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Pedro1322 Veterano |
# jun/11
Tipo meu professor mandou um livro né para iniciantes de violão ai tava bem assim campo harmônico de dó e seu tons relativos.
C-G7-C7-F
RELATIVO( NÃO ENTENDO MUITO TO COMEÇANDO NA TEORIA AGORA)
Am-E7-A7-Dm
Ai fiquei vendo como isso funciona e reesolvi fazer um de G
G-D7-G7-C
RELATIVO
Em-B7-E7-Am
Pra saber o livro é Minhas primeiras notas no violão.
Queria si isso ta certo, é uma simplificação ou é um exercicio talz.. Comecei na teoria sexta..antes eu só praticava agilidade essas meu dedilhado ta mto bom..
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erickx Veterano |
# jun/11 · Editado por: erickx
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C-G7-C7-F
é C-G7-C7+ -F
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erickx Veterano |
# jun/11
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Am-E7-A7-Dm
é Am-Em7-Am7-Dm
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Pedro1322 Veterano |
# jun/11
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quero saber si isso da um campo harmônico
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erickx Veterano |
# jun/11 · Editado por: erickx
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Sim, dá o de C = C Dm Em F G Am Bº
Agora em tetrades= C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm(5b)/7
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Pedro1322 Veterano |
# jun/11
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Mas eu tenho que seguir essa ordem ou não? Eu posso chegar no professor tocar só os acordes e falar que é o campo harmônico...
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Pedro1322 Veterano |
# jun/11
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pode me passar o de ré?
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De Ros Veterano
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# jun/11
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Pedro1322 Não, isso não é um campo harmônico. É uma progressão de acordes.
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erickx Veterano |
# jun/11
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Pedro1322
AAh saquei, se vc ta achando que só isto:C-G7-C7+-F é um campo harmonico, eu digo não, mas como eu disse anteriormente são acordes que pertencem a um Campo harmonico!
De Ros Acho que não foi esta a dúvida dele!
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erickx Veterano |
# jun/11
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pode me passar o de ré?
Posso, folgado:
D Em F#m G A Bm C#º
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Pedro1322 Veterano |
# jun/11
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Pessoal aprendi os campos harmonicos maiores ja.. Mas tenho uma duvida.. Por que dps do campo harmonico de mi vem o de fá sustenido e não o de fá?
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erickx Veterano |
# jun/11
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Pedro1322 Por que dps do campo harmonico de mi vem o de fá sustenido e não o de fá?
Quê ?
Depois do CH de E vem o de F querida! Acho que você esta fazendo uma grande confusão!
Você está querendo dizer o porque, de no Campo Harmonico de E, ter o F#m e não o F? assim:
E F#m G#m A B C#m D#º
Este F#m, é "#", pois segue a regra da escala maior (T T sT T T sT)
Logo:
E -T- F# -T- G# -sT- A -T- B -T- C# -T- D#º -sT- E
Logo:
E F# G# A B C# D# E
Dai Vem Com o empilhamento de terças, a definição de maior ou menor; e a quinta, sendo: justa ou diminuta, no caso. Tendo ainda as Sétimas, formando tétrades de 7+ ou 7...
Ficando assim:
Em triades: E F#m G#m A B C#m D#º
Tétrades: E7+ F#m7 G#m7 A7+ B7 C#m7 D#m(b5)/7
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pacificguitar Veterano |
# jun/11
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Pedro
O que me parece lé em cima é que é uma simples progressão harmônica onde o C7 faz uma modulação para F, mas não é campo harmônico. Acho que você pensou em campo harmônico por se tratar de uma harmonização e assim qualquer harmonização fechada poderia se tratar de um campo harmônico para você, penso eu. Mas um campo harmônico tem suas regras específicas conforme nossos vários amigos explicaram. Mas reiterando, você precisa começar estudando intervalos e entender perfeitamente tudo sobre eles. Depois pega a fórmula da escala T-T-ST-T-T-T ST e forma as escalas maiores em todos os tons. Não adianta pressa. Depois através da relativa a escala menor e seus intervalos. Depois aprender a formar os acordes maiores e menores tríades. Ai vocie poderá comecar a viajar em campo harmônico, e vai entender perfeitamente tudo. Tenha certeza de estar confortável com os assuntos anteriores para só depois ir para o outro pois lá na frente você vai sentir falta quando for estudar modos gregorianos, arpegios...espero ter ajudado.
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Pé de chinelo Veterano
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# jun/11
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Pedro1322
Isso ai que vc escreveu não é o campo harmônico, como já disseram antes....é só uma progressão
Campo harmônico de C é: C Dm Em F G Am Bº
E o de G é : G Am Bm C D Em F#º
A nota (ou acorde) relativa vai ser o sexto grau da escala, no caso de C a relativa é Am. No caso de G, a relativa é Em.
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