Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida

Autor Mensagem
Dragonlokker
Veterano
# ago/11
· votar


Essa guitar ai os mayas utilizavam para tocar canções para fazer rituais!!! o.O

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


É impressão minha ou tem um prego no braço

Foto do provável crime


Vivendo e aprendendo... nesse comentário falei uma besteira, esses preguinhos são colocados propositalmente, fica só essa ponta pra fora pra garantir o alinhamento da escala com o braço no momento da colagem.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
a cara...valeu por informar....nao sabia dessa
tambem eu nao sei de nada ne...bicho ignorante esse que eu sou

aki...to subindo um video da guitarra agora pro youtube...a galera vai ter uma ideia do que to falando

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


um up aki galera

cansei de tirar fotos....da muito trabalho....e depois dakela fase de lixa comendo solta resolvo mandar o video dela até o momento pra vcs verem....

bom....ate aki a historia dela é o seguinte...lixei tudo e levei na madeireira primeiro procurando pela folha de marujá. Nao achei! Logico né.

Mas o cara me recomendou um profissional artesão fazedor de gaiolas de passarinho. Bom, nao tenho nada a perder ne...Vamos la.

Chego la...o cara cheira a madeira: cedro!
ele disse q nao tinha tempo pra pegar um projeto como o meu, porque ele tinha muita producao la (realmente tem muito passarinho no mundo pra ser engaioado ainda). Mas isso nao vem ao caso. Eu gostei mesmo foi da disposicao do velho. Elel nao arramou nenhuma informação. Explicou tudo. Ele falo assim:

Cara, primeiro vc vai lixar essa guita com lixa 100. Depois com 200 e poucos, depoiis com 400 e com 600....sempre pra tirar o verniz que ainda ficou na guitarra e as imperfeicoes das lixas anteriores. Faça isso com cuidado pra nao comer muita madeira....se possivel usa lixadeira.

Depois vc vai comprar uma folha da madeira que voce quer. Pode ser até dakela madeira que se usa pra fazer moveis planejados. Tem de qualquer cor. POREM, a madeira nao é flexivel. Se tentar fazer curva nela que vai quebrar. E a guitarra possui umas curvazinhas pra ajustar ao corpo de guitarrista ne. De praxe. Ali a madeira nao enverga, ela quebra. Sugestão. Faça um relic tipo SRV:
tipo eu colo as folhas onde a madeira é reta, e na parte q faz o corte...colo outra folha...e na junção ali, vai ficar um defeito, e é ali onde eu faço o relic....olha so tipo assim

O relic

Detalhe: ocara falo q colar essas folhas é complicado....pq tem q dar certeza que isso nao vai dar bolha de ar,,,nem descolar futuramenteo com facilidade.

Blz, feito isso...colado as folhas...eu do uma lixadinha de light com lixa 2000 so pra aceitar um selador, depois, passar esse tal de selador e envernizar.

diz ele que o processo é complicado, trabalhoso e exige paciencia...entaoooooo.....vamo la ne...fazer o que...começou tem que terminar

Segue o video



Valeu galera

o/

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Ai cara...cedro, vc tem como passar a folha de madeira...tá tudo perfeito pra relicar o treco.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
demorou...vamo ver o q da ne...segunda feira retomo o projeto e ai atualizo com mais detalhes hehehe

GuiEntwistle
Veterano
# ago/11
· votar


Ficou bom o vídeo, mas não mostra nad né, não tinha nada mais pra mostrar
dá uma olhada nesse site lá de 2004, é bem velho
http://www.afms.com.br/guitarra.html
seu proximo passo é escala né... então taí a dica:
"Então eu marquei os lugares dos trastes. O cálculo é simples, usa-se uma sequencia de pitágoras (qualquer dúvida vide wikipedia). Na época que eu fiz não se falava em wikipedia, mesmo assim eu achei na net o cálculo."

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


GuiEntwistle
Aeeeee...valeu velhao!

GuiEntwistle
Veterano
# ago/11
· votar


morreu?

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


D:

Buja
Veterano
# set/11
· votar


velho eu to numa correria e indecisao total...to vendo tantas coisas pra fazer na guita que acho que nem sei o que fazer na verdade kkkkkk. Vou comprar uma camera decente dia 18 e posto mais fotos, videos, detalhes e tudo mais, alem dos projetos que tenho em mente pra ela....Eu sei vai demorar um pouco, mas quero fazer bem feito. Acho que vou mesmo comprar um novo braco e nossas ferragens, ou seja, praticamente refazer a guitarra, porque, pelo que parece a madeira do corpo é cedro rosa mesmo sem emendas.

