braço, é muito maior na guitarra de 8 e 7 cordas do que na guitarra de 6.
Claro que isso vai depender do estilo que se toca. Nao preciso de ter uma tessitura grande para fazer power chords utilizado em Metal (GOSTO MUITO DE METAL).
Mas para tocar musica Brasileira e jazz ou ate mesmo musica classica, isso ajuda Muito na hora de harmonizar.
Abracos ! http://www.douglasmattos.com
|
Rafa_IBC Veterano |
# jan/12
· votar
Valeu douglasmattos0! Cara, eu também gosto muito de Metal, não aquele que chamam aqui de "Metal from Hell", mas o Metal Progressivo de bandas como DT e Symphony X são os meus favoritos. O Petrucci usa a guitarra de 7 cordas pra obter mais peso nos power chords e pra mim isso também não é problema não. E não se pode dizer que Dream Theater é infantil ou New Metal (não que eu não ache algumas coisinhas do estilo interessantes). Ah! uma coisa legal das sete cordas também é a possibilidade de tocar uma musica com afinação mais baixa tendo a guitarra na afinação standard. Bandas como Oficina G3 tocam com a afinação 2 tons abaixo e uma 7 cordas vai facilitar tocar algumas das musicas sem precisar trocar a afinação.
|
# fev/12
· votar
Estive pesquisando mais algumas coisas e achei esses caras. Muito louco !!! PANZERBALLET Vale a pena ouvir.
|