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Mensagem |
brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/11
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Pepe Le P Veterano |
# jul/11
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Aguardamos os próximos capítulos!
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WilliamFerreira Veterano |
# jul/11
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brunoepronto
Muito Bom cara! Iniciativa Louvável de sua Parte! Me ajudou e Muuuuuuuuito! Admiro muito teu trabalho Brunão que Deus te Abençoe e que você continue assim! Mestre!
Inté
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Floydniaco Veterano
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# jul/11
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brunoepronto
Fala Brunão ! ! !
Grande trabalho ! ! Bem bacana suas iniciativas !!!
Vou dar uma estudada aqui nessas escalas , uAHEuHAE pq até hj só sei Maior e Menor natural uaHEuAHEuaHe
abraço
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FRSouza Veterano |
# jul/11
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brunoepronto Boa, to esperando só a próxima video aula, pra começar a solar nos modos, hahaha... Abraço
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brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/11
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Pepe Le P Continuem aguardando rsrs. WilliamFerreira Q bom q o kra te ajudou kra, a idéia era essa mesma, grande abraço. Floydniaco Já tava na hora né? rsrsrsrsrs, abração. FRSouza Vai esquentando os dedos aí! rsrsrs, abraço.
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shami Veterano |
# jul/11
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brunoepronto chegou na hora certa, velho! parabéns
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brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/11
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shami Valew kra, q bom q curtiu.
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De Ros Veterano
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# jul/11
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brunoepronto
Cara, teu video levantou uma questão ética para mim!!
É anti-ético eu chegar e ficar apontando defeito no trabalho dos outros?
É.
Mas não é ainda mais anti-ético eu deixar que informações erradas sejam passadas adiante?
Eu acho que sim! Por isso, vou ser chato contigo, ok? Mas é só para evitar que algumas "desinformações" sejam passadas adiante.
Vamos lá.
Não existe o intervalo de oitava justa. Oitava é oitava e fim de papo. Não existe oitava maior, nem menor, nem diminuta nem aumentada. Oitava é oitava.
Quando montamos escalas maiores, menores ou os modos gregos, a regra é a seguinte:
Não pode pular nenhuma nota:
C D D# F G G# Bb C - ERRADO (pulou o E)
Não pode repetir nenhuma nota:
C C# D# F G G# Bb C - ERRADO (repetiu o C e o G)
E não pode misturar sustenidos e bemóis!
C C# D# F G G# Bb C - ERRADO (Misturou # e b)
Essa regras podem não fazer muito sentido agora, mas, mais tarde, na hora de estudar harmonização, contraponto, politonalismo e várias outras coisas um pouco mais avançadas, vão fazer toda a diferença!
Erro na formação dos modos:
O modo Frigio é: T 2m 3m 4J 5j 6m 7m e não: T 2m 3m 4J 5j 5# 7m como tu escreveu.
O modo Eólio é: T 2M 3m 4J 5j 6m 7m e não: T 2M 3m 4J 5j 5# 7m como tu escreveu.
O modo Lócrio é: T 2m 3m 4J 5b 6m 7m e não: T 2m 3m 4J 4# 5# 7m como tu escreveu.
Desculpe fazer isso, acho muito louvável a tua ideia de ajudar, mas, depois, quando eu, ou qualquer outro professor, pegar um aluno que aprendeu pelo teu video, vamos ter um trabalhão e iremos demorar bem mais para ensinar da maneira correta (e os alunos pagando...).
Abraço e perdão pela intromissão!
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brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/11
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De Ros Primeiramente agradeço por ter assistido ao video, de maneira nenhuma achei anti-ético sua atitude de apontar os pontos q julgou como errados, eu, vc e todos nós q participamos temos o intuito de aprender e melhorar cada vez mais como músicos, vou rever alguns conceitos apontados no seu post, grande abraço.
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De Ros Veterano
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# jul/11
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brunoepronto
Bah velho, tu não imagina como fiquei aliviado com a tua resposta! Fiquei com medo que tu te sentisse ofendido!
Abração e parabéns pelo vídeo e pela atitude!