Resta so ter certeza que nao é prensada. Se nao for, vira guitarra nova. Se for prensada, vira guitarra maquiada.

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


Cedro é boa? É utilizada ainda?
É brasileira? :P

Buja
Veterano
# set/11
· votar


GuiEntwistle
nao sei se cedro é bom ou se as propriedades sao boas...mas sei que é melhor que compensado e por ser uma madeira pouco usada nos corpos de guitarra, deve ter uma sonoridade bem distinta. Alem do que me parece muito ser peça unica, ja que nao achei nenhuma emenda ate agora

fconde77
Veterano
# set/11
· votar


Buja

Cedro rosa - Spanish Cedar - ( Cedrella spp.) - Densidade média 0,40g/cm3

Esta é outra madeira com 1001 utilidades, utilizada em braços, fundos, laterais, tampos e principalmente nas peças estruturais do violão. É a favorita para a estrutura interna do fundo, para os blocos internos e para os reengrossos, devido a sua estabilidade e aroma. Dizem que também evita ataque de insetos que se alimentam de madeira como os cupins. É muito resistente, bonita e sonora, apesar de ser um pouco porosa demais. Sua coloração é avermelhada e com a oxidação, ao longo do tempo, escurece para um marrom bem bonito. Apresenta variedades bem mais densas que as outras, que favorece a confecção de braços. Encontrada em várias regiões do Brasil, principalmente na região Norte.

O cedro brasileiro tem 3 espécies: odorata, que ocorre na Amazônia e é o mais leve de todos; fissilis, ou cedro vermelho ou rosa, que ocorre em vários estados centrais e do Sul do país; e angustifolia, que é o mais pesado e raro, ocorrendo em Minas Gerais. Usa-se esta espécie há séculos para braços de violão e estrutura interna do fundo. Seu peso é de aprox. 048,0 gm/cm3 e é muito estável.
Fonte: http://beluthier.blogspot.com/2008/04/madeiras-para-lutheria.html

Resumindo: Cedro-Rosa é sim uma ótima madeira para a construção de instrumentos, inclusive muitos à utilizam hj em dia para construção de Les Paul por ter uma característica bem próxima ao mogno.
Lembrando que existem vários tipos, Cedro... Cedrinho, Cedro-Vermelho etc.

Buja
Veterano
# set/11 · Editado por: Buja
· votar


olha so que blz cara....entao...imagino eu que morando em minas gerais e tenho um cedro aqui comigo, posso ter o raro cedro....hehehe...se essa guita era uma tonante, é so lixarmos o headstock que teremos uma gibson...kkkkkk....nao é pra tanto

mas pelo menos com empenho da pra se ter algo bem melhor do que era com certeza

valeu por se dedicar a postar tanta informacao brow

o/

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


o braço é cedro também? ou ele n chero?

Buja
Veterano
# set/11
· votar


upzinho basico....nessa hora nao adianta nada ne


GuiEntwistle
o braço é cedro também? ou ele n chero?
cara nao sei ele nao cheiro pq eu nem levei...tava preocupado so com o corpo....mas o braco parece ser em maple mesmo....nao vi nada que diferenciasse disso nao...a madeira parece com todos os bracos
que ja vi...das minhas guitas e do meu baixo...tudo de maple e esse braco tb parece ser

fconde77
Veterano
# set/11 · Editado por: fconde77
· votar


Buja

Se o corpo é de Cedro e o braço for claro deve ser de Pau Marfim, madeira nacional nas 2 peças.

Buja
Veterano
# set/11
· votar


fconde77
ahhh entao so se for mesmo...pau marfim....mas lembra muito o maple mesmo...

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


Buja

O ruim é que o braço não tem tensor e você não quer arranjar outro né?

Buja
Veterano
# set/11
· votar


GuiEntwistle
galera...antes de mais nada desculpem pela demora.....minha vida deu uma reviravolta total aki e fiquei impossibilitado de trabalhar no projeto e de visitar o forum.....mas deixa o lenga lenga de lado e vamos ao que interessa....voltei com firmeza total no projeto da guitarra vagabunda e estou terminando de lixar por completo com lixa de madeira 220.

legal, ta ficando com um bom aspecto, mais claro e fosco do que o video anterior e mais regular.....tb tirei as manchas brancas de algo que parece ser massa de polir e está ficando boa....queria arriscar a pintar....mas agora que comprei uma semi acustica em mogno laminado na cor da madeira....fiquei apaixonado por acabamentos assim e decidi de verdade passar apenas seladora de madeira e verniz.....depois do verniz vou passar uma lixa bem fininha com agua pra dar uma leve fosqueada e ficar bem amadeirado o aspecto da guitarra......

