como improvisar?

    Autor Mensagem
    Fear of the dark
    Veterano
    # dez/03


    eu queria saber se a improvisaçao pode ser feita só sob uma escala ou eu posso tirar as notas da minha cabeça...

    richard1987
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    se a nota encaixar, se vc achou q ficou boa, pq naum?!

    richard1987
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    se a nota encaixar, se vc achou q ficou boa, pq naum?!

    Fear of the dark
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    tipo, eu nao fiz com nota de escala nenhuma, tem que ter a escala como base entao? e se eu achar que alguma nota extra encaixa devo coloca-la?

    rka
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    nao tem que ser bem com A ESCALA... vc pode por qq nota que vc quiser, a musica eh sua
    mas tem notas que soam bem, jogar qq nota vai fica zuado, mas se vc fez algo e soou bem pro seu ouvido tah valendo

    sobre encaixar, as notas tem que encaixar no campo harmonico... as escalas soh ajudam a vc se guiar nele

    tbm sou iniciante em improvisacao ainda, se falei alguma besteira me corrijam

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara... Música é arte e arte é liberdade...
    Vc pode botar qualquer nota em qualquer música... Quem decide se é este o caminho a ser tomado é o compositor ou o intérprete...
    Isso não é incentivo para vulgarizar a melodia... Vc deve conhecer campo harmônico e tudo mais... Mas nunca ficar preso ao mesmo... Se para se expressar vc precisa tirar uma nota fora disso, vc tem toda a liberdade do mundo....
    Mas geralmente as notas que vc vai querer para improvisar vão estar relacionadas ao campo harmônico... Pq acaba soando melhor mesmo... Mas pq não se aventurar a fugir de suas fronteiras???

    janick
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Fear of the dark
    vai estudando tecnica , teoria e fica pegando musica . . . do nada vai começa a vim uns improviso loko bem legal na sua kbeça . . . cmigo foi assim . . .

    Ryu
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    ae galera, eu tbm tenho uma duvida sobre improvisaçao, por exemplo a sweet child o mine, no solo eh E - G - A - C - D
    qual seria as notas q eu usaria pra fazer a escala?

    hrspedro
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Ryu parece estar no campo harmonico de G ou Em...

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Ryu
    Acho que é campo de G... Manda ver

    Dave Murray
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    G

    Fear of the dark
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    deem uma breve explicação do que é campo harmonico ai...

    alguem sabe onde eu posso encontrar um material(apostilas, tabs, textos, tutoriais...) pra estudar campo harmonico e improvisação?

    LeandroP
    Moderador
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    dez/03

    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br

    campos harmônicos, harmonia, improvisação, técnica, teoria em geral.

    Tudo com partitura/tablatura e som mid de exemplo.

    Metalier
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: Metalier
    · votar


    Música é arte e arte é liberdade...
    bom,muito bom isso mas,num tem como vc naum cair em nenhuma escala em um solo ou improviso,se vc fizer uma determinada sequencia de intervalos,isso vai ser uma escala,manjam?

    Fear of the dark
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    se eu for fazer o improviso com as notas de uma escala nao necessito saber o campo harmonico?

    os textos explicativos que eu achei na net, sao um pouco dificil de compreender, nao estam muito claros...

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Música é arte e arte é liberdade

    a escala eh soh um auxilio pra vc.. vc pode tocar um solo sem ela, desde q vc ache q fico legal.. ms o legal mesmo eh misturar varios shapes e tipos de escalas em um solo

    1o0 N0ção
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    acho q vc tem q ter uma sensibilidade musical mto grande
    pra sair improvisando sem escalas e sair algo com
    uma melodia legal (nao é o meu caso)
    intão eu to pegano as escalas mesmo q fica mais
    facil pra vc improvisar .. o foda é q as vezes vc
    fica preso a elas e tb não sai nada mto melodico

    JD -
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Galera é o seguinte. Eu sei escalas pentatonicas, menor e maior sei modulos gregos sei varias. Eutenho velocidade pra caramba, cordenaçao motora toco qualquer solo de megadeath e tals mais na hora de improvisar ou criar um solo para uma musica minha nao sai nada. Fico louco com issu. Alguem por favor pode me ajudar?

    erickx
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    modulos
    asuhiauha
    Eutenho velocidade pra caramba
    Eita posta um video seu tocando cover ai !
    tals mais na hora de improvisar ou criar um solo para uma musica minha nao sai nada
    Cara vc quer dizer que fica sem ideias musicais?
    Acontece o msm comigo, o pessoal aqui me aconselha a ouvir bastante musica, e treinar mais nas escalas!
    flww

    Marc Snow
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    abr/11

    JD -
    De novo vc? Atacando em multiplos topicos

    Bereta
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Bereta
    · votar


    Marc Snow

    Pior que eu tinha elogiado ele em outro tópico!! PQP!! Num caga na entrada, caga na saída!!

    Jawbreaker
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Trollagem rolando solta

    JD -
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    aff eu nao sabia mals se eu mandei muita mensagem, eu nao queria atrapalhar ninguém.

    Bereta
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    JD -

    Tudo bem! Respondemos sua questão num dos outros tópicos ae ;)

    JD -
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    como eu faço para colocar em outros topicos consecutivos?

    Bereta
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    JD -

    como eu faço para colocar em outros topicos consecutivos?

    Hein???

    LeandroP
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    JD -

    Relaxa com isso. Você tá fazendo o certo, utilizando a busca.

    O pessoal é meio "cricri" às vezes.

    XandeMenegussi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Olá amigos, estudei muita teoria no violão e já posso dizer que sei um pouco deste maravilhoso instrumento.
    Estudei muito intervalos, formação de acordes, campo harmônico (este último, em especial, estudei muito).

    Mas acontece que sempre deixei as escalas de lado, olhava pra elas e só conseguia ver suas funcão de exercício para agilidade dos dedos, como eu executava mais a base, nem ligava TANTO para velocidade nos dedos.

    Me perguntando como os violonistas solos de bandas sertanejas (várias outras, mas essa em especial) "decoravam" todos aqueles solos e riff minúsculos, porém essenciais, novamente me deparei com as escalas.

    Quero a ajuda de vocês, olhem esta tab que representa a escala de Dó Maior (C)

    |--------------------------------------------3--|
    |-----------------------------------3--5--7----|
    |--------------------------2--4--5-------------|
    |-----------------2--4--5----------------------|
    |--------2--3--5-------------------------------|
    |--3--5-----------------------------------------|

    Eu posso dar uma improvisada no meio de alguma música utilizando esta escala, se for este o tom da música, mas a dúvida é:

    Eu esqueço todas as outras notas do braço do violão e utilizo só estas da TAB para solar/improvisar ?
    Alguém aí possui aqueles desenhos onde aparecem o braço do violão com bolinhas vermelhas representando as notas da escala, por favor ?

    Uma vez que minha dúvida esteja correta, fica mais fácil dar uma solada "harmônica", sem estragar o ritmo, uma vez que sobram apenas poucas notas para serem executadas.

    Isso se repete no Acordeon, que pode ser igual no teclado. Eu tenho a mesma dúvida... quando quero tirar aquela introdução no ouvido, utilizo somente a escala correspondente ao tom e tento tirar somente nela, sem apertar teclas "fora da escala", tendo uma chance maior de acertar ?

    Eu já revirei muito aqui na internet e não consegui ter uma certeza clara disso, não é nada de erudito, classico, partitura, tom e semitom, quero uma explicação básica.

    Obrigado,

    sucesso à todos os músicos !

    Desculpem reviver o tópico, mas me mandaram perguntar aqui ao invés de criar um tópico novo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como improvisar?