Qual modelo de guitarra que suporta mais a mudança de afinação?

    Autor Mensagem
    Structure
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Structure


    Gostaria de saber qual o modelo de guitarra que tem a "capacidade" de aguentar mais a mudança de afinação sem dar problemas no braço?

    Carregando
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    acho que o modelo nao tem nada a ver.

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Structure

    Essa é uma pergunta meio ambígua. Não existe um modelo X de guitarra que ofereça isso especificamente. Existe a guitarra bem regulada, e com boas ferragens (ponte, tarraxas, etc.). Essa pode ser uma mais simples a uma bem mais completa.

    Guitar_L
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Structure
    A questão é que guitarras não foram projetadas para mudanças corriqueiras de afinação. São reguladas para afinação X, outras, como a Y, requerem outro tipo de regulagem. Ou seja: tenha duas guitarras, se isso é realmente importante pra você.
    Abraços

    iurycaculla44
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    nao tem isso mas aconselho uma sem floyd rose a nao ser que voce tenha muita paciencia!

    Bog
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Structure

    Gibson Robot. ;)

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Structure

    Não tem essa de modelo. O que tem são facilidades, uma Lespaul por exemplo, é a guitarra que eu teria para mudanças de afinação, já que ela não tem ponte tremolo ou floyd e não tem lock nut.

    Uma strato também é bom, porém para se for tradicional (3 singles), não vai te ajudar em nada tocar coisas mais "nervosas", porque normalmente quando se abaixa afinação (Drop D, Drop C, etc), ta querendo "peso" no timbre final.

    Como experiencia própria tenho uma SX SST57 com HH777 na ponte, e tem uma ótima resposta para afinações baixas, ja gravei musicas em Drop C e ficou muito bom.

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Vejo muita gente tocar com afinações mais baixas usando floyd rose, então isso não seria um obstáculo. Como falei antes, uma guitarra bem regulada é meio caminho andado. Dá trabalho? Sim, claro que dá. Mas pra quem escolhe tocar guitarra, é isso aí!

    Se não quer ter trabalho com regulagens de cordas e etc, então escolha outro instrumento que não seja de cordas e não precise afinar e regular, hehehe.

    Abs

    MMI
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Structure

    Discordo um pouco com o pessoal...

    Ao mudar de afinação se muda bastante a tensão do braço, então em modelos normais mudaria toda a regulagem. O que torna um problema para quem quer praticar e mudar a afinação toda hora para praticar, porque ao mudar de afinação deixa a guitarra desregulada para aquela afinação que não foi a original da regulagem. Claro, o ideal é uma ponte fixa para não ter que pensar em regulagem do tremolo.

    Existem guitarras de braço em fibra de carbono, como as Parker e Steinberger (não são todas), que tem o braço estremamente estável e nem tensor tem, essas permitem trocas de afinações sem problemas e são muito legais. Outras guitarras tem o tensor duplo ou de dupla ação, estabilizam mais o braço, mas o braço muda um pouco ao alterar a afinação sim. A Gibson Robot, Dark Fire, Dusk Tiger e outras que vem com afinação automática e permitem várias, tem o tensor de dupla ação. Ao mudar de afinação ocorre sim uma alteração e "desregula" um pouco, mas permanecem "tocáveis". Não recomendo essas trocas de afinação constantes em guitarras baratas de qualidade meio suspeitas.

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    MMI

    Interessante isso que vc disse sobre os tensores duplos e os braços de fibra de carbono que não tem tensor. Mas e como funciona no caso de algumas guitarras que tem aquele dispositivo na floyd rose que vc altera a afinação para Drop D, por exemplo?

    Uma guitarra bem conhecida que tem esse recurso é a Peavey Wolfgang, mas mesmo tendo esse dispositivo ocorre uma mudança significativa na tensão do braço, sendo necessária uma outra regulagem? Creio que não né, pois aquele dispositivo seria pra vc mudar a afinação "a qualquer momento".

    Abs

    MMI
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: MMI
    · votar


    renatocaster

    Eu tenho uma Wolfgang, conheço bem essa guitarra, a questão é que apenas mudar o bordão para D não muda quase nada o braço. Uma alteração de uns 5 graus C de temperatura muda a tensão tanto ou mais. Esse dias mesmo, com calor que tem feito, ao ligar o ar condicionado altera toda a afinação e tensão sobre o braço.A coisa muda quando se muda a afinação para D (todas as cordas 1 tom abaixo) sem mudar de cordas, ou DADGAD, afinações abertas etc.

    Edit: esqueci de dizer, a ponte das Steinberger é muito legal, permite fixar, permite soltar e usar alavancadas de tudo que é jeito, mesmo alterando a afinação é só mexer uma tarraxa dela que já fica pronta e regulada, muito simples e rápida.

    diegomarinho_o
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Se você costuma mudar a afinação por igual compra aquelas pedaleiras que tem a função de mudar o tom
    Agora se você faz aquelas afinações "exoticas" toda hora seria interessante (se você tem dimdim e pretende ser profissional) uma guitarra para cada afinação

    Não existe uma guitarra que suporta mais a mudança de afinação, pois as guitarras são reguladas para afinação X, mudando a afinação ela fica desregulada para tocar em outra afinação
    Existe essas guitarras que o MMI falou, se você tiver ~cagando dinheiro~ boa compra ^^

    Espero ter ajudado
    Fique com Deus

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Acho que ficar com muito receio, pensativo, com medo de estragar, fatores que não combinam muito com "tocar guitarra". Esse "medo" pode até mesmo atrapalhar no aprendizado. Óbvio que ter cuidado é muito bom, mas o problema mesmo é quando o equipo vira "neura".

    carnisa1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Então ferrou pra mim, pois to usando uma 1/2 tom abaixo...

    diegomarinho_o
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    carnisa1

    Se você sempre usa assim, manda regular ela para 1/2 tom abaixo

    Rafael A.
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Structure

    Como a galera já disse, dependendo da frequência que vai ser mudada a afinação, melhor ter uma segunda guitarra. Agora se é as vezes para uma determinada música, e depois vc volta para a afinação que a guitarra está regulada, creio que não seja prejudicial.

    Agora se, por exemplo, vc usa muito a afinação padrão alternada com afinação 1/2 tom abaixo, uma boa solução seria regular o instrumento para 1/2 tom abaixo, e quando for tocar algo na afinação padrão utilizar um capotraste.

    Só sabendo exatamente a sua necessidade para estudar qual seria a melhor solução.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual modelo de guitarra que suporta mais a mudança de afinação?