Duvida: Solo, escala.

    Autor Mensagem
    Robbie
    Veterano
    # nov/11


    Fala galera... bom... eu já tenho um conhecimento sobre as escalas, intervalos, campo hamônico e tudo mais, mas minha dúvida é a seguinte:
    Em um solo cujo a escala é de G, eu só posso tocar as notas da escala de G? Ou apenas tiro base da escala de G, podendo assim, tocar outras notas.

    Vlw!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Robbie

    Se o tom for G, vai ser seu guia, sua orientação. Mas vc não deve ficar preso as tríades pra criar frases, crie dentro do tom que vc tiver usando licks que comçem em uma nota da tríade e terminem em outra da triade do próximo acorde, mas explorando os caminhos e variações. Eu tento fazer meus solos assim.

    Por exemplo:

    G F
    e-----------------------|-------------------------------
    B-----------------------|-------------------------------
    G-0-------------2---4---|-5----------------------------
    D-----------------------|-------------------------------
    A-----------------------|-------------------------------
    E-----------------------|-------------------------------


    A tríade do G é (G B D) e do F é (F A C).
    Então o solinho aí de cima começou no G, passeou pela escala no A e B até chegar no C, que já faz parte da tríade do F... e assim continuaria o solo!

    Abs!

    Robbie
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Humm.... entendi... muito obrigado por esclarecer minha dúvida, e provavelmente de outros! ^^

    Abras

    Prof_Guita
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Robbie
    [i]Fala galera... bom... eu já tenho um conhecimento sobre as escalas, intervalos, campo hamônico e tudo mais, mas minha dúvida é a seguinte:
    Em um solo cujo a escala é de G, eu só posso tocar as notas da escala de G? Ou apenas tiro base da escala de G, podendo assim, tocar outras notas.

    Cara acho que vc ainda conhece escala, campo harmonico e intervalos como vc diz conhecer, se não essa pegunta não estaria sendo feita.

    Em todo caso a resposta basica seria sim vc deve usar as notas da escala de Ge pra não ter erro a penta basica com os 5 modelos em G/em, contudo analisando a harmonia se abre o leque de possibilidades, como cromatismos, penta m7, m6, penta blues etc.. além da utilização de outras escalas como menor cigana, harmoeólio, menor harmonica ou mesmo algo em outside, depende apenas de analisar a harmonia e ver as possibilidades.

    Abç

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Boa noite!!!

    Robbie
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=escalas&bool ean=1&forum3=1

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida: Solo, escala.