sobre ferragens....eu mesmo vou pintar....nada de ficar gastando grana com isso nao....e nem mandar outro nego fazer.....afinal de contas....eu quero aprender a fazer hehehe.
entao, fui no deposito e achei uma tinta spray em latinha na cor de ouro pra pintar as ferragens....
o que voces acham? da certo isso? Tenho medo de nao ficar bem dourado, de ficar meio camurça se é que voces me entendem
e como eu faço para preparar as ferragens pra pintar....tipo....descromar as partes cromadas.....tirar a ferrugem das partes enferrujadas? Como fazer isso? Tem alguma ideia?

braço> esse é complicado.....estava pensando em duas possibilidades....eu mesmo mandar um madeireiro bom cortar uma escala em jacarandá, depois eu mesmo colar a escala, comprar os trastes, calcular a posicao deles e colocar, OU, pedir pra um luthier colar uma escala no braço, sem tensor mesmo (fuck)
pq comprar um braço novo é um gasto que eu nao queria, e comprar um braço usado de uma guita ruim em um bazar qualquer alem de ser meio caro pode ser uma bela merda....ai nao sei.....to meio perdido....é muito dificil fazer uma escala assim...22 trastes????? ihhh ainda tem os dots....ácho que nao está no meu nivel tecnico nao....nao sei...fala ai galera

depois posto fotos....ja ate tirei as fotos mas ta no celular e eu to usando ele porcamente como mini modem agora....nao da pra acessar o cartao de memoria....valeu galera

foi mal pela demora e pela encheçao de saco ae


o/

JJJ
Veterano
# set/11 · Editado por: JJJ
· votar


Buja
braço> esse é complicado.....estava pensando em duas possibilidades....eu mesmo mandar um madeireiro bom cortar uma escala em jacarandá, depois eu mesmo colar a escala, comprar os trastes, calcular a posicao deles e colocar, OU, pedir pra um luthier colar uma escala no braço, sem tensor mesmo (fuck)
pq comprar um braço novo é um gasto que eu nao queria, e comprar um braço usado de uma guita ruim em um bazar qualquer alem de ser meio caro pode ser uma bela merda....ai nao sei.....to meio perdido....é muito dificil fazer uma escala assim...22 trastes????? ihhh ainda tem os dots....ácho que nao está no meu nivel tecnico nao....nao sei...fala ai galera


Pois é, cara... Vi seu tópico só hoje. E ia te dizer mesmo (se já não disseram - não li tudo) que o teu grande problema é a escala! De longe a parte mais complicada, por ser a parte que precisa da maior precisão na construção da guitarra: alinhamento, angulação, distância entre trastes... tudo tem que estar perfeito para a coisa ficar afinável. Por causa desse "detalhe" eu, no teu lugar, nem começaria...

Mas... já que você começou, acho que a única solução é fazer uma escala num luthier, mas tu vai morrer numa grana aí, cara! Que talvez não valha a pena...

Comprar um braço acho muito arriscado, pois duvido muito que encaixe direito, vai ter que arrombar a guitarra e vai ficar uma gambiarra só.

Desculpa aí, não quero te desanimar, mas... é o que eu penso. Boa sorte!

Buja
Veterano
# set/11
· votar


JJJ
ow velhao...esquenta nao....essa guitarra aki ja ta uma ladainha danada....por isso resolvi pegar ela de cobaia pra meu primeiro projeto....se nao ficar perfeito nao to nem ai...hehe...nao to ganhando dinheiro pra isso mesmo hehehe....so quero mesmo é ganhar um pequeno conhecimento e um dia poder falar pros meus filhos que o pai deles ja fez uma guitarra kkkkk


mas resumindo a historia, peguei essa guita pra cobaia, ninguem sabe que marca era kkk, todo mundo acha que deve ser uma tonantona dos anos 60=70 sei la. estava toda avacalhada, nao seguia padrao nenhum, nao parece com nenhum tipo de guitarra que se conhece, mas parece ter boas madeiras e nao ser de compensado...1 ponto positivo. So tenho o braco, nao tenho mais a escala....1 ponto negativo

como nao tenho nada a perder mesmo, sem gastar muita grana queria fazer um pequeno milagre nela, sem gastar em ferragens, ponte, tarraxas, captador, pintura, nada disso, so na lixa, pintura e faça voce mesmo (homenagem ao blog do amigo DigoSambora > http://luthieriadiy.blogspot.com/)

