Tom de tristeza

    Autor Mensagem
    airguitar
    Veterano
    # out/11


    Fala galera, to criando esse tópico depois de usar a busca com todas as palavras que eu pude imaginar, enfim..

    Eu noto em algumas músicas que alguns acordes dão um tom triste nelas, muito frequentemente no emocore por exemplo. Tipo, em "Sua Canção" (Gloria), o D#º faz isso. Algumas músicas do My Chemical Romance (no cd 3 Cheers alguma coisa) também soam tristes, melancólicos.

    Eu queria saber que acordes no campo harmônico eu poderia usar pra dar esse tom de tristeza, melancolia.. Já notei que geralmente são acordes diminutos (e no caso da música do Gloria, acho que também é um empréstimo modal).

    Alguém pode me explicar?

    Night Guitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pra passar essa sensação de tristeza, obviamente, acordes menores, já que a 3- passa a sensação de um acorde mais "pra baixo", outra forma é usar o modo Jônio tocado lento, ele vai dar um tom nostalgico na melodia ou o modo Frigio que passa a sensação de tristeza, mas como alguma tensão por ter a 9-

    e quanto aos acordes, depende de qual tom você esta, mas costuma seguir a regra que o 2º,3º,6º e 7º graus soam dessa forma por ter a 3-

    não sei se entendi direito a pergunta, mas acho que é isso

    Pepe Le P
    Veterano
    # out/11
    · votar


    airguitar
    Acho que tem a mais a ver a maneira como você monta (sequencia de intervalos e acordes utilizados) e executa a harmonia (andamento, figuras ritmicas, etc.) do que acordes específicos.

    Acordes menores costumam remeter-nos a um tom mais "triste" mas isso está longe de ser uma regra. Eu posso fazer uma levada funk bem "pra cima" utilizando primordialmente acordes menores, só pra dar um exemplo.

    Stalingrado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pepe Le P
    Concordo!

    Night Guitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    sim, concordo Pepe Le P, mas acho que o mais comum é usar acordes menores pra dar essa sensação, mas como disse, da pra fazer uma coisa "pra cima" usando acordes menores, da mesma forma que da pra fazer algo "pra baixo" com acordes maiores, como é o caso do modo Jônio que é tido como um modo "maior" e dependendo da forma como se executa a harmonio se consegue um tom bem bacana um pouco mais melancolico.

    Assino embaixo do que disse, hehe isso esclareceu algumas coisas pra mim até

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom de tristeza