Estudo sobre trastes - muito bacana!

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
Cara, "introjete" um procedimento: Lave bem as mãos com sabão de enxôfre (\m/!) antes de tocar, e limpe bem as cordas depois de tocar; toque com munhequeiras e seque as mãos durante o show. Isso ajuda...
Abçs




Poxa,essa da munhequeira eu desconhecia.A do sabão de enxôfre ou de coco,eu já tinha visto comentários seus a respeito !! Essa da munhequeira,vou tentar.Ela ajuda aliviar a pressão da pegada,é isto?

No caso estas munhequeras que vc fala,seria este tipo aqui,que o "ogro" do Zakk Wylde usa?




MauricioBahia

MMI: Mas se ele chamou o metal dele de adamantium, então passou a existir, né?

Adamantium!


Abs


Hehehehe..............esse Bahia é uma figúra,mesmo !!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
No caso estas munhequeras que vc fala,seria este tipo aqui,que o "ogro" do Zakk Wylde usa?
Não. as do tipo usado pelos tenistas.
Abç

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
No caso estas munhequeras que vc fala,seria este tipo aqui,que o "ogro" do Zakk Wylde usa?
Não. as do tipo usado pelos tenistas.
Abç



Ah,ok!!! Mas elas servem para aliviar a pressão da pegada,é isto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Não. Servem para manter os ligamentos do pulso aquecidos e o suor "mais longe" da mão.
Abç

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
Não. Servem para manter os ligamentos do pulso aquecidos e o suor "mais longe" da mão.
Abç


Ah,legal,agora compreendi.Mas creio que a destruição dos trastes aqui,nem é tanto devido ao suor ou caso de encordoamento velho.Creio que tem haver,com a pressão exercida sobre as cordas, em contato com os trastes (ogrisse,mesmo)!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Tem à ver com falta de cuidado... Rs,rs,rs....
Abç

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
Tem à ver com falta de cuidado... Rs,rs,rs....
Abç



Poxa,professor,mas eu tenho tido zelo com as coisas por cá !! Evito mesmo de deixar às cordas acabarem,para só então trocar.Pois eu,estes anos todos,aprendi muito com vcs por aqui FCC.E sei que cordas velhas e trastes de guitarra,não combinam!!! Por isto eu não marco bobeira !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


MMI
to duvidando nao..mas o cara que batizou é muito fã de x man..
foi o que eu quis dizer..hehehe
deve ser o bicho essa liga..bonita e resistente..

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


espetinho

Pô muito legal isso ai, vou prestar mais atenção nos cuidados com trastes.

Abç

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Guizaum......
Amigo, pode me ajudar? Minha guitarra ta na hora de fazer a substituição dos trastes. A guitarra é uma golden ggs500.
Quais trastes eu compro pra fazer a troca?


Bom , primeiro veja o tamanha que vai colocar, Jumbo, Médio Jumbo, Médio, etc...
Eu recomendaria, opini
ao minha, os Vangent mesmo, estou a alguns anos utilizando e tem sido muito satisfatório....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


longlivetheking

Achei essa loja na net alguem conhece?
E esses trastes sera que velem a pena estão muito baratos R$14,00 reais o kit com 24, e R$ 11,00 por metro


Já ouvi falar bem dessa loja, nunca comprei la, mas me parece uma boa loja, o preto esta bom sim, é +- esse o preço de mercado dos vangent - sei que é essa marca no anuncio pelo codigo de referencia, DSW-....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston
Os trastes da Tagima T635 são de qualidade? Porque os meus, com aproximadamente um ano de uso, não muito intenso, começaram a demonstrar alguns pequenos sinais de desgaste, principalmente nas proximidades da corda D.


Como falei, o que acelera o desgaste são cordas enferrujadas e trastes sem polimento.

Uma dica que dou a vc e ao buddy guy é, deem uma boa regulada na ação de cordas, assim não precisam apertar demais as cordas, alem de aumentar aa agilidade, vai sentir menos dor na mão e tb no bolso.... assim nao ha tanto desgaste nos trastes...

Apertem apenas o suficiente pra dar a nota, nem precisa encostar o dedo na escala.. ehehee

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


MMI
Eu postei o link do traste de "adamantium", mas parece que tem gente que não leu nem se informou.

Para quem não entendeu ou teve preguiça. O Ed Roman e Rick Turner desenvolveram uma liga para trastes com ouro, titânio e outros metais. Resolveram não patentear porque se patenteassem seria publicada a liga e as proporções dos metais. Resolveram então manter em segredo a liga e batizaram de "adamantium". Diz que é mais resistente e duro que os de níquel, fica mais polido também e segundo eles, melhor que o de aço. O efeito é legal porque ele é dourado e não prateado. Só isso.



