Evoluindo nas cegas, caminho certo?

    Autor Mensagem
    Curupiraex
    Veterano
    # dez/11


    Ola pessoal, sou novo aqui mas já recorri muito a esse forum em todos esses anos em busca de pessoas que realmente entendem de musica, como não achei um tópico com as mesmas duvidas que tenho farei este.
    Bom canto desde os 5 anos e toco violão base desde os 12, hoje com 22 resolvi tocar guitarra mas já havia tentado antes e desistido, voltei a tocar faz uns 2 messes e evolui muito, já tirava musicas de ouvido e solos com a boca bem louco mesmo, já tenho 18 musicas que eu mesmo compus, amo blues e rock clássico, muito fã de SRV, já vi muitos tópicos sobre plano de estudos da guitarra e tenho algumas duvidas, tenho um professor que toca muito mas a didáctica dele não e forte, como ele está de ferias ai vão as duvidas:

    1- Meu treino diário consiste em tocar a escala pentatonica menor em tercina(descer três cordas e subir uma sucessivamente tanto de cima quanto de baixo) gostaria de saber se é um bom jeito de aprender as escalas faço com o metronomo ja alcancei 350 bpm.

    2- Eu vejo muita gente falar de sweep e arpegios e gostaria de saber se essas ferramentas são indicadas para quem quer tocar blues e rock classico.

    3- E melhor tirar licks, musicas ou os dois por que eu tenho uma dificuldade em tirar musicas pois acredito que tenho pego musicas dificeis como Clapton, SRV e Jimmi o que me recomendam tirar?

    4- Ja li muitos tópicos sobre o bend e fui treinando não arranquei os calos e agora faço com facilidade mas a limpeza não ta cem porcento, o que me recomendam tem algum macete? sempre fico com receio de soltar a corda ela bate nas outras e acabo tendo que fazer aquela decida do bend e ele fica lento.

    5- o vibrato ta dificil embora seja meio ironico conseguir fazer o bend e o vibrato não sei que é meio estranho.

    Por fim gostaria de agradecer a todos por este grande lugar sempre entro aqui para tirar duvidas, ja baixei muito material bom de vocês inclusive vi muitas videoaulas, obrigado a todos voces.

    RennanGuitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    1- Meu treino diário consiste em tocar a escala pentatonica menor em tercina(descer três cordas e subir uma sucessivamente tanto de cima quanto de baixo) gostaria de saber se é um bom jeito de aprender as escalas faço com o metronomo ja alcancei 350 bpm.
    blz cara está certo,amstreine tbm em semicolcheias e quintinas,sextinas,etc..

    2- Eu vejo muita gente falar de sweep e arpegios e gostaria de saber se essas ferramentas são indicadas para quem quer tocar blues e rock classico.

    o sweep é uma técnica que consiste em manter a direção da palheta para cima ou para baixo e pode ser usada em cima de escalas tbm,é uma técnica que quando dominada,proporciona uma velocidade absurda

    3- E melhor tirar licks, musicas ou os dois por que eu tenho uma dificuldade em tirar musicas pois acredito que tenho pego musicas dificeis como Clapton, SRV e Jimmi o que me recomendam tirar?
    tire musicas que goste e tenha a convicção de que se vc realmente quer mesmo tirar a musica,vc tem que treina-lá bastante até obter o resultado desejado.

    4- Ja li muitos tópicos sobre o bend e fui treinando não arranquei os calos e agora faço com facilidade mas a limpeza não ta cem porcento, o que me recomendam tem algum macete? sempre fico com receio de soltar a corda ela bate nas outras e acabo tendo que fazer aquela decida do bend e ele fica lento.
    trei,treino e treino,se vc treinar oq exatamente quer,que é a clareza nos bends,treine como abafar as cordas não tocadas com a palma da mão direita abafando as mais grossas e os dedos da mão direita as cordas mais finas,não existe macetes certos,apenas treino

    5- o vibrato ta dificil embora seja meio ironico conseguir fazer o bend e o vibrato não sei que é meio estranho.
    cara o vibrato vc treinar ele com uma melodia qualquer e treine bem devagar e aos poucos verá resultados

    espero que minhas dicas tenham te ajudado e qualquer coisa pode perguntar
    abç

    Jazz_Metal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Caramba cara.

    vc faz tercinas a 350?

