Padrões pentatonicos, duvida!

    Autor Mensagem
    Caike_bend
    Veterano
    # ago/11


    Fala, galera!

    Pesquisando sobre padrões, cai no site do Marcelo Naudi ( www.marcelonaudi.com.br), muito bom, por sinal. Pois bem, veja os 5 padrões pentatonicos:

    1º Com esse tudo certo. Escala natural, começando em C. Puxei pra G e ficou tudo certo:




    e---------------------8-10--------------------------------
    B-----------------8-10------------------------------------
    G-------------7-9---------------------------------------
    D---------7-10--------------------------------------------
    A-----7-10------------------------------------------------
    E-8-10----------------------------------------------------


    Agora, veja o segundo. Seria algo começando em D. Tentei puxar pra G, mas não deu certo, veja:

    e-------------------------10-12----------------------------
    B--------------------10-13---------------------------------
    G----------------9-12-------------------------------------
    D-----------10-12------------------------------------------
    A------10-12-----------------------------------------------
    E-10-12----------------------------------------------------


    Arrastando essa mesma escala pra começar em G, apareceria um F. Coisa que não há na escala de G.

    O terceiro:

    e--------------------------12-15---------------------------
    B---------------------13-15--------------------------------
    G----------------12-14-------------------------------------
    D-----------12-14------------------------------------------
    A------12-15-----------------------------------------------
    E-12-15----------------------------------------------------


    Puxando pra começar em G, apareceria um D# e um F que também não existe na escala de G.

    E por ai vai.. Por que que as transposições não batem?

    Valeu

    Dibilo
    Veterano
    # ago/11
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    Você usou o mesmo modelo?
    E se lembre que o modelo muda de acordo com a corda.
    Flw,fica com Deus!

    Caike_bend
    Veterano
    # ago/11
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    Dibilo
    Mesmo modelo, todos na mesma corda, mizona.

    leo-guitar94
    Veterano
    # ago/11
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    Caike_bend
    O segundo exemplo seria o 2º desenho da penta maior, portanto puxando pra G, começaria na casa 5 da corda E. O terceiro exemplo seria o 3º desenho, então, puxando pra G, começaria na casa 7 da corda E.

    Fazendo isso fica certinho. O que você estava fazendo ?

    victorhb
    Veterano
    # ago/11
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    A primeira nota dos desenhos nem sempre é a tônica. Então pra "puxar" como vc diz, não é simplesmente arrastar o desenho pra tônica.

    informal
    Veterano
    # ago/11
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    Perceba que o segundo desenho da escala de Do começa do segundo grau de Do que é o Re - corda MI casa 10. Pra transpor pra G (não "arrastar") você deve seguir a mesma lógica: segundo grau de G é A, portanto sua escala deve sair de A que seria na corda MI, casa 5.
    e 5-7
    B 5-8
    G 4-7
    D 5-7
    A 5-7
    E 5-7

    Por isso que é tão complicado o estudo sozinho, sem um professor.

    Jube
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Jube
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    Se eu entendi, você quer transpor a pentatonica de C para G?

    Penta de C

    Penta de G

    É o mesmo "desenho" para qualquer tom, só mudando de região.

    Caike_bend
    Veterano
    # ago/11
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    AAAAh, saquei! Eu tava começando sempre pela tônica, ''puxando'' a nota inicial pra G. Mas então, fazendo o segundo modelo, começando em A, ainda seria uma escala em G? E assim sucessivamente? Valeu!

    victorhb
    Veterano
    # ago/11
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    Caike_bend

    Eu também achei isso meio estranho quando aprendi, nos 5 desenhos da pentatônica, cada um começa de um grau (uma nota diferente da escala).

    gabriel.dac
    Veterano
    # ago/11
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    não te confunde maior com menor.

    Caike_bend
    Veterano
    # ago/11
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    Hein?

    Excelion
    Veterano
    # ago/11
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    Caike_bend

    Você só pode começar pela tônica quando o shape começa pela tônica. Só o primeiro faz isso.

    Como exemplo de como funciona, peguemos a escala maior de Dó (CDEFGAB), cuja relativa menor é Lá menor (ABCDEFG).

    A escala pentatônica de Lá menor usa as notas A-C-D-E-G. Logo, conclui-se que a razão de acréscimo de tons (t) e semitons (st) na escala pentatônica é: Tônica + 1t e 1st +1t + 1t + 1t e 1st.

    É só aplicar essa razão às outras tônicas pra descobrir qualquer shape da escala em qualquer região de qualquer nota.

    Por exemplo, pentatônica de Em: E -(+1t e 1st)> G -(+1t)> A -(+1t) > B -(+1t e 1st)> D (+1t)> E e aí vai de novo.


    Espero ter ajudado.

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