| Autor | Mensagem | 
| Caike_bend Veterano
 | # ago/11 
 
 Fala, galera!
 
 Pesquisando sobre padrões, cai no site do Marcelo Naudi ( www.marcelonaudi.com.br), muito bom, por sinal. Pois bem, veja os 5 padrões pentatonicos:
 
 1º Com esse tudo certo. Escala natural, começando em C. Puxei pra G e ficou tudo certo:
 
 
 
 
 e---------------------8-10--------------------------------
 B-----------------8-10------------------------------------
 G-------------7-9---------------------------------------
 D---------7-10--------------------------------------------
 A-----7-10------------------------------------------------
 E-8-10----------------------------------------------------
 
 
 Agora, veja o segundo. Seria algo começando em D. Tentei puxar pra G, mas não deu certo, veja:
 
 e-------------------------10-12----------------------------
 B--------------------10-13---------------------------------
 G----------------9-12-------------------------------------
 D-----------10-12------------------------------------------
 A------10-12-----------------------------------------------
 E-10-12----------------------------------------------------
 
 
 Arrastando essa mesma escala pra começar em G, apareceria um F. Coisa que não há na escala de G.
 
 O terceiro:
 
 e--------------------------12-15---------------------------
 B---------------------13-15--------------------------------
 G----------------12-14-------------------------------------
 D-----------12-14------------------------------------------
 A------12-15-----------------------------------------------
 E-12-15----------------------------------------------------
 
 
 Puxando pra começar em G, apareceria um D# e um F que também não existe na escala de G.
 
 E por ai vai.. Por que que as transposições não batem?
 
 Valeu
 
 
 | 
| Dibilo Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Você usou o mesmo modelo?
 E se lembre que o modelo muda de acordo com a corda.
 Flw,fica com Deus!
 
 
 | 
| Caike_bend Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Dibilo
 Mesmo modelo, todos na mesma corda, mizona.
 
 
 | 
| leo-guitar94 Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Caike_bend
 O segundo exemplo seria o 2º desenho da penta maior, portanto puxando pra G, começaria na casa 5 da corda E. O terceiro exemplo seria o 3º desenho, então, puxando pra G, começaria na casa 7 da corda E.
 
 Fazendo isso fica certinho. O que você estava fazendo ?
 
 
 | 
| victorhb Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 A primeira nota dos desenhos nem sempre é a tônica. Então pra "puxar" como vc diz, não é simplesmente arrastar o desenho pra tônica.
 
 
 | 
| informal Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Perceba que o segundo desenho da escala de Do começa do segundo grau de Do que é o Re - corda MI casa 10. Pra transpor pra G (não "arrastar") você deve seguir a mesma lógica: segundo grau de G é A, portanto sua escala deve sair de A que seria na corda MI, casa 5.
 e  5-7
 B  5-8
 G  4-7
 D  5-7
 A  5-7
 E  5-7
 
 Por isso que é tão complicado o estudo sozinho, sem um professor.
 
 
 | 
| Jube Veterano
 | # ago/11 · Editado por: Jube · votar
 
 Se eu entendi, você quer transpor a pentatonica de C para G?
 
 Penta de C
 
 Penta de G
 
 É o mesmo "desenho" para qualquer tom, só mudando de região.
 
 
 | 
| Caike_bend Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 AAAAh, saquei! Eu tava começando sempre pela tônica, ''puxando'' a nota inicial pra G. Mas então, fazendo o segundo modelo, começando em A, ainda seria uma escala em G? E assim sucessivamente? Valeu!
 
 
 | 
| victorhb Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Caike_bend
 
 Eu também achei isso meio estranho quando aprendi, nos 5 desenhos da pentatônica, cada um começa de um grau (uma nota diferente da escala).
 
 
 | 
| gabriel.dac Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 não te confunde maior com menor.
 
 
 | 
| Caike_bend Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Hein?
 
 
 | 
| Excelion Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Caike_bend
 
 Você só pode começar pela tônica quando o shape começa pela tônica. Só o primeiro faz isso.
 
 Como exemplo de como funciona, peguemos a escala maior de Dó (CDEFGAB), cuja relativa menor é Lá menor (ABCDEFG).
 
 A escala pentatônica de Lá menor usa as notas A-C-D-E-G. Logo, conclui-se que a razão de acréscimo de tons (t) e semitons (st) na escala pentatônica é: Tônica +  1t e 1st +1t + 1t + 1t e 1st.
 
 É só aplicar essa razão às outras tônicas pra descobrir qualquer shape da escala em qualquer região de qualquer nota.
 
 Por exemplo, pentatônica de Em: E -(+1t e 1st)> G -(+1t)> A -(+1t) > B -(+1t e 1st)> D (+1t)> E e aí vai de novo.
 
 
 Espero ter ajudado.
 
 
 |