    Curupiraex
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    sim tercinas a 350 por que ainda não domino o pull off e os hammer on, acredito que essas ferramentas nos permitam aumentar essa velocidade pois a 350 bpm a mao direita fica muito sobrecarregada o sweep iria muito bem nesta hora tambem...

    pepomello
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu acho que ele se confundiu quando disse 350 bpm, porra eu toco a um ano e so consigo fazer 110 bpm

    rasjr1305
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    1 - Sim, mas treine a escala maior descendo e subindo para treinar sequências maiores que as pentatonicas

    2 - Raramente você vai usar sweep e arpegios no blues, são técnicar indicadas para o metal neoclássico. Se você usa- las no seu blues vai chegar uns ze ruelas e vão falar cade o feeling... Apesar disso vale muito
    a pena treinar essas técnincas para se aprimorar na guitarra e tocar todos
    os estilos.

    3 - Se você está treinando forte já vai direto tirando as musicas inteiras senão você não vai ter repertório nunca só um monte de licks espalhados.

    4 - Faz bend com 3 dedos apoiados. Outra dica se você for fazer um bend na casa 5, antes toque a 7 sem bend e escute o som. Tente fazer com que seu bend na 5 soe igual ao da casa 7, isso já vai treinar bem os bends de 1 tom

    5 - Não é irônico porque são diferentes na técnica. A dica é que qualquer vibrato que você for fazer tem que ser feito no TEMPO da musica. Seja rápido ou lento sempre no tempo.

    Cristhyano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    A melhor lição que eu ja tive foi abandonar esse negócio de metrônomo e bpm.
    Treine em cima de backing tracks ou sequencias de bateria, pare com os clicks.
    Pra mim melhorou 100%. Esse negócio de bpm só serve pra ficar se martelando na cabeça que você não está rápido o suficiente.

    d1rc3u
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cristhyano

    Interessante seu ponto de vista. Não concordo já que o metrônomo não serve só pra adquirir velocidade. Mas ele dá muita nóia na cabeça mesmo. :)

    Curupiraex
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    obrigado pelas dicas pessoal eu imaginei que o sweep e arpegios soariam estranhos no blues e tal , vou treinar também o modo mixelodio que fica bacana, quanto as bpms cara a pentatonica e so duas notas por corda, tocando em um tempo 2/4 não fica difícil não, eu achava dificil era treinar a 300 bpm no 4/4 o exercício clássico 1,2,3,4 que todo mundo ja fez asdasda, outra duvida e a seguinte:

    1- No blues e rock clássico existe salto de cordas ou é sé em solo new era, por que sempre quando estou ouvindo blues eu percebo uma cadencia digamos assim de timbres dos agudos para os graves e vice-e-versa não percebo saltos.

    2- Queria saber se é norma tipo quando treino as escalas uso todos os dedos não tenho dificuldade nenhuma, mas acontece que as vezes quando eu vou dar um bend em uma casa que eu usaria o dedo 4 eu uso o dedo 3 pra dar o bend acho que isso e normal não é?

    E com certeza o metronomo e bom pra treinar escalas e tal ja dizia o Steve Vai, porem eu nao treino musicas nem frases com ele prefiro a melodia, adoro colocar uma base de blues no youtube e improvisar em cima, um dos defeitos do metronomo e esse, se você usa-lo demais, vai começar a acostumar a fazer todas as notas ao mesmo tempo e nós sabemos que quando estamos na guitarra existem notas mais rápidas e algumas mais lentas, acho que por isso no começo quando improvisamos a guitarra fica meio monótona asdasdad....

    Curupiraex
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mais uma duvida,

    1- Como fica a pentatonica treinando em semicolcheias, quitinas e sextinas?

    RennanGuitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Curupiraex
    treine ela dividindo as notas da escala
    abç

    rasjr1305
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    4/4 a 300 bpm palhetado esquece, so vai te trazer tendinite no futuro na mão direita, talvez com hammer seja válido. Se você quiser treinar velocidade tire algumas musicas do malmsteen.

    Curupiraex
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pior que pelo que percebi a velocidade e consequencia de treino para precisão ou seja, mesmo que seja devagar você vai criando confiança e a velocidade vem, pra mim tendo a velocidade daquela praga do SRV esta otimo mas tudo e fruto de muito trabalho claro e que bom que é assim caso contrario ja pensou em um mundo onde todos soubessem tocar guitarra asdasdad

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Evoluindo nas cegas, caminho certo?