Duas guitarras com afinações diferentes ? Funciona ?

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/11


    Apresentação

    Ola galera sou novo no forum e já vim incomodar na verdade eu tinha outra conta perdi a senha não sabia trocar (naosei) a que cifra club predefine

    Assunto

    Bom caso é assim galera, eu to formando uma banda de 4 integrantes sendo que um dos guitarristas toca em Afinação Padrão (E) e o a outra guitarrista minha namorada por sinal esta mais acostumada em tocar em Open D ou Drop D.

    Perguntas

    Essas duas guitarras vão conseguir ficar harmonizadas sendo tocadas juntas ?

    Se colocar a guitarra em Open E pode ficar melhor ?

    Desde já fico muito grato pela compreensão de todos.. Obrigado!

    gucrispim
    Veterano
    # out/11
    · votar


    vai da habilidade do guitarrista de tocar a música com a afinação, dá uma olhada nos rolling stones p.e.

    Van_Lorien
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    ErickDutraLemos
    Se ambas as guitarras tocarem as mesmas notas e acordes vai ficar ok, o que vai mudar a digitação. Agora, acho burrada usar afinação aberta se não tiver utilizando slide (e não for o Keith Richards), afinal, afinações abertas tendem a complicar a execução de alguns acordes, especialmente os menores.

    Outro porém é que se tu for afinar em Open E ela vai precisar de uma bela regulagem, afinal, há tensão maior contra o braço.

    Já que estão começando a banda, eu recomendaria tocar na afinação padrão, quem sabe meio tom abaixo ou Drop D, mas nada muito exótico (não que afinações abertas sejam) pra evitar complicações. Depois que tudo tiver ok, aí sim, tentem outras afinações.

    Abs

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Poxa valeu pelas respostas, então questão é que até mesmo um drop de D serve pra minha namorada, pois ela e bem iniciante e nossas musicas tem power shords em execução acelerada, ai facilita, ela até faz na afinação padrão mas a a desenvoltura não é tão interessante.

    Bom acho que a duvida foi tirada, era isso mesmo as duas guitarras em afinações diferentes a maioria do tempo as duas fazendo base, porem esse negocio da afinação, a de afinação padrão solaria e em drop D faria base.


    valeu gente !

    -Dan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Da pra tocar de boa. É só tocarem a mesma nota. Simplesmente testem aí. Se não der certo não é culpa da afinação e sim dos executores.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Valeu Dan, vamos testar sim,.. Pra quem quiser procura @BandaCreate no you tube.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ErickDutraLemos

    Isso que é organização hehe.

    Como o pessoal disse aqui no tópico,não vai mudar nada,porque o tom das notas serão as mesmas.Se eles se sentem a vontade pra tocar assim melhor ainda.

    Mas tem uma regra do rock que diz assim:

    Nunca namore uma(m) integrante de sua banda.

    Espero que depois de um tempo ela não leve as coisas pro lado pessoal.Mas enfim,foda-se essa regra,viva a música.

    Excelion
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Excelion
    · votar


    Vai da familiaridade do guitarrista com a afinação.


    Só fica um pouco complicado a comunicação entre os dois se os dois não souberem os nomes da notas. Por exemplo, não adianta falar, toca na casa 5 da mizona, tem que falar toca um Lá (no caso, A2).

    Eu tenho uma guitarra afinada em D modal (a que eu menos uso e menos gosto) só pra brincar com slide. Não atrapalha em nada mesmo. Só não dá pra emprestar a guitarra hehe.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Concordo plenamente com o que vocês disseram, alias sobre a regra do rock já tinha ouvido fala Guilherme mas o rock tambem prega a liberdade de expressão, o rock quebra as regras de tudo então é rock in roll na veia

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Valeu galera ^^

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ErickDutraLemos
    Concordo plenamente com o que vocês disseram, alias sobre a regra do rock já tinha ouvido fala Guilherme mas o rock tambem prega a liberdade de expressão, o rock quebra as regras de tudo então é rock in roll na veia

    O cara lé do Blitz parece que casou com a guitarristas é isso?Me corrigem eu estiver errado.

    koister
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    funciona se vc tocar q nem o iron maiden a guitarra solo 1 toca o solo e a guitarra solo 2 toca o mesmo solo acho q uma terça abaixo

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    saquei

    Bruninho92
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Bruninho92
    · votar


    ErickDutraLemos

    Não vejo problema em se tocar com diferentes afinações, basta qeu consigam realizar os mesmos acordes...

    Tipo, procurei o canal da sua banda no Youtube, ta meio desatualizado heim rapaz... quando der posta uns vídeos com as duas guitarras mais recente.

    Abraço e Sucesso

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Valeu amigo, então esta desatualizado sim estamos retornando o nosso baterista anda com ums problemas de relacionamento digamos assim e esta meio desanimado pra toca mas eu nunca desisto eu so brasileiro..

    E vamos testar sim as afinações trocadas

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu estava analisando esse negocio de dobrar a base funciona bem ? Confesso não escuto muito iron mas me digam então ficaria assim uma dobra de terça nas guitarras

    Guitarra 1 = B A G
    Guitarra 2 = D C B

    Mais ou menos isso ? Fica legal ? *-*

    Deve ficar né dizem que Iron toca assim.

    Calime
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Na minha segunda banda eu tocava com cordas 013 afinada em B e o outro guitarrista com cordas 010 em E, hehehehehe....

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    E ai ficava legal a sonoridade Calime ?

    Calime
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ErickDutraLemos

    Ficava normal. O lance é os guitarristas e o baixista saberem o que estão tocando, não se orientarem pelos olhos, e sim atraves do ouvido e pelo nome do acorde/nota tocada.

    Na verdade era pra ser os dois afinados em B, mas o kra lá era uma vacilão, rs...

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Entendo

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Mas tem uma regra do rock que diz assim:

    Nunca namore uma(m) integrante de sua banda.


    Isso é obvio, né!
    É como se diz o velho ditado:
    "Aonde se ganha o pão não se come a carne".

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: ErickDutraLemos
    · votar


    eta piadinha sem graça

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duas guitarras com afinações diferentes ? Funciona ?