Eu entendi, so fiz uma brincadeira.....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Valter Bergamo
Mauricio Luiz Bertola



Rapazes,e estes de inox,seriam bons para evitar desgates ? Seria ruins de colocar,também?


São bem chatos de instalarem, na hr da colocação, o corte em si, resolvi em parte com um alicate de força dupla de aço cromo vanádio...

Porem o chato é aparar as rebarbas q ficam na slaterais e tb o nivelamento... uma lima comum sofre pra desgastar um pouco que seja.

Pra isso fiz uma proteção em aluminio pras laterais e uso uma micro retifica pra acertar as laterais, mas o nivelamento ainda nao tem muta coisa pra resolver, é bem mais demorado....

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Valeu pelas dicas. Nos próximos dias vou dar uma regulada na minha guitarra - parte elétrica, ação, polimento nos trastes, etc.

Abraços.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Ah,legal,agora compreendi.Mas creio que a destruição dos trastes aqui,nem é tanto devido ao suor ou caso de encordoamento velho.Creio que tem haver,com a pressão exercida sobre as cordas, em contato com os trastes (ogrisse,mesmo)!!


Então, veja a dica de regular bem a altura das cordas e diminuir a pressão na hr de tocar....

Um cliente de uma banda da cidade faz shows cerca de 4 dias na semana e tocam em média 8hr por dia havia alem do problema da pressao a sujeira, nao tinha nem como ele ficra limpando nos intervalos das musicas.. sei q nao é o seu caso....

Perguntei a ele e dei uma analisada em alguns ensaios e realmente ele usava uma força desnecessaria pra apertar as codas... coisa que tambem tive q levar em conta na regulagem das oitavas...

Entao fiz uma proposta de trocar os trastes JUMBO que usava por Médios, mesmo ele apertando demais as codas a sobretensão nas cordas diminui, e houve uma melhora significativa na vida util dos trastes..... Principamente nas depressões, quando o trastes alem de ficar chato, fica com cavinhas neles...

Experimente isso, e as dicas do Bertola, é a ultima coisa que pode fazer ... se mesmo assim nao resolver muito, largue a guita e va pro baixo fretless, ehehehehe

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
espetinho

Ehehee, nem lembrava mais do apelido, vlw!!!!!!

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo


Podes crêr.Creio mesmo que este desgaste dos trastes aqui,tem haver com pressão exercida,mesmo.Pois veja:Eu peguei essa mania de tocar "sentindo a madeira da escala"!!! E se eu não sentir a madeira da escala,parece que eu não faço som,sei lá!! Prova disto,foi uma vez que peguei uma guitarra escalopada do meu professor,só para ver como que era tocar com escala daquelas.Rapaz,eu não consegui tocar.Ainda falei para ele:Pô,como é que vc consegue tocar com isso?Caceta,a guitarra parece um pau,de tão dura que é !! Não consigo tocar com ela,não!! Foi quando ele me disse que para tocar com escalopada,tem que ter mão sutíl.E foi aí que descobrir,que eu,ao tocar,inconscientemente,estou sempre buscando a madeira da escala.
E por isto eu não consegui tocar na escalopada.E eu não consigo aliviar isto não.
Vejo que das duas uma:Ou eu deixo o pau cantar e comer os trates tudo(mandando retificar depois),ou pego e mando colocar traste dos mais duros que existam.Pois só assim para aguentar.Não adianta,se for trates de alpaca,eu trituro,mesmo.Não me aguenta,não!!!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
meu caro,
no caso do braço de uma giannini stratosonic..desses braços de peça unica de marfim.qual o melhor tipo de trastes,medium jumbo
ou jumbo,pra eu conseguir uma açao de cordas baixa,sendo que eu tenho que fazer um nut novo também,pois este esta muito desgastado.
ah..os trastes dela sao bem finos..acho que palito mesmo.
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
Cara, o tamanho do traste nada tem à ver com ação, mas sim com a qualidade do nivelamento dos trastes.
Colocação de trastes exige experiência...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Poxa,professor,mas eu tenho tido zelo com as coisas por cá !! Evito mesmo de deixar às cordas acabarem,para só então trocar.Pois eu,estes anos todos,aprendi muito com vcs por aqui FCC.E sei que cordas velhas e trastes de guitarra,não combinam!!! Por isto eu não marco bobeira !!
Tô sabendo cara... Na verdade a dica é pra todo mundo, mas principalmente pra molecada que acha que corda é eterna...
No mais, a dica do Valter Bergamo sobre a ação das cordas é valiosa...
Abç

