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Caike_bend Veterano |
# ago/11
Fala, galera!
Pesquisando sobre padrões, cai no site do Marcelo Naudi ( www.marcelonaudi.com.br), muito bom, por sinal. Pois bem, veja os 5 padrões pentatonicos:
1º Com esse tudo certo. Escala natural, começando em C. Puxei pra G e ficou tudo certo:
e---------------------8-10-------------------------------- B-----------------8-10------------------------------------ G-------------7-9--------------------------------------- D---------7-10-------------------------------------------- A-----7-10------------------------------------------------ E-8-10----------------------------------------------------
Agora, veja o segundo. Seria algo começando em D. Tentei puxar pra G, mas não deu certo, veja:
e-------------------------10-12---------------------------- B--------------------10-13--------------------------------- G----------------9-12------------------------------------- D-----------10-12------------------------------------------ A------10-12----------------------------------------------- E-10-12----------------------------------------------------
Arrastando essa mesma escala pra começar em G, apareceria um F. Coisa que não há na escala de G.
O terceiro:
e--------------------------12-15--------------------------- B---------------------13-15-------------------------------- G----------------12-14------------------------------------- D-----------12-14------------------------------------------ A------12-15----------------------------------------------- E-12-15----------------------------------------------------
Puxando pra começar em G, apareceria um D# e um F que também não existe na escala de G.
E por ai vai.. Por que que as transposições não batem?
Valeu
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Dibilo Veterano |
# ago/11
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Você usou o mesmo modelo? E se lembre que o modelo muda de acordo com a corda. Flw,fica com Deus!
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Caike_bend Veterano |
# ago/11
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Dibilo Mesmo modelo, todos na mesma corda, mizona.
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leo-guitar94 Veterano |
# ago/11
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Caike_bend O segundo exemplo seria o 2º desenho da penta maior, portanto puxando pra G, começaria na casa 5 da corda E. O terceiro exemplo seria o 3º desenho, então, puxando pra G, começaria na casa 7 da corda E.
Fazendo isso fica certinho. O que você estava fazendo ?
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victorhb Veterano |
# ago/11
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A primeira nota dos desenhos nem sempre é a tônica. Então pra "puxar" como vc diz, não é simplesmente arrastar o desenho pra tônica.
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informal Veterano |
# ago/11
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Perceba que o segundo desenho da escala de Do começa do segundo grau de Do que é o Re - corda MI casa 10. Pra transpor pra G (não "arrastar") você deve seguir a mesma lógica: segundo grau de G é A, portanto sua escala deve sair de A que seria na corda MI, casa 5. e 5-7 B 5-8 G 4-7 D 5-7 A 5-7 E 5-7
Por isso que é tão complicado o estudo sozinho, sem um professor.
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Jube Veterano |
# ago/11 · Editado por: Jube
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Se eu entendi, você quer transpor a pentatonica de C para G?
Penta de C
Penta de G
É o mesmo "desenho" para qualquer tom, só mudando de região.
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Caike_bend Veterano |
# ago/11
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AAAAh, saquei! Eu tava começando sempre pela tônica, ''puxando'' a nota inicial pra G. Mas então, fazendo o segundo modelo, começando em A, ainda seria uma escala em G? E assim sucessivamente? Valeu!
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victorhb Veterano |
# ago/11
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Caike_bend
Eu também achei isso meio estranho quando aprendi, nos 5 desenhos da pentatônica, cada um começa de um grau (uma nota diferente da escala).
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gabriel.dac Veterano |
# ago/11
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não te confunde maior com menor.
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Caike_bend Veterano |
# ago/11
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Hein?
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Excelion Veterano |
# ago/11
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Caike_bend
Você só pode começar pela tônica quando o shape começa pela tônica. Só o primeiro faz isso.
Como exemplo de como funciona, peguemos a escala maior de Dó (CDEFGAB), cuja relativa menor é Lá menor (ABCDEFG).
A escala pentatônica de Lá menor usa as notas A-C-D-E-G. Logo, conclui-se que a razão de acréscimo de tons (t) e semitons (st) na escala pentatônica é: Tônica + 1t e 1st +1t + 1t + 1t e 1st.
É só aplicar essa razão às outras tônicas pra descobrir qualquer shape da escala em qualquer região de qualquer nota.
Por exemplo, pentatônica de Em: E -(+1t e 1st)> G -(+1t)> A -(+1t) > B -(+1t e 1st)> D (+1t)> E e aí vai de novo.
Espero ter ajudado.
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