preciso de ajuda ára compor um solo

    Autor Mensagem
    S.Hendrix
    Veterano
    # ago/11


    Fala aew gente, eu compus uma melodia que tem na ordem os acordes de Em, C, e D e eu queria saber como eu faço para mesclar as escalas e dar uma boa harmônia, eu devo botar cada escala relativa a nota em que a base está tocando ou não, por favor me ajudem.

    guizimm
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    cara,assim vc nunca vai aprende a compor solo
    cada um tem que se da ao valor que tem
    faiz ai oq vc consegue,ai vc vai evoluindo

    Mu_Cephei
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Mu_Cephei
    · votar


    Em - E eólio

    C - C lídio


    D - D jônio

    S.Hendrix
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    cara,assim vc nunca vai aprende a compor solo
    cada um tem que se da ao valor que tem
    faiz ai oq vc consegue,ai vc vai evoluindo

    cara,assim vc nunca vai aprende a compor solo
    cada um tem que se da ao valor que tem
    faiz ai oq vc consegue,ai vc vai evoluindo


    Não entendi o que você quiz dizer

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    S.Hendrix
    faz assim ó:
    dexa a música rolando, e tenta tipo compor um solo (mesmo que simples) em sua cabeça, tipo, imagine-se tocando um solo, uma pequena melodia... e tente reproduzir na guitarra! Desta forma vc vai treinando seu ouvido, sua habilidade de criação etc
    Enfim, se vira com o que vc tem de conhecimento! Vc sabe alguma escala? Pra ter vindo aqui perguntar uma coisa dessas aposto que vc não sabe quase nada de teoria...

    De Ros
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    S.Hendrix

    Escala de "Em" para todos eles. Vai com fé.

    S.Hendrix
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Magrinho123
    eu conheço as escalas, e jáh compús e recompus esse solo umas 3 vezes e eu acho que armonizei, eu usei as penta-blues de Em, pentatõnica de C e Jônia de D, e eu acho q criou uma armõnia legal mais como é um solo para uma música de estílo punk eu queria colocar mais agressividade, e eu queria saber só se eu podia mesclar várias escalas como as pentatônicas e as gregas, as harmõnicas, e etc

    S.Hendrix
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: S.Hendrix
    · votar


    De Ros

    Escala de "Em" para todos eles. Vai com fé.

    A mesma escala, ou posso mesclar várias ????

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    S.Hendrix
    Se o tom da música é Em, vc pode usar a escala de Em (principal) ou seus respectivos modos gregos/escalas relativas, e ainda pode usar outsides a seu gosto (eu uso pouco, mas nunca deixo de usar). Como é um solo punk, a pegada agressiva é importante, procura palhetar com força e fazer bends e vibratos com bastante intensidade (não necessáriamente com velocidade)

    S.Hendrix
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: S.Hendrix
    · votar


    Magrinho123
    Eu tava pensando em usar a escala de E menor harmônica

    S.Hendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Em - E eólio

    C - C lídio


    D - D jônio

    Mu_Chephei eu tava estudando e quase concordo com vc mais tem o seguinte, eu acho que em vez de usar o D Jõnio igual vc falou era melhor usar o D Mixolidico. Que pelo D Jônio eu teria que evitar o C# na progressão dos outros acprdes pq ela causa uma tenção desconfortável, estou certo ???

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    De Ros


    Eu faria assim.

    Quando o cara disse:
    Em - E eólio

    C - C lídio


    D - D jônio


    Eu até me assustei, achei que solando só no E eolio ia ficar feio =(


    Sempre eu solo no Tom da musica, ou seja, sempre se é C, eu solo ou em C, ou Am, em E, eu toco em E ou C#m. Em algum momento vai chocar? dar errado? Tenho que rever meus conceitos?


    Abração!

    RennanGuitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cara eu acho q é legal vc mesclar pentas e escalas menores ai no seu solo q fica show,um exemplo é vc usar o Em harmônico,e usar as pentas dessa escala pq ai fica show,uma coisa mais complicada seria vc tentar mesclar pentas que envolvam todas as notas da musica.

    entendeu ?

    S.Hendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mais, sendo que o tom da música é Em ficaria melhor usando o D Mixolídico do que o D Jônio, né ?

    Miocazzone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara curte o Em sobre toda a concatenação, usa tanto o desenho de escala quanto sua pentatônica, digite ao contrário do que está acostumado(da direita pra esquerda, e atenção ao sotaque. Um bom exercício de sotaque é tocar a mão esquerda com a mão direita mutando as cordas completamente, e fazendo figuras rítmicas como um batuque. Pense black feel e siga em frente. Você vai longe.

    S.Hendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara curte o Em sobre toda a concatenação, usa tanto o desenho de escala quanto sua pentatônica, digite ao contrário do que está acostumado(da direita pra esquerda, e atenção ao sotaque. Um bom exercício de sotaque é tocar a mão esquerda com a mão direita mutando as cordas completamente, e fazendo figuras rítmicas como um batuque. Pense black feel e siga em frente. Você vai longe.

    Cara, não entendi o que vovê qiuz dizer com esse exercício de sotaque.

    Miocazzone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pegue um solo e mute a mão esquerda. Resta a mão direita com um estacccato que é o sotaque, a rítmica e é muito importante, pois com poucas notas e um bom sotaque faz-se um solo bonito. Mas com muita nota e só semicocheias por exemplo é algo mais mecânico.

    - Sader -
    Veterano
    # out/11
    · votar


    S.Hendrix

    Esquece essa frescura de escala... toca o que vier do teu coração, com o tempo tu vai saber onde cada nota fica legal e de troco ainda desenvolve um fraseado bem " teu ". Quem fica se prendendo muito a Modo Grego fica mecânico e certinho demais.

    Não tem segredo maior pra compor um solo do que aquilo que vem da tua alma.

    Miocazzone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    S.hendrix, estudar escala gravando por grava é realmente perda de tempo, mas é a maneira de aprender a soletrar. Esse papo de coração e tals requer o mínimo de perícia man. Mescle o estudo de escalas com a intuição. O pensamento de que estudando escalas você vai conquistar o mundo da música é balela, mas dizer que só no sentimento vai chegar em algum lugar é outra balela. Alie as duas coisas. Todos caras estudaram escalas e/ou modos. Mas o forte da sua expressão não deve ser escalas, nem ai deve residir sua segurança. As escalas são um plano de vôo inicial. Sobre tua harmonização vai de Em brinque bastante, depois brinque em Am bastante, conheça o braço se divertido, use pentatônicas, olha o sotaque!,
    e sempre escute muita música boa!

    Kiko, E ou G#m e não C#m.

    RennanGuitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Miocazzone
    foi oq disse pra ele só que mais completo xD

    S.Hendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pow, obrigado gente tão ajudando pra caramba, mais aí pra quem jáh tem o conhecimento se eu usar essa sequência aqui fica bom, não é.
    E eólio, C Lídio e D mixolídico, fica melhor do que com o D jônio, estou certo ?

    De Ros
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Quanta confusão! As vezes, ter um fórum, mais atrapalha do que ajuda...

    "Em" e segue o baile.

    Miocazzone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara estude modos para conhecer sonoridades e o braço. Para solar, centro tonal. Pense em Em o mais lógico. E pense Am, para outras sonoridades.

    renatocaster
    Moderador
    # out/11
    · votar


    S.Hendrix

    Como ponto de partida, eu iria de Em, sem dúvidas. Experimente a sonoridade da escala de Em nesses acordes que vc citou, e verá que soa muito bem.

    S.Hendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gente, muito obrigado pela ajuda, acho que vai funcionar, obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a preciso de ajuda ára compor um solo