Autor |
Mensagem |
Kleber Blacklock Veterano |
# set/11
Buenas, pessoal!
Estou com a seguinte dúvida: vamos supor que estou treinando um exercício que seja em 120 bpm, 4 notas por batida (acredito que seja o famoso 4/4).
Em seguida me deparo com um exercício em sextinas (6 notas por batida), porém, gostaria de manter a mesma velocidade entre uma nota e outra que estava usando no 4/4.
Como calcular exatamente quanto terei que voltar no metrônomo para atingir a mesma velocidade que estava usando no 4/4?
Agradeço desde já!
Kleber Blacklock
|
pulgadopc Veterano |
# set/11
· votar
Kleber Blacklock
tenta por regra de x:
4----120 6----x
4x=720 x=180
|
pulgadopc Veterano |
# set/11
· votar
Putz, nada a ver, falei merda.
|
lucasrc Veterano |
# set/11
· votar
como você disse, é pura matemática:
se você está a 120 BPM (Batidas por minuto) tocando 4 notas por batida... você precisa descobrir quantas notas esta tocando por minuto... para isso basta multiplicar os dois numeros... que nesse caso vai dar 480 NPM (Notas por minuto)
Esse é o número que dita a sua velocidade, que é o que você está querendo manter, independente do compasso do seu exercício.
E ai depois é só dividir esse numero de notas por minuto que você achou (480) pelo número de notas por batida especificado no seu exercício. No seu caso 480/6 = 80
Ajuste seu metronomo para 80 BPM e seja feliz!
|
# set/11
· votar
pulgadopc Fique tranquilo, errar é humano, o que importa é que tentou. Valeu mesmo assim!
lucasrc Aí sim, eu queria ter um filho assim!!! Muito obrigado, rapaz!!!
Kleber Blacklock
|
lucasrc Veterano |
# set/11
· votar
Fórmula prática:
BPMa = BPM Atual BPMn = BPM Novo > o que você quer achar
NPBa = Notas por batidas atual NPBn = Notas por batidas novo
BPMn = BPMa * (NPBa/NPBn)
No exemplo anterior ficaria:
80 = 120*(4/6)
|
# set/11
· votar
lucasrc Cacetada, velho, já pensou em parar de tocar guitarra para se dedicar a aulas de matemática?
Muito obrigado!!!
Kleber Blacklock
|
pulgadopc Veterano |
# set/11
· votar
Kleber Blacklock
é, parece que meu negócio é guitarra mesmo, eu matemática, sou péssimo, hahaha
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# set/11
· votar
pulgadopc Você montou a conta certinho. Mas na hora H você resolveu em multiplicação de cruz. Quando na verdade era só fazer assim:
4 . 120 6 . x
6x = 4 . 120 6x = 480 x = 480:6 x = 80
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# set/11
· votar
pulgadopc Uma dica pra saber exato onde usar em cruz e onde usar esse outro jeito é: Se você tiver certeza que o x vai ser maior do que o número em cima dele, usa-se a em cruz. Se você tiver certeza que o x vai ser menor do que o número em cima dele, usa-se o jeito inverso (onde se multiplica o número que está na frente do outro).
|
LeandroP Moderador |
# set/11
· votar
Kleber Blacklock
O que o lucasrc (+1) postou também ajuda pra regular o tempo do pedal de efeito delay.
|
pulgadopc Veterano |
# set/11
· votar
[M]@a.[K]!ller Certo, valeu velho!
|
# set/11
· votar
LeandroP Opa, obrigado por explicar, sinal que o tópico me ajudou com outra dúvida além da do título!
pulgadopc Ao menos serve para alguma coisa, eu, nem para guitarra, hehe.
Abraços!
Kleber Blacklock
|