Paciência ao estudar guitarra

    Autor Mensagem
    Fabiolima
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Fabiolima


    Queridos amigos,

    O estudo e desenvolvimento de técnicas de um instrumento musical caminham juntos. Deveríamos pensar no desenvolvimento
    de técnicas de um instrumento como uma Árvore que está crescendo. Inicialmente, escolhemos a semente a ser cultivada (instrumento musical), posteriormente, escolhemos as fontes de nutrição daquela Árvore, para que ela se desenvolva. Traduzindo para a linguagem musical, devemos escolher o que estudar, com quem estudar, quanto tempo dedicar ao estudo, e ter muita paciência, perseverança, persistência, carinho, dedicação e o mais importante de tudo.....SABER ONDE SE QUER CHEGAR!!!!
    Se você não tem objetivos bem definidos, onde você está já é o suficiente, e certamente ficará estagnado, sem evoluir.
    Disciplina deve ser a palavra de ordem!!! Uma rotina diária de estudos é muito importante, mesmo que em alguns dias a dedicação seja de apenas alguns minutos.
    Tentem estudar apreciando o momento, dominando cada nova lição, seja teoria, ou técnicas específicas, estude com atenção total.
    Velocidade sempre é o alvo de todos aqueles que querem dominar um instrumento musical. Lembrem-se, esta Tal Velocidade corre daqueles que a buscam sem saber conquistá-la. Muitos desistem pelo caminho, outros, aqueles que realmente conseguirão, serão recompensados com o desenvolvimento de uma técnica apurada, que vai muito além da execução de uma peça musical. Vão perceber que velocidade é sinônimo de muita dedicação (horas incontáveis de estudo) e resultado de estudos que devem ser apreciados lentamente, com a finalidade de desenvolver perfeição em sua execução.
    Bom já falei muito por hoje.....vou voltar aos estudos, pois somente assim, com a mão na massa é que alcançarei os meus objetivos.
    " O QUE DIFERENCIA O SUCESSO DO FRACASSO É O TEMPO E A ENERGIA QUE SÃO DESTINADOS A ALCANÇAR UM DETERMINADO OBJETIVO"....

    Bog
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bog
    · votar


    Fabiolima

    Embora não discorde da essência do texto como um todo, tem duas coisas aí que me deram coceira de escrever:

    Velocidade sempre é o alvo de todos aqueles que querem dominar um instrumento musical.

    Queria saber qual amostragem você usou para chegar a esta conclusão. Antes que este tópico vire mais uma discussão infinita sobre "técnica x feeling"ou "tocar rápido é igual a tocar bem?".

    " O QUE DIFERENCIA O SUCESSO DO FRACASSO É O TEMPO E A ENERGIA QUE SÃO DESTINADOS A ALCANÇAR UM DETERMINADO OBJETIVO"....

    Frase bonitinha, no melhor estilo auto-ajuda, mas simplesmente não encontra suporte na realidade. Se pegarmos em todas as áreas (não nos limitemos a "técnica na guitarra") uma quantidade enorme de casos de sucesso e fracasso, logo observaremos que existe muita, MUITA coisa além de tempo e energia nesta equação. São fatores importantes? Sim. Mas estão bem longe de serem os únicos. Aliás, para começar, precisaríamos definir "sucesso" e "fracasso" - porque a idéia que cada um faz sobre o significado destes termos pode ser diferente, o que automaticamente torna qualquer consenso muito difícil.

    Enfim, entendo a boa intenção por trás do tópico, mas pelo menos em mim não causa uma boa impressão você chegar aqui no Fórum e logo de cara colocar um texto com pérolas de sabedoria no estilo "Tocando Rápido: a Estrada para o Sucesso". Você pode ser um cara realmente bem sucedido (dentro da tua idéia sobre o que é sucesso), e não discordo completamente do conteúdo do texto, mas esses dois pontos me deram coceira e soluços, hehe.

    PS - Favor não levar isso para o lado da ofensa pessoal e da agressividade sem sentido. É uma crítica construtiva.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Fabiolima

    Bacana seu texto! Muitos quando querem aprender a tocar guitarra pensam logo no deslumbramento que isso pode trazer, mas se esquecem desta parte tão fundamental: O estudo!

    Isso tudo que vc escreveu é fato, é necessário muita dedicação ao instrumento, e fazê-lo da maneira mais correta possível.

    Eu mesmo por muito tempo estudei sem me preocupar com o metrônomo, por exemplo. E agora que voltei a estudar, estou sentindo na pele a ausência do metronomo nos meus estudos. Menos mal que descobri isso a tempo, hehehe.

    Já que vc falou de paciencia, resolvi tocar no assunto Metronomo. Isso sim exige MUITA PACIÊNCIA.

    Abraço.

    Bog
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bog
    · votar


    renatocaster
    vislumbramento

    ???

    (eu realmente não entendi o que você quis dizer)

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Bog

    Opa, desculpe. Acho que a palavra correta para definir o que eu quis dizer é "deslumbramento". Já corrigi.

    E eu falei no sentido de que o cara pensa logo em fazer sucesso, de ser muito bem sucedido na guitarra, de ser um "rock star", etc. Enfim, o fato do cara "viajar" achando que vai alcançar tal status sem ter que fazer muito esforço.

    Espero ter sido mais claro agora, hehehe.

    Valeu!

    Fabiolima
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Fabiolima
    · votar


    Bog

    Meu amigo Bog....entendo as suas inquietações em relação ao que escrevi, mas não postei este texto para discorrer sobre idéias de sucesso ou fracasso, pois isto é muito subjetivo.
    Mas, olha só, fiquei muito contente com as suas colocações, mesmo que eu aqui seja apenas um "novato". E tenha certeza, não vou levar isso para o lado pessoal, mas vou ser muito sincero ao dizer que, nunca vi nenhum estudante (de qualquer instrumento musical) que não tenha como um dos seus objetivos principais o desenvolvimento da velocidade. Eu na verdade, me preciptei ao escrever que "Velocidade é o alvo de todos", e realmente pode não ser, principalmente se buscarmos teorização científica e acadêmica para defender esta idéia......mas, independente de tudo o que conversamos até aqui, só queria aliviar a ansiedade daqueles que vislumbram apenas o desenvolvimento desta tão sonhada técnica. Na verdade só queria deixar um recado amigável e tranquilo de que a paciência e a dedicação podem trazer resultados maravilhosos.

    Um grande abraço meu amigo, e muita paz a ti!

    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Paciência ao estudar guitarra