Bucha do Tensor Headstock

    Autor Mensagem
    Jorge Master
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Jorge Master


    Tipo... Nas guitarras modelos Stratocaster, normalmente a bucha do tensor se encontra na headstock né? Como essa foto...

    http://2.bp.blogspot.com/-Pf7-Z1DOTlg/TeZ5FlN7HKI/AAAAAAAAARw/62rpl9Mc uZM/s1600/BF+Headstock.JPG

    Só que minha guitarra, não tem tipo a bucha... (é bucha que se fala né?)

    Olha uma foto...

    http://img42.imageshack.us/img42/7149/foto1148t.jpg

    Ela ta meio empenada... E tenho a chave allen, só que a chave não entra, pq não tem onde encaixar... O local é redondo mesmo.

    Vi gente em posts, topics, dizendo que se encontra no corpo ali, desparafusando atras da guitar... Soltando o braço mesmo, verdade isso? Soltando ali tem problemas? Oo

    Foto

    http://img51.imageshack.us/img51/3682/foto1138.jpg

    E quem puder ajudar também, meu violão tbm ta empenado, (foda .-.)

    entrada de boa ne...

    http://img31.imageshack.us/img31/5339/foto1149d.jpg

    chave entra legal, só que é muito duro, para girar, e isso é normal? Muito mesmo, mal consegui, e nem forcei mto com medo de quebrar o tensor sei la...

    Ajuda por favor? Obrigado gente

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    cara,essas fotos tao mto fora de foco

    Jorge Master
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu dei zoom, só para mostrar o buraco do tensor ali mesmo .-.

    Tenho outra foto:

    http://img217.imageshack.us/img217/387/foto1147.jpg

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    cara,o tensor ta ali no fundo,eh so encaixa a chave
    mais se vc n intende(provavelmente n intende) dessas coisas nem mexe q pode estraga de veiz a guita
    leva num luthier

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    cara, seu tensor está normal... nem todos os tensores tem essa ponta pra fora, as Ibanez por exemplo todas têm o tensor 'pra dentro' igual a sua guitarra. Se o tensor está duro demais, então duas coisas podem estar ocorrendo:

    1 - Você está colocando a chave de forma errada. Vc deve tirar as cordas Ré (D, 4ª corda) e Sol (G, 3ªcorda) do lugar delas, não da guitarra, apenas levante pra elas sairem do nut, e coloque-as para o lado, assim vc tem espaço pra colocar e girar a chave, colocando a parte menor da chave no buraco, assim o torque é bem maior

    2 - Se isso que eu descrevi não ocorre e vc está fazendo tudo certo, então provavelmente seu tensor se partiu. Isso acontece muito em guitarras baratinhas, principalmente quando são a primeira guitarra do jovem (ounao) aprendiz, que não cuidam direito do bagulho. Quando isso acontece, o tensor não para de funcionar totalmente, ele apenas não pode ser regulado novamente, ou seja, ele ainda tenta compensar a ação das cordas, mas se esta ação mudar, vc não pode regulá-lo adequadamente para as nvoas cordas.

    Se nenhum dos dois ocorre, então não faço idéia do que q ta acontecendo nessa poha... a propósito, que guitarra é?

    FelipeValle
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Em hipotese NENHUMA desaparafuse o braço da sua guitarra!Vai acabar te dando imensas despesas!Regular o tensor é a regulagem mais complicada que vc pode fazer, se voce não tem experiencia com isso é melhor não fazer.

    Se ele for regulado errado seu braço pode ter problemas definitivos, vc pode acabar perdendo o braço do instrumento, se ele empenar, por exemplo.

    Minha dica é:regule oitavas, altura das cordas, até mesmo a ponte, mas NÃO MECHA NO TENSOR!

    slow134
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu tenho é violão, em relação ao tensor é parecido o sistema, como eu sei o basico de luthieria e regulagem eu msm regulo meus violões.
    Se vc não souber mexer não mexa.
    E em Hipótese alguma desparafuse o braço. blz?

    teuabreu
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Comprei uma Fender "mariachi" de 94-95 que nunca foi regulada.
    Comprei trocentas chaves allen e nada, nenhuma encaixava.

    mais de um mes sem conseguir tocar na guita, toda desregulada.

    Peguei um desengripante, coloquei no parafuso de regulagem, peguei uma chave allen com tamanho maior e lixei até ficar no tamanho e compativel com o encaixe do parafuso. Aí consegui regular de boa.

    Mas é um procedimento arriscado, se não tem experiência em regular o tensor, leve a um luthier.

    Pode ferrar de verdade o braço da guitarra se fizer merda, podendo inclusive alem de empenar, pode rachar a madeira, ou seja todo cuidado é pouco, e de preferencia não arrisque. É um procedimento extremo ( onde moro não tem Luthier que confio, são extremamente amadores).

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    um dia eu vo compra uma guitarra vagabundinha pra eu fze essas experiencias

    Jorge Master
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Valeu gente a todos ae ^^

    o que eu disse da bucha da minha guitar para aquela não foi dizendo que não é igual, eu sei que não é todas que tem a bucha para fora como a da foto ali, só coloquei ela como exemplo para mostrar...

    e eu sei que ali que encaixa a chave... só que o problema é que, a chave não encaixa, no violão ela encaixa, mas na guitarra não. Pq não é entrada para chave allen, na verdade não tem entrada para chave nenhuma, por isso eu pensei que seria desparafusando o braço, pq uns posts pessoal falo isso. O local ali é redondo, chave nenhuma roda ali .-.

    Valeu pela dica ae FelipeValle, não vo tirar o braço não kk...

    Eu sei bem como funciona a chave allen, quanto girar, e descansar o braço para o tensor... Só que o problema da guitarra é esse mesmo...

    Sobre o tensor estar duro é o do violão :/ até desisti de mexer, pq não vo forçar... Vo ver com a loja la

    Onde moro não tem luthier que preste... Amigo meu regulo a guitarra, o cara deu a guitarra sem as cordas, e fez nada oO cuntinuo empenada e etc

    Diz ele q regulo ñ sei oq.

    Queria regular a guitar, to meio sem grana... e gostaria de aprender... Li mtos tutoriais, de todos cuidados a tomar... Sei q é perigoso... Obrigado mesmo por todas as dicas, alguem sabe oq posso fazer sobre a guitar? .-.

    slow134
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    guizimm
    eu tbm tenho vontade de comprar uma guitarra e um violão vagabundo só pra fazer essas experiencias.

    Jorge Master
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    @slow134

    a minha ja é vagabunda kk,

    Jorge Master
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    up? .-.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Jorge Master: E tenho a chave allen, só que a chave não entra, pq não tem onde encaixar

    Tá com a chave allen na medida errada. Tem que ter a correta.

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Jorge Master

    O padrão é esse: http://img217.imageshack.us/img217/1756/tensor.jpg

    Cara, tem 76512838 mil tópicos sobre como regular. Use a busca, mas saiba que você pode estar arruinado o braço da tua guitarra se não fizer o procedimento correto.

    Se eu fosse você, postaria no tópico fixo de Luthieria.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/

    Abs

    Jorge Master
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    @MauricioBahia

    Não tem entrada para chave nenhuma :/ por isso não é a medida...

    Tipo ja tenho alguma noção de como regular... O problema mesmo é a entrada da chave para o tensor .-.

    Na verdade não tem entrada ai eh fda ._.

    Vo ve se acho algum luthier, e ver se tenho grana kk...

    Valeu kra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bucha do Tensor Headstock