Palheta alternada x sweep no bandolim.

    Autor Mensagem
    DrStrangelove
    Veterano
    # jun/11


    Como não tem fórum de bandolim, pergunto aqui mesmo...

    Toco há algum tempo, mas sempre uso palhetada alternada, porém tava experimentando essa técnica.

    Minha pergunta: quem usa sweep na guitarra usa 100% do tempo? Ou seja, sempre troca de corda com o mesmo sentido? Ou só quando é de três pra cima?

    pacificguitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, eu já vi sweep de duas cordas também. Um cara que tocava country por sinal. O cara era fera mas não lembro o nome. Eu vejo o sweep como uma técnica para ser aplicada onde outra técnica tornaria mais difícil a execução de determinada idéia musical. Ninguém usa 100% do tempo, até porque é cansativo ficar ouvindo notas tão rápidas repetidamente. O sweep é usado pra cima ou para baixo, duas cordas três ou todas cordas. É uma maneira de tocar intervalos rápidos que seriam impossíveis, ou quase, fazendo palhetada alternada. Você já ouviu Hamilton de Holanda? Talvez ele até use o sweep, pois ele é bem inventivo!

    Abç!

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Basicamente é isso aí que o pacificguitar falou mesmo... a gente só usa sweep quando vai tocar um bagulho mto rápido, que ficaria mais difícil com palhetada alternada

    klavier
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, pode ser legal transpor técnicas de guitarra para o bandolim, mas tb tem muita coisa pra pesquisar e aprender com a linhagem dos bandolinistas improvisadores, principalmente os brasileiros, desde o Jacob do bandolim, ouve um disco dele com a Eliseth Cardoso e o zimbo trio. Vale muito a pena tb ouvir o Armandinho que usa vários pedais inclusive de distorção e tb o Pepeu Gomes, que toca bandolim, guitarra e guitarra baiana. E o Hamilton de Holanda tb é o cara, toca um bandolim de dez cordas, mas nunca vi ele tocando tapping não.
    Eu toco guitarra e bandolim, se vc for do Rio pode fazer umas aulas comigo com ênfase em harmonia e improvisação, dá uma olhada em www.amoramusica.com.br (clicando em bandolim) e www.myspace.com/espacomaodupla

    DrStrangelove
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: DrStrangelove
    · votar


    Eu conheço todos so grandes bandolinistas, mas fica difícil dizer qual a técnica usada só pelos vídeos. Além disso, mesmo que um monstro sagrado use técnica X, não significa que vá sera ideal pra mim.

    Eu andei dando uma pesquisada sobre a minha dúvida. Encontrei a técnica com o nome de "economy picking" (sempre trocar de corda na mesma direção). Poucos guitarristas usam sempre. Entre eles o frank Gambale e o Tony Rice, que eu crieo ter sido o citado (vídeo no final do post).

    Andei treinando nos últimos dias. Cheguei à conclusão de que dificulta um pouco a dinâmica e o ritmo, mas deve dar pra superar com treino.

    A única barreira real que eu vi foi uma questão meio matemática...
    Qualquer um sabe que a forma mais fácil de alternar entre cordas é assim:

    e--0-0-
    B-0-0--
    ^V^V

    Mas, pela lógica, quando se usa E.P., sempre sai assim:

    e--0-0-
    B-0-0--
    V^V^

    , o que fica bastante incômodo.

    Pior que eu nem gosto muito de palheta, mas bandolim com os dedos não sai som.

    Enfim... Tony Rice:



    klavier
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara ficou supre arrogante minha postagem, retiro o que eu disse sobe fazer aulas comigo, tem tb o zé Menezes e o Garoto que tocavam bandolim, zé Menezes tá aí na ativa, ele disse que mudou a maneira dele tocar depois de ouvir o Garoto. Na guitarra se usa muito sweep em cima dos arpejos dos acordes, e a afinação da guitarra favorece isso, mas vc pode usar a diferença de afinação que o bandolim tem em relação `a guitarra e tentar algo diferente, já que a disposição das vozes nos acordes nos dois instrumentos é bem diferente. Quanto ao Frank Gambale ele veio no rio várias vezes fazer workshop e em um deles eu assisti, ele é considerado o inventor do sweep picking.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Palheta alternada x sweep no bandolim.