Quais escalas usar para improvisar em cima do riff de Smoke on the Water?

    Autor Mensagem
    El_DoradoUK
    Veterano
    # dez/11


    Galera, vou ter uma apresentação dia 10/12, semana que vem, mas não sei muito bem qual escala usar pra improvisar em cima do riff principal. São duas guitarras, enquanto um faz o riff o outro sola e depois, troca. Eu gostaria de saber qual escala eu posso usar.
    Agradeço ae galera.

    octavio_guns
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    El_DoradoUK


    cifra da smoke on the water


    è só vc olhar la na cifra

    o Tom da música é F, portanto, use a escala de F


    Tem muita coisa no fórum sobre isso, pesquisa mais


    Da uma olhada aqui


    Até mais

    Abraço

    whitezombie1976
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    octavio_guns
    exatamente Octavio...mas se quiser ir mais alem pode pegar outras escalas...a mais simplizinha seria a pentatonica...

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    octavio_guns

    O tom é Gm, não?

    Abs

    Curly
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    MauricioBahia

    hehe, legal é a convicção da resposta, esse aí já está pronto para os debates politicos !

    Chibatocaster
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Chibatocaster
    · votar


    El_DoradoUK

    Acho que o tom é F, pois o C, apesar de powerchord não ter terça, é maior. Basta tocar a música com melodia e testar os acordes com terças que fica fácil de sentir quão estranho seria o dó menor. Se o tom fosse sol menor, o dó seria menor(salvo acordes de passagem ou de empréstimo modal que não é o caso).

    Logo você pode usar o campo harmônico de F.

    Resumindo: Para soar dentro do contexto de forma natural eu humildemente sugeriria pentatônica de Gm pelo braço todo e para descansar G dório. (Escala de Fá maior começando na nota sol).

    Espero ter ajudado

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Chibatocaster: Para soar dentro do contexto de forma natural eu humildemente sugeriria pentatônica de Gm .

    Tanto é, que o Richie Blackmore fez isso! :)

    Abs

    Jazz_Metal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Vai na Penta Blues de Gm que é sucesso.

    koister
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    o solo do Somoke on the water é feito uma pentablues na terceira casa (G)
    o ritchie black more sola assim com penta blues menor em Gm

    na vdd, existem5 pentas relativas para 7 intervalos de grau q forma o campo harmoni e melodico, se vc solar com modos gregos,fica 1 "desenho" de escala pra cada intervalo (ja que existem 7 modos) porem com a penta é diferente, poisvc repete 2 desenhosde escala (7 - 5 = 2)

    ja vi casos do guitarrista solar mto fora do campo porem a base tinha um ar tenso e por incrivel q pareça soou harmonioso.

    em back in black, achoq o tom é A mas o angus sola em Em porque dentro do contexto fica "harmonioso"

    Me corrijam se eu estiver errado

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/11
    · votar


    El_DoradoUK
    Vc pode usar ou penta de Gm ou diatônica de F, no solo da música o Blackmore mistura as duas.

    El_DoradoUK
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Galera, agradeço a todos pela paciência e pelas respostas. Decorei a escala de Gm por todo o braço e vou dar uma olhada na diatônica de F e G dorio como recomendado. Quero fazer bonito. A frase é certa:"Não há vitoria sem sacrifício". Por isso, vou me esforçar e fazer o melhor que eu puder.

    Valeu galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais escalas usar para improvisar em cima do riff de Smoke on the Water?