Aria Pro II Magna Series - Review

    Autor Mensagem
    rolnston
    Veterano
    # jun/11


    Olá a todos! Este é meu segundo review. Desta vez vou relatar a minha experiência tocando com a Aria Pro II Magna Series.

    Características:
    Modelo - Pro II Magna Series
    Corpo - Não sei
    Braço - Madeira clara, talvez maple?
    Escala - Madeira escura, talvez um rosewood?
    Trastes - 24 médio
    Captadores- 2 Single meio e braço 1 Humbucker ponte Cerâmicos
    Controles - 1 botão de volume, 1 de tonalidade e chave seletora de 5 posições
    Ponte - Standard cromada
    Tarraxas - Cromadas
    Cor - Vermelho

    Esta foi a primeira guitarra que comprei, há mais ou menos 11 anos atrás (detalhe: comecei a tocar por volta dos 16 anos, toquei por uns 3 anos e parei, estou voltando agora, por isso, me considero um guitarrista iniciante).
    Esta marca Aria, segundo fontes da internet é japonesa e, acredito, não existe mais, ou pelo menos não fabrica mais estes modelos de guitarra. Pois bem, esta é uma guitarra de baixo custo, paguei, na época, R$ 300,00. Não sei ao certo as especificações de madeiras, mas a fabricação foi na Indonésia. O acabamento deixa um pouco a desejar no headstock, porém o corpo, nas partes visíveis tem uma boa aparência, com uma pintura muito bonita. O braço também é bem legal, confortável e não prende a mão.

    Timbre
    Acredito que devido à captação ela puxa um pouco o timbre para as stratocasters, porém não muito estalado. Na verdade, os captadores são um dos principais pontos fracos deste modelo, o humbucker cerâmico da ponte soa fraco e embolado e os singles, também cerâmicos, do meio e do braço possuem um timbre mais aveludado, soando um pouco apagados. Talvez com uma regulagem legal do amp se consiga extrair um timbre mais acentuado. A impressão que eu tenho é de que a fábrica optou por colocar captadores no meio do caminho entre o blues e o rock.

    Ferragens/Elétrica
    A ponte desta guitarra é terrível quando usada com alavanca, desafinava que era uma beleza! Porém, quando utilizada sem a alavanca não tinha problemas constantes de desafinação. As tarraxas, apesar de terem uma aparência horrível (parecem que são de plástico!) seguram razoavelmente a afinação também. Os trastes são de tamanho médio e não apresentaram problemas sérios de instalação, no entanto, a tocabilidade seria melhor se eles fossem melhor lixados nas extremidades.

    Na parte elétrica o único problema que tive foi a chave que na posição 2 às vezes falhava, problema resolvido na última visita ao luthier.

    O braço tem um comprimento superior ao das strato por que são 24 trastes, porém, o raio da escala parece ser ligeiramente diferente, não chega a ser plano como o de uma Jackson, nem abaulado como de uma strato. O que acredito, possibilitou um conforto ao tocar que é difícil de acreditar, principalmente após o luthier regular o braço que estava um pouco desalinhado, o que proporcionou uma ação das cordas relativamente baixa, acredito que o ponto ideal para mim.

    Resumindo
    Toquei muito tempo com esta guitarra sem regular. Há alguns meses, quando voltei a tocar, levei a um luthier que regulou as oitavas, alinhou o braço e regulou a ação das cordas. Ela ficou muito confortável, bem macia mesmo.
    Apesar de sofrer com alguns componentes ruins (tarraxas, ponte, captadores) com um up nestes componentes ela pode ficar interessante.
    Apesar de não ser mais fabricada, indico esta guitarra a quem estiver iniciando e procura um som no meio do caminho entre o blues e o rock. Porém, com a troca dos caps ela pode soar mais nervosa para um metal, principalmente devido ao raio da escala. Não posso comentar sobre as madeiras, pois não conheço as especificações, quem souber posta aí.

    Notas:
    Timbre.....................6
    Afinação..................7
    Acabamento............7
    Custo x Benefício....7

    Quem já tiver tocado com guitarras aria pro deste modelo ou de outros ou souber mais informações a respeito, por favor, comentem aí. Esta é a minha opinião hoje, certo? E vcs o que acham?

    Por favor, mandem sugestões para que eu possa melhorar meus tópicos!

    Valeu, espero que gostem e até a próxima!

    Abaixo algumas fotos:
    Fotos

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Muito linda sua guitarra... aposto que com uns captadores novos ela pode ficar muito boa

    renatocaster
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    rolnston

    Corpo - Não sei

    Provavelmente o corpo da sua guitarra é de basswood. Era uma madeira muito utilizada em guitarras Aria, Samick, Washburn, Phil.

    Dá uma pesquisada na internet que provavelmente vc vai achar alguma coisa.

    rolnston
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    renatocaster
    Valeu pela informação.

    Magrinho123
    Valeu! O visual dela é bem legal mesmo!

    rolnston
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Só para constar:

    Há uma semana atrás vendi esta minha guitarra para um amigo que está começando a tocar.
    Na verdade senti um pouco em vender mas não tive escolha pois estou mudando para um apartamento bem pequeno e não tenho muito tempo pra tocar.
    Além disso, tenho uma outra guitarra que, em termos de timbre me safisfaz mais do que a Aria, portanto optei em ficar com ela.

    Enfim, acredito que meu amigo está com uma boa guitarra para iniciar seu caminho musical.

    Abraços.

    Binohendrix
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pô...vendeu? Eu tenho a minha até hj . Uns 15 anos... Fica pendurada numa parede. Nem encosto mais. Mas não vendo. Gosto muito dela e o review ficou exato. Tenho essa mesma opinião sobre a guitarra.

    rolnston
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Binohendrix

    Pois é, na verdade eu só vendi porque era pra um amigo, e percebi que ele iria tirar maior proveito dela do que eu, entende?

    Mas não foi uma decisão fácil. A gente fica apegado né? Também, quantas horas não passamos grudados com nossas guitarras?

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aria Pro II Magna Series - Review