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
Poxa,professor,mas eu tenho tido zelo com as coisas por cá !! Evito mesmo de deixar às cordas acabarem,para só então trocar.Pois eu,estes anos todos,aprendi muito com vcs por aqui FCC.E sei que cordas velhas e trastes de guitarra,não combinam!!! Por isto eu não marco bobeira !!
Tô sabendo cara... Na verdade a dica é pra todo mundo, mas principalmente pra molecada que acha que corda é eterna...
No mais, a dica do Valter Bergamo sobre a ação das cordas é valiosa...
Abç



Podes crêr.Mas vou desencanar destes trastes aqui.Uma hora tem que acabar,mesmo,né? Hora que arregaçar tudo,mando trocar,que se dane.Daí mando colocar uns mais resistêntes!! Abração !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
no caso dos trastes eu nao vou fazer nao..
vou levar no luthier.
queria saber se os trastes jumbo trastejam mais ou
se tenho que fazer o nut levando em
consideração o tipo de traste.
devo usar medio mesmo.
vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
meu caro,
no caso do braço de uma giannini stratosonic..desses braços de peça unica de marfim.qual o melhor tipo de trastes,medium jumbo
ou jumbo,pra eu conseguir uma açao de cordas baixa,sendo que eu tenho que fazer um nut novo também,pois este esta muito desgastado.
ah..os trastes dela sao bem finos..acho que palito mesmo.
vlw


Como o Mauricio Luiz Bertola falou, a altura do tarstes nao influencia na ação de cordas, o motivo é que sempre medimos a altura delas em relaçao a ponta do traste, onde elas encostam, por isso se for um traste mais baixo com 2mm de ação podemos ter uma açao de 2mm num traste mais alto.

A diferença esta na altura da corda em relação a escala, ai vai mais do gosto do musico... eu prefiro os medio jumbo, pra mim fica ideal com uma ação de 2mm na guita, assim so toco de leve na escala e ja sai o som normalmente.....

se usar um traste JUMBO ou o EXTRA JUMBO, nao é necessario chegar a encostar na escala pra sair o som, dai se apertar demais pode e vai desafinar as notas....

Se pra vc a da sua esta bom, mantenha, se quiser almentar um pouco, use os médios ou medio jumbo....

Se conseguir tocar em guitarras com trastes diferentes, veja qual fica melhor neste ponto.

_Rickyhaalmeida
Veterano
# jun/11 · Editado por: _Rickyhaalmeida
· votar


Parabéns cara!!!
Bela explicação. Muitos músicos atuais nem se preocupam tanto assim com uma parte muito importante para a afinação e uma boa execução. Aí galera, vcs podiam dizer as diferenças entre trastes jumbo, normais, etc. Explicar também qual é omelhor tipo de traste para cada estilo, técnica e q mantém a melhor afinação do instrumento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
eu prefiro os medio jumbo,
Eu também!
se usar um traste JUMBO ou o EXTRA JUMBO, nao é necessario chegar a encostar na escala pra sair o som, dai se apertar demais pode e vai desafinar as notas....
Concordo plenamente.
Tem mais uma questão: Com o desgaste do traste, e seu posterior nivelamento, se mal feito, esses jumbo acabam por deslocar milimétricamente a posição da nota, resultando em inexatidão da afinação (que já não é totalmente exata numa escala "temperada").
Abçs

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


_Rickyhaalmeida
deixem o tópico quieto aqui nas guitas...
hehehe

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Concordo, podemos usar o topico tambem para dicas de manutenção, como fazer serviços basicos como retifica e polimento, etc...

Dai o pessoal profissional ou não comentam e postam suas dicas e experiencias....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É verdade.....
Falando em escala temperada, ja fez algum instrumento com aquela escala meio "torta", esqueci o nome daquilo.....

Eu tinha uma ideia, mas nao sei como ficaria, de fazer uma escala com cada traste no seu lugar, cortar o traste apenas pra espaço daquela corda, so nao daria pra fazer bends...nao sei se deu pra entender....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
Não, nunca fiz...
O que fiz uma vez foi instalar um "Earvanna", que é um tipo de pestana que possui uma compensação e que deixa a afinação mais correta.
Existem vários modos e estudos para uma afinação perfeita. O Sistema Buzz Feiten, o sistema da Yamaha (usada na nova guitarra do Frank Gambale), e o "Fanned Frets" (que é o dos trastes inclinados.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudo sobre trastes - muito bacana!