se ficar bom, bom nao, quer dizer, razoavel, parecendo guitarra, otimo, senao for possivel tocar nesse emaranhado de pau e ferro, vira obra de arte pra colocar na parede. Meu objetivo principal é que fique bem visualmente e se possivel, dê pra tocar. É isso


valeu pela opiniao manolo


o/

Buja
Veterano
# set/11
· votar


galera.;....atualizando por aki o status do projeto

esse fim de semana arranjei 2 folhas de madeira pra fazer o acabamento, uma em pau marfim e outra e mogno laminado...acho que vai ficar legal colocando na frente do corpo recortes dessas duas madeiras

ferragens - fui levar pra cromar, ficava em 200 conto, sai de la igual cachorro corre de grito, comprei uma latinha de tinta spray pra metais em dourado brilhante, pendurei todas as pecas com linha de costura(kkkkkkkkkkk) inclusive cada parafusinho da guitarra e mandei ver....agora ta tudo dourado fosco

neck plate - desapareceu nessa festa toda, perdi mesmo....so gastando grana agora

braco - levei no luthier, camarada novo e experiente, disse tudo que eu precisava saber, e se dispos a deixar esse conjunto de pau e ferro virar um guitarrao, porem, $$$$$$$$$$ por alguns milhoes. Neste caso, pensei seriamente em pedir pra ele fazer a escala em jacarandá pra mim, e ainda nao me decidi. O que ele pediu é que eu montasse a guitarra todinha primeiro, fizesse tudo que eu podia fazer, depois mandava pra ele que ele confeccionava a escala, por nao sei ainda quantos dinheiros.

Bom, nisso dai ele confirmou muitas duvidas:
* madeira do corpo: cedro macico de otima qualidade, com boa ressonancia
* madeira do braco: pau-marfim. O braco está ligeiramente torcido, mas ele me disse que se eu quiser ($$$$) pode colocar o tensor e isso pode corrigir a "torçao" do braço. Será? Ainda nao sei.

* captadores: diz ele que nao tem coragem de mexer na guitarra se eu nao trocar essas merdas de capts chiadores, ruidosos e sem timbre nenhum. Ele disse que tem etica profissional e nao seria capaz de instalar captadores assim na guitarra. Bom, entao o problema é meu né, fazer o que

e o mais importante: a guitarra é JENIFER.....aeeee descobrimos qual é. Diz ele que tem tudo pra ser uma jenifer antigona, corpo muito mal recortado, como se fosse com facão, braco sem tensor, nao seguindo padrao nenhum, porem, como é um instrumento antigo, foi somente pessimamente construido, mas com madeiras brasileiras de boa qualidade.

bom galera, sintam-se a vontade pra ajudar, criticar, desencorajar ou perguntar qualquer coisa, porque posso ter esquecido de falar, to numa lan e to falando tudo de cabeça


detalhe> lixei tudo até lixa 600 e estou pensando no proximo passo agora, que seria brincar com o corpo (recortes de folha de mogno e pau marfim) ou seria quebrar a cara com a escala


valeu galera


o/

Samuel Silvino
Veterano
# out/11
· votar


É né gente...e vocês falaram que eu era um herege, que eu não sabia de nada, que eu era doido, que eu era mentiroso. ='(

Nem desculpa cêis vão pedir? kkkkkkkkkkk

GuiEntwistle
Veterano
# out/11
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/271287/
dá uma olhada aí, amigão!

GuiEntwistle
Veterano
# out/11
· votar


alias, oque é neck plate?

fconde77
Veterano
# out/11 · Editado por: fconde77
· votar


GuiEntwistle
alias, oque é neck plate?

e aquela placa de metal comum nas guitarras de braço aparafusado.

http://users.skynet.be/thekingofstring/58%20Cunetto%20Red%20Relic_file s/58_relic_neckplate.JPG

Maximun-EGS 216
Veterano
# out/11
· votar


Aee Buja xD

Tamo Juntooos nessa :) Da uma olhadinha no meu projeto tbm!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/271498

Maximun-EGS 216
Veterano
# out/11
· votar


Que guitarra é essa?? :O
AKOASKOPS'

TO vendo o processo aqui, ta ficando bacana *-*

Como vc vai pintar ela?

Dica: Use GOMA LACA pra selar a madeira e pinte com spray (olhe dicas de pintura) experiencia propria, com pincel, não ficou muito legal!

Bom Projeto =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida