Autor |
Mensagem |
airguitar Veterano |
# jun/11 · Editado por: airguitar
Antes de me mandar usar a busca, que fique claro que eu já usei e minha dúvida não foi esclarecida.
Fala galera, to estudando formação de acordes..
Bom, eu já estudei tríades, agora passei pra tétrades, mas me surgiu uma dúvida:
A tétrade é formada pela tríade (I-III-V) somada ao VII grau da escala. A dúvida é: OBRIGATORIAMENTE, se o VII for maior, a tétrade vai ser menor e vice-versa?
E outra coisa, alguém pode postar as formulas para formar:
Tétrades maiores Tétrades menores Tétrades aumentadas Tétrades diminutas
Nas tríades eu aprendi assim:
Tríade maior: I - (3ª maior) - III - (3ª menor) - V Tríade menor: I - (3ª menor) - III - (3ª maior) - V Tríade diminuta: I - (3ª menor) - III - (3ª menor) - V Tríade aumentada: I - (3ª maior) - III - (3ª maior) - V
Alguém pode postar as formulas das tétrades nesse esquema ?
Obrigado :]
|
De Ros Veterano
|
# jun/11
· votar
airguitar
Primeira coisa, e muito importante! Números romanos, ex: I IV VII são usados apenas para acordes.
Quando estamos nos referindo a intervalos, utilizamos os números ocidentais ex: 2m 4J 7M.
Sobre a tua dúvida. O que define se o acorde é maior ou menor é a terça. Terça maior, acorde maior, terça menor, acorde menor.
Se tu já sabe montar as tríades, é só acrescentar a sétima correspondente (maior ou menor). No caso da escala menor harmônica, rola a sétima diminuta também.
Tríade maior tem a terça maior e a quinta justa Tríade menor tem a terça menor e a quinta justa Tríade diminuta tem a terça menor e a quinta diminuta Tríade aumentada tem a terça maior e a quinta aumentada
Tétrades menores: Com a mesma formação da tríade menor, mais a sétima maior ou menor
Tétrades maiores: Com a mesma formaçãoda tríade maior, mais a sétima maior ou menor
Diminuto: Com a mesma formação da tríade diminuta, mais a sétima diminuta
Meio Diminuto: Com a mesma formação da tríade diminuta, mais a sétima menor
Aumentado: Com a mesma formação da tríade aumentada, mais a sétima maior ou menor
|
LeandroP Moderador |
# jun/11
· votar
airguitar Antes de me mandar usar a busca, que fique claro que eu já usei e minha dúvida não foi esclarecida.
Na verdade foi muito bem esclarecida. Você que não procurou direito.
Dê uma lida sobre "empilhamento de terças" que você vai entender melhor.
A tríade é o empilhamento de duas terças, e a tétrade você adiciona mais uma terça ao empilhamento. Não tem segredo.
Leia novamente. Sua dúvida está lá e a reposta também.
|