Ajuda, improvisar solo na guitarra mpb.

    Autor Mensagem
    ZoSo of Zeppelin
    Veterano
    # ago/11


    Acredito que esse tipo de ajuda não seja muito procurada aqui no forum, mas é que tenho que apresentar um solo na guitarra, no estilo de mpb, e não tenho ideia de como compor um solinho.
    queria a ajuda de vocês para darem alguma dica para eu compor um solo deste genero.

    Vlw galera, abraços..

    GustavoShinoda
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cara, eu postei um tópico parecido e um palhaço ae fechou. Acredito que vão querer fechar esse também. :(

    El_DoradoUK
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    GustavoShinoda
    Cara, quem fechou foi um moderador. Creio que você será no mínimo advertido. Cuidado com as palavras, e mais uma coisa. Não teve sua dúvida esclarecida? Use um dos tópicos abertos sobre o assunto. No mais é isso.

    GustavoShinoda
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É, mas desde quando palhaço é uma palavra feia? Minha dúvida não achei em nenhum outro tópico aberto, e ele fechou. Então abri meu próprio com minha dúvida especificada, e creio que também é a dúvida de muitos outros.

    El_DoradoUK
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    GustavoShinoda
    Eu tenho a mesma dúvida, cara. Tu solar em cima de uma escala, depende única e exclusivamente da tua criatividade, pegada e feeling. Tu tem que conhecer o shape e o som de cada nota. Meu dever de casa da semana é fazer um improviso em cima dos acordes C, G e D, cada um tem um shape de C só que na devida região, ou seja, são 3 shapes pra conhecer e quando o acorde muda, eu tenho que mudar o shape. Cara, é um saco, pq eu não conheço muito bem os sons, mas já to progredindo, consigo visualizar as notas que fazem parte de cada shape, mas fica desconexo pra caramba, ta melhorando, mas não ta muito bom. Agora, improvisar em cima de um tom, eu já não sei muito bem.

    Abç.

    GustavoShinoda
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pois é, pelo menos você já é um pouco avançado. Eu só tenho 5 meses de guita e ainda to cheio de dúvidas, mas quando eu tento acabar com elas, vem um cara ae e fecha meu tópico. Cara, eu to com uma tremenda raiva aqui, pois não consegui tirar minha dúvida!

    thifm
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Primeiramente, para compor um solo, você precisa de duas coisas:
    Teoria e Feeling...

    Teoria: dá uma olhada em escalas e campo harmonico... pra começar...
    Ah, ouça bastante mpb pra entender a "dinamica" do estilo.
    Coisa simples: entra no youtube e digita: improviso mpb. Garanto que vai trazer bastante coisa pra te dar uma base.
    Não tente enfiar milhões de notas por segundo... faça o feijão com arroz... seminimas, colcheias...

    Feeling: isso vem com o tempo...

    Abs e sucesso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda, improvisar solo na guitarra mpb.