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Pepe Le P Veterano |
# jul/11 · Editado por: Pepe Le P
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De Ros Não existe o intervalo de oitava justa. Oitava é oitava e fim de papo. Não existe oitava maior, nem menor, nem diminuta nem aumentada. Oitava é oitava. Me parece que a oitava é um intervalo justo sim... aliás o mais justo de todos ;P
As regrinhas "do meio" apontadas pelo De Ros são realmente importantes e acho vale a pena corrigir, mesmo que pareça, em instrumentos temperados, apenas mais uma convenção.
Eu também prefiro utilizar a convenção apresentada pelo De Ros
O modo Frigio é: T 2m 3m 4J 5j 6m 7m e não: T 2m 3m 4J 5j 5# 7m como tu escreveu.
O modo Eólio é: T 2M 3m 4J 5j 6m 7m e não: T 2M 3m 4J 5j 5# 7m como tu escreveu.
O modo Lócrio é: T 2m 3m 4J 5b 6m 7m e não: T 2m 3m 4J 4# 5# 7m como tu escreveu.
Embora na prática da guitarra não faça muita diferença, pois qualquer uma das duas fórmulas que a pessoa utilizar vai gerar as mesmas notas já que 5# e 6m correspondem exatamente ao mesmo som na guitarra com trastes. Mas o bacana da teoria é o cara já aprender de maneira que de pra aplicar em qualquer instrumento, incluindo os "destemperados".
Não sou muito entendido de teoria, mas isso é o pouco que me recordo lá da época das aulas na Palestrina :)
Buenas, eu concordo com vocês que sugerir alterações é muito válido, afinal acho que se cada um ajudar com o que pode muita gente pode sair ganhando. Todos sempre temos a aprender!
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celotoledo Veterano |
# jul/11
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Pepe Le P De Ros brunoepronto
É isso mesmo....Eu não entendo patavinas disso aí. Vocês podem discutir à vontade, só me fala depois qual eu sigo que tá beleza....rs.
Acho que assim, muitos como eu (como eu é estranho...rs) vão aproveitar o que há de melhor. Todo mundo ganha!! Parabéns pela iniciativa.
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Pepe Le P Veterano |
# jul/11
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celotoledo Na dúvida segue o De Ros e o brunoepronto que eu também não manjo muito!
Em caso de discordância entre os dois procure nos bons livros de teoria musical e, quando achares um, me indique pois estou percisando seriamente aprender harmonia!
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Bigtransa Veterano |
# jul/11
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celotoledo Pepe Le P O De Ros está certo.... se fosse uma video-aula mais prática mostrando licks ou qqr coisa do tipo até passava batido, mas explicar a formação dos modos assim complica... Devo ressaltar que é não é algo que tire o mérito do Bruno, ele claramente domina o assunto, mas para fins didáticos o jeito que ele colocou os intervalos pode causar confusão...
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Bigtransa Veterano |
# jul/11 · Editado por: Bigtransa
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De Ros brunoepronto Tenho problemas com modos gregos por causa de um professor que me ensinou de um jeito mais "livre"... Até hj pra mim D dórico é a escala de C maior tocada sobre um acorde de Dm....
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sidguitar1 Veterano
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# jul/11 · Editado por: sidguitar1
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brunoepronto vou lhe dar parabens por dois motivos
primeiro pela iniciativa de ajudar o pessoal q precisa, mostra a grande pessoa q vc e alem de grande guitarrista
segundo e principal, aceitar a critica (construtiva e q so soma no objetivo de ajudar o pessoal) do nosso brother de ros, isso mostra q vc tem humildade,o objetivo de muitos aqui e somar e o de ros soma e muito com a gente ,eu ja vi em livros intervalo de 8 justa e alguns bem bizarros como intervalos de vigesima qualquer coisa hehe e por ai vai(livros de teoria de faculdades como a belas artes aqui do parana) , coisas q na pratica da harmonia moderna nao existem,o negocio e fazer oq os brother disseram,somar as informaçoes suas com as tabelas passadas com as nomenclaturas usuais e mandar ver nos estudos, parabens a vcs e up
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locaosks Veterano |
# jul/11
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brunoepronto Muito bacana a iniciativa e a tua atitude à respeito da correção do DeRos!
Sempre me enrolo qdo o assunto é modos.... vlw pela ajuda cara!
Aguardamos os próximos capítulos! (2)
AbçOo!!!
[estudando...]
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